Setor de serviços registra a primeira alta desde 2014. Informática e comunicação alavancaram o desempenho


Segundo o IBGE, é a primeira elevação registrada pelo setor nos últimos seis anos. O volume de recursos fechou 2019 com alta de 1%. Entre 2015 e 2017, quedas acumuladas registraram perda de 11%.

A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje, demonstrou que houve incremento na receita nominal, com crescimento de 4,5%. “Essa alta é importante, mas ainda está longe de alcançar o melhor resultado no setor de serviços”, avalia o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Os principais responsáveis pelo crescimento foram os serviços de informática e comunicação, que tiveram avanço de 3,3%, puxado pelo bom desempenho das atividades de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet, além do desenvolvimento e licenciamento de softwares e consultorias em Tecnologia da Informação.

O segmento de outros serviços teve a maior alta (5,8%), e o segundo principal impacto no setor de serviços, puxado pelas atividades de corretoras de títulos e valores mobiliários. Também tiveram alta os serviços prestados à família (2,6%), serviços profissionais administrativos e complementares (0,7%). Houve queda somente nos serviços de transportes, auxiliares de transporte e correios (-2,5%).

2 comentários:

Anônimo disse...

Diz a mídia...
"56% acham que capitalismo faz mais mal do que bem, aponta estudo"
— É que esse pessoal ainda não teve o gosto de saborear o comunismo pra ver o que realmente faz mal.

Anônimo disse...

Enquanto isso...
"56% acham que capitalismo faz mais mal do que bem, aponta estudo"
Mas a grande maioria maior fica ensandecida pra ir se sentir mal em Nova Iorque, Paris, Roma ou na Disneylândia...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/