Opinião do editor - Quem seguiu a orientação da OMS acabou ferrando suas populações

Ao reconhecer que pessoas assintomáticas, como crianças, raramente transmitem o vírus chinês, a OMS recua mais uma vez, em poucos dias, de posições falsas que adotou e que induziram a erros tremendos por parte de governos que seguiram suas erráticas orientações.

O editor acompanha diariamente os boletins epidemiológicos de hospitais de referência, como o Moinhos de Vento e o Conceição, em Porto Alegre, e pode assegurar que não passam de 10 o número de internações com números acumulados, mesmo em UTIs pediátricas ou neonatais, de nenês e de crianças. Isto tudo ao longo de 3 meses.

Os maiores erros da OMS e pelos quais a organização terá que ser levada ao banco dos réus são, pela ordem:

- A imposição de lockdowns.
- A proibição ao uso da cloroquina.

A OMS acaba de recuar em ambos os casos.

Foi até em função destas desastrosas orientações que pessoas que deveriam demonstrar mais responsabilidade e menos comprometimento com a bandidagem política, como é o caso do ministro Celso de Mello, acabaram por acusar o governo Bolsonaro de práticas capazes de levar ao genocídio, um insulto e uma acusação pela qual precisam responder civil e penalmente.

17 comentários:

Anônimo disse...

A Dra Maria van Kerkhone não estava fazendo uma declaração, mas sim respondendo a uma pergunta da imprensa.

Uma coisa seria a OMS dar uma declaração oficial baseada em um estudo robusto que mostra dados novos. Outra é responder a uma questão. De qualquer modo, a resposta foi infeliz e inconsequente.

Para elucidar isso, é preciso diferenciar pré-sintomaticos de assintomáticos. Pré-sintomaticos são aqueles que ainda não têm sintomas mas acabam por desenvolvê-los.

Assintomáticos são aqueles que testam positivo, mas nunca chegam a desenvolver sintomas.

Os pré-sintomaticos transmitem antes e durante os sintomas, e os sintomáticos leves transmitem o tempo todo sem perceber. E os assintomáticos? Não sabemos!

Só o que sabemos é que muitos assintomáticos apresentam carga viral semelhante aos sintomáticos.

O que se pode afirmar com certeza é que uma declaração dessas, mal colocada e mal interpretada, tem o potencial de confundir ainda mais a população, que pode assumir que quem não tem sintomas não precisa cumprir as medidas de distância ou uso de máscara.”

Anônimo disse...

Cientificamente, segundo Darwin, eu sou um macaco evoluído. Logo, somos todos macacos evoluídos e não vejo racismo nisso. E também não seria racismo afirmar que, decisões tomadas pelos macacos evoluídos da OMS têm sido desacreditadas por eles mesmos, inclusive corroborando pesquisas fake com 96 mil pacientes. Entretanto, há CIENTISTAS que afirmam que nossas origens são as amebas. Portanto, seria incorreto afirmar que, foram orientações adversas escritas por amebas evoluída? Como fazer a distinção cientificamente?

Murilo disse...

Processa a OMS e aí ?
Quem vai pagar a conta ?
Acredito que fuzilamento seria mais adequado...

Anônimo disse...

Durante toda a minha vida aprendi que, vida ao ar livre, banhos de sol, banhos de mar, vida nas montanhas, boa alimentação, evitar ambientes fechados, não ser sedentário, evitar acúmulo de pessoas em ambientes fechados, não ser usuário de drogas, álcool, cigarro, são precursores da boa saúde. Governadores e prefeitos fizeram tudo ao contrário aceitando as ordens da China através da OMS. A OMS agora começa a dizer tudo ao contrário, quando as economias dos países entram em recessão e, talvez, tenham atingido os objetivos de sua guerra assimétrica.

Anônimo disse...

