Artigo, Mário Vargas Llosa - A possibilidade de escolha entre pobreza e prosperidade

- Tradução de Renato Sant'Ana,  Porto Alegre.

No mundo globalizado atual, porém, sabe-se bem quais são as políticas que geram empregos e fortalecem economicamente um país e quais são as que o empobrecem.

Os casos antinômicos da Venezuela e da Alemanha podem servir de exemplo.

A situação da Venezuela é conhecida por todo mundo. Era um dos países mais ricos do planeta por ser, em síntese, um imenso lago de petróleo e outros minerais.

Não faz muitos anos, a Venezuela atraía uma imigração gigantesca, com trabalho de sobra para os imigrantes. E, apesar da corrupção e do descaramento de seus governos, o país progredia a passos de gigante.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


4 comentários:

Anônimo disse...



A Alemanha? Lá onde tem a escola de Frankfurt? O problema da AL é porque nunca deixou de ser colônia de certos europeus. Agora mesmo, eles querem roubar a Amazônia, inclusive, não querem nem comercializar com o Brasil sob o pretexto que o Brasil não cuida da Amazônia. Não se esqueçam que a Alemanha foi dividida e tinha a Alemanha Oriental Comunista. E é o que os nazistas querem impor ao mundo. A Europa é a origem dos socialistas fabianos da Nova Ordem Mundial que acha que o mundo está populoso e precisa exterminar em torno de 90% da população mundial. Não se esqueçam que o Holocausto foi lá na Alemanha.



Anônimo disse...

Excelente texto. Resume,conceitua e mostra detalhes exatamente do que está ocorrendo na América latina. E me entristece em saber que jamais seremos uma Alemanha ! Não temos mais forças contra os políticos corruptos do Brasil, agora esperar o que de mais um ministro ativista judicial (eis que é mais garantista do que positivista)do STF por 27 anos ! Por pouco não viramos uma Venezuela...mas Argentina...estaremos no caminhoem 22. Desculpem meu desânimo com o futuro do Brasil,mas não tenho mais esperanças !

Anônimo disse...

caro amigo polibio é verade que a Manú só usa calcinha e soutien da famosa marca americana ?

Carlo Germani disse...

Vargas Llosa,é imbatível em poder de síntese.

Excelente artigo com estilo didático e esclarecedor.

PS-Os peruanos perderam muito,com total certeza,ao não elegerem Llosa para presidente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/