Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - O vírus chinês

Doenças mudam, mas o ser humano continua o mesmo.

As doenças mudam, mas o ser humano continua o mesmo. Duas de nossas obsessões são equiparar nossos inimigos a agentes infecciosos e batizar agentes infecciosos com o nome de nossos inimigos. Não surpreende, portanto, que representantes da direita nacionalista se apressem em culpar a China pela Covid-19. Numa só tacada, acham o seu bode expiatório, que ainda calha de ser comunista.

A história da sífilis se encaixa nessa tendência de forma tão conspicuamente bem documentada que adquire uma dimensão até cômica. Infectologistas ainda debatem a real origem dessa doença, que adquiriu características epidêmicas na Europa no século 16. Mas não há dúvida de que ela era uma arma de propaganda perfeita contra inimigo ou desafetos.

Os franceses rapidamente a batizaram de "mal de Nápoles", enquanto os italianos a chamaram de "mal francês" ou, no bom latim corrente à época, "morbus gallicus". Cada nação que era afetada pela moléstia a denominava com o objetivo de responsabilizar o outro. "Mal germânico", "mal polonês", "mal espanhol" e "mal cristão" foram alguns dos nomes que o treponema recebeu.

O termo "sífilis", que soa quase poético, foi cunhado justamente num poema, escrito em 1530 por Girolamo Fracastoro, sobre a história do jovem pastor Syphilus, que recebeu uma doença horrível --a sífilis-- como punição por ter insultado Apolo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se é comunista, mas que é chines é!

Anônimo disse...

Se o virus nasceu na China e foi exportado para o mundo pelo Partido Comunista Chines que escondeu a pandemia do resto do mundo com a anuencia da OMS, porque negar os fatos e não batizar de virus chines??? Mais um isentão na extrema imprensa e depois quando colhe os futos como a Lya Luft colheu em Gramado, dizem que as pessoas são insensíveis!!

Anônimo disse...

O vírus não é chinês porque a China é comunista, o vírus não é chinês porque tem os olhinhos puxados, o vírus não é chinês porque fala chinês, o vírus não é chinês porque vem de família de cines. O vírus sequer é chinês porque veio da China. O vírus é chinês porque nasceu, ou foi feito na China. Falam da direita, mas esses esquerdistas de merda querem que se diga que nasceu na China mas é americano? Tem green card? É isso? Gente sem vergonha nas fuças!

Anônimo disse...

Te vendeu? Ou é só pra provocar?

É vírus chinês sim!! Ou veio do morcego que o chinês come ( entre outras coisas, como cachorro vivo e rato) ou veio do laboratório. De qualquer forma, veio da China e não ajudaram nada, pelo contrário, espalharam pelo mundo e agora vendem remédios e máscaras. Se depender de mim agora evito ao máximo comprar qualquer coisa da China.

Anônimo disse...

O cronista sabe o que é atavismo???!
Coitado. Não deve saber! Inapropriado o uso do vernáculo!
De resto; o vírus é CHINÊS, pois foi a partir daquela região, propagado pelo mundo (surgiu ali, ou ali adquiriu, por ter encontrado condições ideais para disseminação, a força de propagação)
Assim como a " gripe espanhola" (sempre houve influenza, mas no início do séc XX, propagou-se naquela região da península ibérica)
Então, cronista, não se faça de estulto! Só falta agora.. ..mandar abraçar um chinês...para mostrar que como todo tolo construtivista analfa-freiriano...nao tens preconceitos...problema teu!
Eu tenho pré - conceito...não abraço e nunca acoitarei ASSASSINOS e muito menos SEUS APOIADORES!
Parem de mandar grãos e carne para os assassinos chineses!!!!

aparecido disse...

O A Foice de SP é fake.. A China ven tentando desde 2002 mandar supervirus ao omundo. agora acertou... até demais ..porque o rebote será avassalador...ela acertou e destruiu o mercado que mais compra dela...a Europa e os Steites.. e agora vão vender seus badulaques na Africa ??? tempos ruins para chines também...quando a m.. é muito grande quem joga acaba sendo atingido também...nada mais será como antes...

Anônimo disse...

Gente que nega ou se faz de baluarte de bondade contra quem diz que o vírus é chinês, não se importa com mãe, nem sabe com certeza quem é o pai, não tem filhos, apenas copulou e procriou. É gente, faz parte do segmento, mas...

adilson disse...

O mais assustador e a obediência e submissão ao partido comunista.As ordens nem precisam ser dadas para serem cumpridas.É suficiente para o comunista intuir apenas qiais são os interesses do partido.E aí ele fará tudo o que estiver a seu alcance para que a vontade do partido seja plenamente imposta e cumprida.Em todas as esferas isso é assim.É fácil observar a palavra gatilho “ciência" sendo invocada na consecução dos interesses do pc chinês.Em todas as esferas e a mídia não escapa.

Roberto F disse...

"representantes da direita nacionalista... acham o seu bode expiatório, que ainda calha de ser comunista."
Mis um aí que acha que é tudo Teoria da Conspiração...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/