Prefeito de Porto Alegre diz que não pretende subsidiar as tarifas de ônibus. Projeto que enviou à Câmara autoriza o subsídio


A prefeitura de Porto Alegre não utiliza verbas próprias para o custeio do transporte público coletivo.

Entretanto, quando houve o anúncio dos cinco projetos de lei para o transporte, o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, revelou que subsidiar parte das tarifas estava nos planos do governo.

São Paulo, Recife, Curitiba, Vitória e mesmo Florianópolis bancam uma parte do sistema. Muitas grandes cidades europeias fazem o mesmo, onde os percentuais de subsídios em relação aos custo total do transporte público são maiores do que no Brasil. "Estamos construindo caminhos para isso. Não temos a saúde financeira de São Paulo, mas, com os ajustes que foram feitos no governo de 20017 para cá, estamos chegando perto de um superávit", afirmou.

No início do mês, o prefeito Marchezan declarou que não está nos planos subsidiar a tarifa. Apesar disso, existe sim um projeto protocolado na Câmara Municipal, que autoriza o Executivo a conceder o subsidio tarifário ao transporte público coletivo urbano. É o Projeto de Lei do Executivo nº 003/20.

10 comentários:

Renato disse...

O transporte coletivo de Porto Alegre que é meia boca parece te uma caixa preta que ninguem quer abrir,como em sua imensa maioria é outorgado a particulares fazer o sistema funcionar dentro de alguns parametros,a primeira licitação feita em 50 anos,tem seus custos e deve dar rentabilidade ao empresario caso contrario ele não trabalharia com isto. Devemos somar as isenções e vantagens para alguns que a cada ano aumentam e diminuir com a quantidade de passageiros pagantes que diminuem pelos mais variados motivos vamos chegar em deficits que irão aumentar cada vez mais ai é normal que a tarifa suba alem da inflação pois o sistema é caro para manter.Ou a tarifa sobe ou alguem paga a diferença,no caso a Prefeitura,que no tarifaço do IPTU deixou muita gente que poderia pagar isenta.

Anônimo disse...

Olha a propina ai gente...

Anônimo disse...

O controle vai ser a numeração das catracas?
As catracas que vão se estragar normalmente impedindo uma auditoria?

Anônimo disse...

Por 20 centavos o povo sai as ruas.
Mas para ser ludibriado em milhões, não faz nada.
O povo se esquece que cada centavo dos cofres públicos é do povo, não dos políticos.

Anônimo disse...

Que trambique é esse?

Fabrício Langonni disse...

Vargem Grande Paulista é a primeira cidade da grande São Paulo a implementar a tarifa zero: http://g1.globo.com/sao-paulo/videos/v/vargem-grande-paulista-comeca-a-implantacao-do-transporte-publico-gratuito/8057525/

Anônimo disse...

O povo acha que vai fazer um grande negócio.
Dão carta branca para meterem a mão no dinheiro do povo.
Basta darem umas migalhas, e eles autorizam a farra da gastança.
Assim foi com o bolsa família, em troca de uns trocados, mantiveram uma quadrilha assaltando o governo federal por longos anos.
Agora e troca de desconto na passagem, vão autorizar que os cofres públicos paguem a diferença. Dai, vão andar mais de ônibus ou até mesmo desnecessariamente, e o contribuinte bancando tudo.
Aumentará a arrecadação das empresas, aumentará o dispêndio do erário público.
E lá na frente faltará dinheiro público para algum serviço público que ficará deficitário ou inoperante. Não se paga agora, se pagará lá na frente.

anônimo disse...

Ora, ora! Esta licitação. Sinceramente! Fizeram de tudo pra empresa de Santa Cruz não poder entrar em Poa! Licitação de compadres, isto sim!

Anônimo disse...

Parabéns Polibio,

Pela primeira vez notou que o discurso é um e a pratica é outra.

Anônimo disse...

Que b0stas de políticos tem neste estado.
Este daí é um cabeça de camarão medíocre.
Um dono de carrocinha de pipoca faria melhor gestão.

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