Vendas do varfejo gaúcho foram 27,7% menores em abril. Foram as piores vendas da história. FCDL culpa restrições dos governos estadual e municipais.

O último mês de abril registrou a pior queda da história nas vendas do comércio varejista ampliado do Rio Grande do Sul, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na relação com igual período de 2019, a retração foi de 27,69%, e, na comparação com março deste ano o recuo chegou a 17,4%. As vendas piores foram de livrarias e papelarias (85,48%), seguido de vestuários, calçados e tecidos (78,4%). Só supermercados ganharam (vendas 4,8% maiores).

Somente em abril foram demitidos 20 mil trabalhadores do varejo gaúcho.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch (foto acima), destaca que a gravidade dos indicadores, que apontam que a queda das vendas levou o estado a um patamar de consumo similar ao existente em abril de 2009, ou seja, 11 anos atrás.

Vitor Koch criticou as medidas de restrições severas às atividades econômicas e humanas, que segundo ele são responsáveis pela crise na economia:

– Esta situação ocorreu exclusivamente em função das determinações do governo estadual e de vários municípios de fechar a maioria dos estabelecimentos comerciais, dentro de uma equivocada estratégia de combater a pandemia do coronavirus no Rio Grande do Sul.

11 comentários:

Tarciso disse...

É meeessssmo? Mas a culpa não é do Bolsonaro?

Anônimo disse...

Prefeito e governador foram criados em berço de ouro. Não estão interessados em miséria.

Anônimo disse...

Circa per "varvejo", illud, inquam, amicus Polibio, hoc dolet animam meam videre ab eo peccamus indigentiam attendere. Vestra Read textu bis!

Anônimo disse...

Com razão.
Fechar o comercio de março para abril foi um crime.
Tanto é que nem com bandeira laranja Marchezan retomou aquele Decreto.

Anônimo disse...

Fique em casa! Ciência, Ciência, Ciência! Muitos já morreram e centenas esperam pelo que não veio.

Anônimo disse...

O Presidente Jair Bolsonaro salvou centenas de vidas sugerindo a Cloroquina. Obrigado Presidente! Os que ficaram esperando pela Ciência, Ciência, Ciência. Já eram.

Anônimo disse...

Contabiliza esses números na conta do Prefeito e do Governador pela incompetência na Administração Pública. Prejudicaram o povo pela burrice de gestão.

Anônimo disse...

Essas medidas burras do Prefeito e do Governador fez com que a população acordasse de um longo pesadelo. Porém foi bom no sentido da necessidade do povo aprender a votar.

Unknown disse...

Não vende não recolhe impostos, sem arrecadação falta dinheiro pra pagar os altos salários, tá bom assim.

Anônimo disse...

O Koch ainda continua na FCDL?

BIG KARL disse...

Parcelamento de salários e não pagamento de dissídios, será que não contribuem para esse resultado? Ou os "empreendedores" não querem enxergam isso? Ah sim... Quando é pra prejudicar os servidores públicos, elles apóiam as ações dos governadores e prefeitos...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/