Artigo, Nelson Parada - O que é e para que serve o famoso grafeno

O artigo a seguir é de autoria do professor Nelson de Jesus Parada, PhD em Engenharia Elétrica do MIT,  engenheiro e mestre em Engenharia Eletrônica do ITA e Coordenador do Projeto de Centro Nacional de Grafeno do Governo federal. Ele trata do grafeno, sobre o qual tanto fala o presidente Jair Bolsonaro, que esta tarde inaugurará a primeira fábrica latino-americana de produção e uso do material.

O grafeno, esse material revolucionário, chamado o “mineral do século”, que graças às suas propriedades que incluem leveza, flexibilidade, condutividade e resistência, e é capaz de gerar aplicações em alta tecnologia antes nunca imaginadas, tornou-se o alvo de universidades, centros de pesquisas, institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e empresas em todo o mundo, os quais têm investido quantias enormes de recursos para desenvolver  técnicas de produção e de  aplicações do material. Assim, pode-se dizer que o que era futuro antes, já é realidade hoje.

Foi isolado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, pelos cientistas Andre K. Geim e Konstantin S. Novoselov, em uma pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Física.

O grafeno é o material mais leve e mais forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço, superando até mesmo o diamante e uma folha de grafeno de 1 metro quadrado pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar até 4 kg.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma promessa de campanha cumprida. Agora falta o nióbio.

Anônimo disse...

O artigo menciona que o governo deve investir, financiar, etc....Típico cientista formado em universidades públicas. Um fracasso total.

Unknown disse...

A UCS pesquisa o Grafeno fazem 17 anos. Idiotas associando ao Bostonero.
A UCS tem parceria até com a China e eu empresas que vão associar o Grafeno a produtos.

Anônimo disse...

Poderia comentar sobre este novo material? De forma clara e técnica?

https://olhardigital.com.br/2021/06/03/ciencia-e-espaco/cientistas-descobrem-novo-material-2d-mais-resistente-que-o-grafeno/

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2021/05/22/nao-e-grafeno-pesquisadores-descobrem-novo-tipo-de-carbono-atomicamente-fino

Carol, de Estocolmo disse...

Assino o comentário do anônimo 11:00, acima.

Anônimo disse...

O Governo Federal deveria investir pesado para o desenvolvimento da tecnologia para a utilização do Grafeno, inclusive contratar cientistas estrangeiros. Os ganhos de uma boa utilização do Grafeno, certamente, serão bilionários. O CAVALO ESTÁ ENCILHADO.

Anônimo disse...

ESSE PHD É ESQUERDISTA, POR NATUREZA!

CABERÁ À INICIATIXA PRIVADA LEVAR ADIANTE AS APLICAÇÕES DO GRAFENO.

Anônimo disse...

Grafeno é um nanomaterial extremamente caro e altamente poluente. Assim como nióbio cujo o maior problema se chama nióbio(mineração difícil e cara) fazendo que o mercado opte pelo cadmio e o tunstenio que são metais muito resistentes bem mais baratos e principalmente abundantes.

Anônimo disse...

Que mentira a tua.
Mais um Paulo Freire programado com sucesso.

José Corrêa disse...

o #gaadoPTba covidiota Anônimo das 14:14 desconhece os danos que o cádmio provoca!!!

Elle é resultado da "pátria deseducadora" PTba!!!

Anônimo disse...

As 11:30 Joel xing-ling palpitando.

Sargento Stédile disse...

Sabe nadica de nada o anônimo 14:14 acima. Nem escrever essa pústula sabe. Vá dormir, suíno!!

Eduardo disse...

Mineração difícil e cara.....conta outra petralha, estão tirando esse produto do Brasil via rio Amazonas, se difícil ninguém extraia

Anônimo disse...


CIÊNCIA PARA OS BOLSONARISTAS: NÃO ENTENDEM PORQUE NÃO GOSTAM? OU NÃO GOSTAM PORQUE NÃO ENTENDEM?







https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/