Câmara de Porto Alegre dobra-se ao lobby do Uber e rejeita taxação sobre transporte por aplicativos

A Câmara Municipal de Porto Alege rejeitou o PLE 001/20 que propunha o credenciamento e a taxação para as empresas que utilizam o modal de transporte por aplicativo. Pela proposta, as empresas de aplicativo deveriam fornecer à EPTC as informações referentes aos veículos e condutores cadastrados e às viagens realizadas, para fins de políticas públicas de mobilidade, bem como pagar tarifa fixada em R$ 0,28 por quilômetro rodado a cada viagem. 

O lobby de empresas como Uber funcionou na Câmara.

A decisão da Câmara foi inaceitável.

Conforme o projeto do Executivo, a Tarifa Urbana do Serviço Viário do Município de Porto Alegre (TUSV) tinha como fundamentos fazer as empresas pagarem impostos municipais e usar parte do dinheiro para a Câmara de Compensação Tarifária (CCT) para subsidiar o transporte coletivo por ônibus na Capital. 

22 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade Políbio foi o lobby das empresas de ônibus e dos taxistas que falhou, ainda bem pois taxação alguma vem para o bem do cidadão.

Anônimo disse...

Sempre fui a favor dos serviços por aplicativos.
Antes deles, o serviço de taxis de POA era infame.
Nada como a concorrência e seu efeito salutar!
Entretanto, os aplicativos deveriam pagar ISSQN, como todos os serviços o fazem.

Anônimo disse...

Polibio, nao entendi tua publicacao? Taxar o UBER? Mais regulacao estatal??? Que o Estado fique fora disso !!!

LUCIANO disse...

COMO VC DEFENDE UM ABSURDO DESSES EDITOR? QUEM PAGARIA ESSA TAXAÇÃO? O USUÁRIO, É CLARO. O TRANSPORTE PÚBLICO NO PAÍS INTEIRO É UMA MERDA, E QUANDO SURGE UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O POVO, O PODER PÚBLICO QUER INVENTAR IMPOSTOS E TAXAS QUE SÓ SERVEM PARA ENCARECER O SERVIÇO E PRA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA AS MÁFIAS INSTALADAS NESSE SETOR!
ACORDA EDITOR!

Anônimo disse...

Discordo, Polibius ! Os carros dos motoristas de aplicativos já pagam IPVA e DPVAT. Mais um imposto é BIS IN IDEM. O que precisa ser feito é FISCALIZAR pra valer essas MÁFIAS de empresários de ônibus, que sugam o dinheiro do contribuinte. O prefeito Kalil, de Belo Horizonte, disse que hoje em dia SÓ MULHER toma ônibus. Os homens andam de moto, que custa 120 reais por mês de prestação. E o UBER sai só o dobro do preço da passsgem de ônibus, portanto vale mais a pena, pelo conforto e comodidade. CHEGA DE IMPOSTOS !

Anônimo disse...

Ser subserviente ao Lobby dos Empreiteiros e do SINDUSCON, além do Supermercadistas graúdos, a Câmara de Vereadores pode, mas do Uber não pode? O que pretende o Lobby da ATP, que não é nada mais do que um monopólio de concessionárias que há anos lucravam com uma das tarifas de ônibus mais caras do Brasil? Viva a concorrência, viva o Uber, e que venham outros.

Anônimo disse...

Entendi, então querem dar subsídios a máfia do ônibus cobrando R$ 0,28 por quilômetro rodado dos aplicativos de transporte, CANALHAS, MIL VEZES CANALHAS.

Anônimo disse...

Espera só o uber nao tripulado, dinheiro direto para o exterior, sem passar um centavo pro governo, vão ter que aumentar outro imposto pra manter as ruas.

Anônimo disse...

ALELUIA ! MARAVILHA !

Fora com o Estado que astravanca o pogresso !

Vão cuidar da saúde e da segurança !

Anônimo disse...

Se o transporte público recebe polpudos subsídios da prefeitura, é razoável deduzir que eles não pagam impostos, certo? Então porque querem que as empresas de aplicativos que não recebem subsídios da prefeitura paguem impostos, qual a lógica di$$o?

Anônimo disse...

Otima decisão. Fora o Estado que astravanca o pogresso e as iniciativas DO POVO A SEU BEM. Circula aqui em Brasilia a proposta de regulamentacão do Home Office: querem impedir de nos movimentar dentro de nossa casa!!!!!

Unknown disse...

Sinto muito Polibio, dessa vez tua opinião me pareceu dissonante do resto de teu discurso. "Decisão Inaceitável" !? Explique porque "inaceitável", por favor.

Ze do Embau disse...

O Polibio agora virou politico,entao quer achacar o povo com mais impostos.

Anônimo disse...

Fez muito bem. No Brasil é necessário eliminar e baixar impostos não o contrário.
Se o Brasil não desregulamentar, baixar impostos e reduzir obrigações trabalhistas vamos continuar DEPENDENDO DA CHINA. Ok, pessoal? É isso que vocês querem?

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS A CÂMARA REPROVOU ESTE LIXO DE PROJETO DE MAIS IMPOSTOS.

Anônimo disse...

Tu acha mesmo que essa geringonça de carro não tripulado vai estar em operação algum dia deste século? Um só em teste já foi problemático causando acidente com morte agora imagina um trânsito inteiro de uma metrópole com milhares deles... isso sem contar os inevitáveis bugs, tu entra no Uber programado pra ir pro Higienópolis e ele te larga na zona de tráfico da Cruzeiro...

Anônimo disse...

Dobra-se? Tá maluco, se gosta de pagar imposto vai embora pra Dinamarca!
#impostoéRoubo

Anônimo disse...

Paga quem não pode fugir. Quem pode fugir e mandar só tem regalias.

Anônimo disse...

É otima ideia. O Uber caiu no gosto do povão, e os preços ainda são atrativos. Cobrar taxas pra que, se elas serão desviadas para o bolso de algum pilantra, deixa como está.

Luiz Vargas disse...

O jornalista Políbio Braga está me surpreendendo de uns tempos para cá. Parece ser impressão minha, mas acredito que não, mas esta parecendo meio esquizofrênico.
Uma das únicas coisas que funciona direitinho e ainda quer colocar todo o peso da inépcia estatal em cima!

Anônimo disse...

É só acabar com as mamatas do funcionalismo politicos e seus amiguinhos empresarios protegidos...

Fora PETRALHAS

Anônimo disse...

``Fora com o Estado que astravanca o pogresso ! Vão cuidar da saúde e da segurança !`` kkkk, o mais engraçado é que alguém publica isso. Vai cuidar como? Sem impostos, não há saúde pública, muita menos segurança. A questão é que os outros pagam, só o Uber que não quer pagar nada. Esse é o problema.

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