OMS faz o jogo que a China quer - e pensar que existem oportunistas e idiotas, muito mais desses, querendo a China aqui dentro do Brasil - mas começou a recuar, sabemos todos, quando Trump também “recuou” os 400 milhões de dólares. Aquele monte de merda etíope faz o que a China manda, eventualmente até recua como, sobre e quando ela quer. Está feio para ela, e olha que não se sabe a metade da missa.

Anônimo disse...

Apenas mal informados ou mal intencionados dão crédito a uma organização recheada de comunistas. Não deu outra.Trump já mandou se catar faz tempo.

Anônimo disse...




TRAVAR O INIMIGO

bolsonaro deve agir e já tocar o assunto judicialmente eles rirão mas o que vai fazer efeito é perante seus eleitores e os adversários.

Anônimo disse...

Deixa de ser burro, isso foi um entrevista, não é a posição oficial.

Anônimo disse...

Já tem uma oportunista dizendo que pode não ser bem assim, a OMS se expressou mal, etc, etc, etc... lembro dela, escreveu n’O Globo, não faz tempo, que era antiético usar a hidroxicloroquina, não haveria gente, leia-se cobaias, para testar novos medicamentos. Lembro- me muito bem dela, escrevi para o jornal, na época, que ela deveria expor a mãe ao vírus e testar as novidades. Se a mãe sobrevivesse, que ótimo, mas na minha mãe ela não ia testar, não!

Anônimo disse...

Uma reportagem no Estadão diz que o vírus pode ter começado em agosto lá na China. Pedindo perdão, absolvição e clemência aos que lambem a bunda daquele país maldito...ô país mil vezes maldito!

Anônimo disse...

E não recuou do uso de máscaras para quem não tem sintomas, PORQUE NUNCA A OMS RECOMENDOU ISSO, isso é invenção da mídia golpista e dos governadores (caso do Brasil) para criar pânico, já que quem não tem sintomas, não espirra nem tosse, não transmite a doença, como já se sabe. E desde sempre, desde o início da pandemia, está lá no site da OMS que só deve usar máscara quem tem sintomas ou quem é profissional que cuida de pacientes de covid-19. Os demais usarem é absolutamente inútil, e aqui temos idiotas caçando pessoas sem máscara pelas ruas, algemando, prendendo, sem falar nos inconvenientes repórteres ditadores de regras, constrangendo pessoas assintomáticas nas ruas porque não estão de máscara. Não estão e nem deveriam. FIM.

Anônimo disse...

Vc está interpretando da maneira que fica melhor para vc, deixa o editor fazer a parte dele. Aceite o contraditório. Vcs não se intitulam democráticos?

Anônimo disse...

Bem por aí mesmo. Daqui a pouco estarão fazendo interpretações do que ela falou. Essa turma para derrubar alguém é capaz de tudo.

Anônimo disse...

Urgente: Moraes manda governo divulgar número acumulado de mortes por Covid-19:

Brasil 08.06.20 - O Antagonista

Alexandre de Moraes determinou que o Ministério da Saúde retome a divulgação do número acumulado de mortes e de casos confirmados de Covid-19. Mandou intimar a Advocacia Geral da União, com urgência, inclusive por meio de Whatsapp, para o cumprimento da decisão.

Na decisão, afirmou que a restrição das informações viola princípios constitucionais da publicidade e transparência, prejudicando a população e os gestores de saúde.

“A pandemia de COVID-19 é uma ameaça real e gravíssima, que já produziu mais de 36.000 (trinta e seis) mil mortes no Brasil e, continuamente, vem extenuando a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no país”, escreveu na decisão.

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/09/transmissao-por-casos-assintomaticos-esta-ocorrendo-a-questao-e-saber-quanto-diz-oms.ghtml

Najaw disse...

Burro e vc, asnésio das 09:58, só vc não viu o raio da entrevista onde a mesma falou tudo e o Tedros estava do lado e ouviu tudo caladinho.

Quem cala consente sua MÚMIA!

Anônimo disse...

https://horadopovo.com.br/para-o-brigadeiro-ferolla-e-inaceitavel-tentar-envolver-as-ffaa-em-uma-ruptura/

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/