Instituições financeiras projetam recessão severa, o que quer dizer quebradeira de empresas e desemprego em massa. XP fala em 40 milhões de desempregados.

Milhões de desempregados pelas restrições severas impostas por governadores e prefeitos não terão mais dinheiro nem para comer. Governos ficarão sem dinheiro de impostos, que não serão pagos.

Apenas 6 das 36 instituições financeiras consultadas pelo Valor Data acham que o PIB crescerá este ano.

A maioria aposta em queda de até 3%.

A mediana é de queda de 0,9%.

As projeções são até otimistas, levando-se em conta as severas restrições estabelecidas por governadores e prefeitos, que paralisaram quase que totalmente as atividades humanas e econômicas, permitindo somente o funcionamento de áreas consideradas essenciais.

O único setor da economia que até o momento não foi afetado gravemente pelas restrições de governadores e prefeitos é o agro, mas ainda assim ele será impactado por restrições severas dos demais setores da economia, com ênfase para indústria, comércio e serviços.

O agro, sozinho, não terá condições de manter a economia em funcionamento, evitando a quebradeira generalizada de empregos e desemprego que pode chegar a 40 milhões de trabalhadores, segundo projeção da XP Investimentos.

14 comentários:

Anônimo disse...

O agro é quem vai ter a maior perda porque a onda de invasões de 40 milhões de famintos destruirá as fazendas de soja, gado e frigoríficos e a China vai ficar sem carne e sem a soja brasileira por muito tempo.

Anônimo disse...

Sem produção e sem consumo, não se arrecada um centavo sequer de imposto. Não vai ter dinheiro nem para pagar os aposentados, que vão morrer de inanição e não de covid-19. Servidores públicos, então, nem sonhar em receber algum centavo em 2020. Supermercados serão saqueados e o caos vai se instalar. É isso que a esquerdalha quer ?

Anônimo disse...

ate muito aposentado que fica no conforto do seu lar esperando o dinheiro pingar na conta e vai pra internet defender o confinamento, vai começar a repensar essa estupidez dessa estratégia quando começarem a receber parcelado ou, quem sabe, nem receberem...

por enquanto, tem uma turminha ai da renda garantida que anda posando de humanistas magnânimos porque o dinheiro ainda pinga na conta...

esperem ate pensionistas estaduais ouvirem dos seus queridos governadores que não terá dindim em caixa...

Anônimo disse...

Vamos partes: na primeira, vender comida do Brasil para os brasileiros por preço baixo. Na segunda, a China que se exploda!

elias disse...

É.

Anônimo disse...

Obvio, o bozo parece cachorro que caiu de caminhão de mudança. Se o Estado não injetar $ na economia do Fundo criado pelos governos do PT, o Brasil afunda mesmo.

Anônimo disse...

A Esquerda está cumprindo ordens da China? É verdade que Estatal chinesa de comunicação comprou a Band e tem Contrato com a Globo? Ver o Vídeo do Bernardo Kuster no YouTube.

Anônimo disse...

A XP tem errado as projeções costumeiramente, ainda mais quando as pessoas “só lêem” os títulos de suas resenhas ou quando não consideram o aspecto dinâmico da Economia (alguns britânicos chamam de ‘lei de ação e reação humana’, dentro do Realismo ou pragmatismo). Mas serve de alerta.
Economistas brasileiros, em sua maioria, podem possuir boa análise mas SÃO mais HISTORIADORES do que estudiosos. Para um país com tantos recursos humanos e experiências econômicas, pouquíssimos economistas se destacam no cenário mundial. Lamentável.

Anônimo disse...

O AGRO será afetado sim, e com intensidade. Economia parada, sem consumo de roupas, tecidos e afins, e o algodão para grandes produtores é "carro chefe", com baixa do petróleo, produtores de etanol serão afetados diretamente, com alta demanda de petróleo, projeto de etanol com milho, sem comentários..., soja está com preço atrativo, pela alta do dolar. Se considerarmos demais áreas economicas... caos.
Não podemos aceitar terra arrasada..., precisamos acreditar e sermos fortes e unidos.

Anônimo disse...

Vejo que neste monumento,está ocorrendo uma brutal transferência de rendimentos, para o setor alimentício, segunda onda será transferência para agricultores,depois teremos o retorno, estado não paga ninguém e os mercados abastecidos com o povão comprando só feijão e arroz..... aí já será muito tarde para qualquer medida.

Anônimo disse...

Nossos governantes, em 90 dias,estarão cientes de que foram iludidos por uma mídia prostituta, que só quer sobreviver as custas dos analfabetos, que como eles governantes, não sabem pensar.

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
O dolar pode subir a vontade que não terá ninguém para comprar.
Esther

Anônimo disse...

AOS QUE NÃO ENTENDERAM O QUE O PRESIDENTE QUERIA FAZER NO DECRETO DE 4 MESES SEM EMPRESAS PAGAREM INTEGRALMENTE OS SEUS FUNCIONÁRIOS, LEIAM TUDO:::::

Para facilitar o entendimento (está bem desenhado já que o presidente é burro):

👉Zezinho tem uma empresa e emprega 20 funcionários.
👉Cada funcionário ganha 2500,00.
👉Logo, Zezinho tem um gasto de 50.000,00 mensais com sua folha salarial.
👉Com a quarentena do Corona Vírus, Zezinho vai ficar 4 meses sem poder abrir sua empresa.
👉O presidente perguntou: " Zezinho, você vai conseguir arcar com 4 meses de salário dos seus funcionários (200 mil reais) se a sua empresa não estiver produzindo?"
👉Zezinho: "Infelizmente não, senhor presidente".
👉Para Zezinho não falir e deixar 20 pessoas desempregadas, o presidente sugeriu a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos funcionários na seguinte condição: "Cada funcionário receberá um salário mínimo. O governo custeia a metade e a empresa a metade."
👉Lembrando que após o restabelecimento da normalidade, os contratos de trabalho serão retomados com as mesmas condições atuais.
👉Pedrinho é funcionário de Zezinho e durante a quarentena está 24 horas com a TV ligada na Globo.
👉Pedrinho achou um absurdo ganhar só um salário mínimo durante esse período.
👉Acendeu seu baseado e foi pra varanda bater panela e gritar "Fora Bozo".
👉Com a repercussão negativa da imprensa golpista que enganou Pedrinho, o presidente cancelou a MP.
👉Trajado com sua camisa do Che Guevara, Pedrinho pergunta ao presidente: "Como fica minha situacão a partir de agora? Quem poderá me salvar, Bozonaro?"
👉"A partir de agora, Pedrinho, você irá negociar diretamente com o seu patrão."
👉Pedrinho então pega o Seu iPhone que comprou em 20 parcelas no último natal e manda um zap pro Zezinho: "bom dia, Seu José"
👉"Bom dia, Pedrinho. Estava mesmo querendo falar com você. Por favor, venha ao escritório"
👉Ao chegar no escritório com máscara cirúrgica, Pedrinho se senta na mesa do patrão, limpa as mãos com álcool em gel e ouve:
👉"Infelizmente não vou conseguir pagar o salário de todos vocês. Pra não fechar a empresa, vou manter somente a Paula, a Fernanda e o Ricardo. O restante infelizmente vou ter que demitir. Assine aqui."
Copiaram ou tenho que desenhar ???

Autor: Raijan Mascarello.

Anônimo disse...

O SUL É O NOSSO PAÍS!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/