Globo estaria sob investigação da Receita por contratos tipo PJs. No RS, prática é corrente em empresas de jornais, rádios e TVs

A prática é recorrente entre empresas jornalísticas de todo o Brasil, inclusive Porto Alegre. Jornais e emissoras como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Band contratam boa parte dos seus jornalistase  apresentadores via contratos com Pessoas Jurídicas, tudo para mascarar vínculos trabalhistas e evitar pagamentos de encargos sociais. As empresas preferem correr o risco de perder reclamatórias trabalhistas (e perdem sempre), que não são comuns, porque os profissionais temem ser vetados pelos donos do mercado jornalístico.

A Receita Federal do Brasil, em documentos que investigam vínculos de atores e atrizes com a Globo, aponta a existência de uma “associação criminosa” nos acordos do canal com parte do seu elenco. Para o órgão de controle, a emissora estaria em conluio com os funcionários que recebiam como pessoas jurídicas. 

As informações são do site Notícias da TV.

A Receita investiga 43 artistas que mantiveram vínculos com a emissora como pessoas jurídicas e já disparou 12 autuações fiscais. Segundo o órgão de fiscalização, as multas serão encaminhadas em fases e todos os envolvidos, incluindo a emissora, serão notificados.

19 comentários:

Anônimo disse...

Logo estarão reclamando que essa ação é retaliação do Bolsonaro. Mesmo que toda a população trabalhadora e seus patrões tenham que se submeter à legislação, teremos na imprensa "imparcial" vozes se queixando de perseguição do governo federal...

Anônimo disse...

Vai ficar tipo a Rede Baixo Salário, só estagiários...

Anônimo disse...

Se for investigar isso teria que ir pra cima dos jogadores de futebol que fazendo o famoso " contrato de imagem". Na carteira um valor baixo e o resto recebem por fora.

Murilo disse...

Imagina o Bonner, PJ, 800 mil por mês, o tamanho da multa !!!
Vai ser uma festa de autuações!

Anônimo disse...

E em prestadores de serviços, hospitais, etc

Anônimo disse...

Esse é o trabalho da Receita Federal que fechou os olhos para as "acrobacias trabalhistas" feitas nos últimos governos, tudo para beneficiar essas empresas de comunicação e seus artistas, que deixaram de pagar o que realmente deviam ao fisco. Esse é o Brasil que queremos e não o favorecimentos de uma casta artística abonada desse país!!

Anônimo disse...

Renata Vasconcelos cantou de galo quanto a seu salário, disse que é limpinho, nada a ver com governo, agora levar um multaço vai doer!

Iara Mãe D'água disse...

GLOBO, uma vez LIXO, sempre LIXO!

Anônimo disse...

"Passa o cadeado" nessa bosta !
. final

Unknown disse...

Essa prática é comum no mercado de TI tambem ... creio que em outros mais.
Na verdade, está na raiz desse "problema" o fato que que a legislação trabalhista brasileira é pesada para o empreendedor/empregador.

Anônimo disse...

Não vai dar nada. Nossas instituições estão todas dominadas...

Anônimo disse...

Globolixo tá sem dindin pra pagar uma cara banca de advogados, daquela que vai de jatinho defender seu cliente enquanto o sangue da vítima ainda nem secou, como aconteceu no caso do Adélio Psolista petista do Bispo. Teve que se contentar com um estagiário no mundo dos rábulas, mas com um sobrenome famoso. Pior, nem pra esse vai sobrar algum para pagar a sucumbência, depois de pagar as pesadas multas da receita.

Anônimo disse...

Ué mas qual sangue que teve no caso do Adélio??? Conta aí porque ninguém viu...

Anônimo disse...

Não vai durar. Logo vai aparecer alguém do STF para derrubar a ação da Receita Federal. É uma questão de tempo.

Guimarães tadeu moreira barbosa disse...

Não posso falar nada da globolixo porque não assisto nada deste canal de tv porque eles mentem muito. Não da pra acreditar nada do que eles falam

Anônimo disse...

Mas não mudaram a lei pra oficializar esse tipo de contrato?

Deu o que falar na imprensa na ocasião. Creio que no governo Temer.

Anônimo disse...



... chamou o contato, o contato veio... não foi nada 😊!!

Anônimo disse...

Ora, vamos deixar de ser hipocritas. Se está na lei e as partes concordam, o que a Receita Federal tem que se meter.
O que acho safado é o funcionário se beneficiar da situação e depois colocar o empregador no pau na Justiça do Trabalho.

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba Anônimo das 19:55 acredita na inocência do Llulladrão, o Condenadão!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/