Economia chinesa toma impulso, mas tensões com americanos e reinício do coronavírus turvam retomada

Recuperação do PIB chinês no segundo trimestre deverá continuar em curso, mas tensões com os EUA e possível segunda onda de contágio são fatores de risco. A análise é desta manhã e é assinada pelos economistas do Bradesco.

Após a forte contração interanual no primeiro trimestre (-6,8%), a alta do PIB de 3,2% entre abril e junho ficou bem acima do esperado (2,5%). Na margem, a expansão de 11,5% mais do que devolveu a retração anterior de 9,8%.

Os dados conjunturais mostram que a recuperação chinesa continua ganhando tração, depois dos impactos da pandemia, observados principalmente em janeiro e fevereiro. Também na métrica interanual, a produção industrial avançou 4,8%, pouco acima do esperado. Do lado da demanda, cuja recuperação é comparativamente mais lenta do que a da oferta, os dados reforçam a melhora já apontada nos indicadores de importação. As vendas no varejo registraram queda de 1,8% ante junho de 2019. Esse resultado ficou abaixo da expectativa de ligeira alta, mas mantém trajetória de aceleração. Os investimentos em ativos fixos, por sua vez, acumularam queda interanual de 3,1% no primeiro semestre, ante a variação de -6,3% no acumulado até maio. Por fim, a taxa de desemprego recuou de 5,9% maio para 5,7% em junho.

A retomada da economia global tende a contribuir adicionalmente para a aceleração do crescimento chinês no segundo semestre, considerando-se as exportações.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pudera!!! Com o superfaturamento dos produtos para pandemia, que o mundo todo comprou, para controle do vírus chinês...

Anônimo disse...

pudera...

enquanto isso a babacada aqui vai adorando ficar confinada e destruindo o seu comércio local e sua propria subsistencia, acatando ordens amalucadas, como a ultima loucura de permitir apenas UM membro da familia dentro do supermercado...

quando a brasileirada, que se acha esperta, nem pensava em existir, os chineses ja tinham seculos e seculos de existencia...

Anônimo disse...



-quais os fabricantes na china e no mundo dos produtos para a cura da pandemia?mascaras,vacinas,cloroquina...
-quanto faturaram?
-Valerá a pena perder no PIB CHINES em mercadorias normais e faturar em produtos para pandemia?

Pela ACHOLOGIA penso que não. Uma gigantesca máquina de produção como a da China, botar este virus no mundo e os consunidores perderem poder de compra dos produtos da propria China? Isso faz sentido?

A ESQUERDA GLOBALISTA,UNIDA NO MUNDO ADOROU O TERRORISMO FEITO.

MORRERAM MENOS GENTE ESTE ANO DO CORONA MAIS MORTES COMUNS,ATÉ AGORA, DO
QUE QUE NA MESMA ÉPOCA EM OUTROS ANOS,mas parece que que só foi este ano; outros anos não mostraram na tv com efeitos especiais para aterrorizar.

A IMPRENSA MUNDIAL EM MÃOS DA ESQUERDA GLOBALISTA PLANEJOU SINCRONIZADAMENTE ATERRORIZAR AS PESSOAS E DESTRUIR A ECONOMIA DO MUNDO

Perderam os governos dos paises no mundo todo e eis o que fazem os comunistas.ESCULHAMBAR PARA VER SE NA CONFUSÃO SE "REALOCAM" ,CULPAM O CAPITALISMO, ETC , ETC.

AS FABRICAS DE "INSUMOS" CONTRA O VIRUS,SERIAM POR ACASO DE SOROS?

Anônimo disse...

Os Estados Unidos, depois de amargarem uma queda de 5% no PIB já no primeiro trimestre, terão uma retração que pode ficar em 30% no segundo, segundo previsões dos economistas do Wall Street Journal, para recuperarem – se as coisas pararem de piorar por lá, no terceiro trimestre, menos da metade do que perderam (15%).

Os que repetem estas baboseiras de “vírus chinês” e “plano comunista” devem se lembrar que nada obrigou os governos ocidentais a menosprezarem a doença, a dizerem – como Trump e Bolsonaro – que era “uma gripezinha” que se curaria com cloroquina, nem a repetirem, como um mantra macabro, que “a economia não pode parar”.

Os chineses pararam. Pararam tudo. E porque pararam, estão andando de novo, e rápido.

Anônimo disse...

Se você lucra alguma coisa com a China, entendo. Eu disse entendo, não disse aceito. Mas também me parece que você é relativamente instruído, então, se você não ganha nada com a China e tem uma opinião como essa, é porque é um otario, mesmo.

Anônimo disse...

O anônimo 13:16 tem provas de que a China parou tudo??? Ele é do PCC ou tem passe livre na China para andar por lá e ver tudo????? Não??? então pare vomitar estas besteiras, ou será que a China não é mais comunista e mentir para chinês e para comunista virou pecado????

Anônimo disse...

Enquanto isso, os eco-oportunistas avançam rápido no “bora lá levar o Brasil ao reino do 5º mundo” . Começaram a ver problemas nas hidroelétricas, ela mudam curso de rios, influem na quantidade das águas, o que, por sua vez, interfere nas árvores, na alimentação de lagartas, aves, répteis e macacos. Então tá! Enquanto a China, para crescer, utiliza ainda o carvão, forma mais suja de energia, lembrando que chinês usa máscara muito antes da pandemia, simplesmente não consegue respirar tanta poluição, aqui, mais um pouco, estaremos nós disputando um galho a tapa com macacos para poder morar. É só escolher o tipo de árvore e se mudar.

ARS disse...

Comunistas chineses faturando alto sobre o cadáver do ocidente.

Anônimo disse...

Os "capitalistas" que botaram todas as suas fichas na China vão DESMONTAR O SISTEMA CAPITALISTA. Os trabalhadores que comam brioches.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/