PIB gaúcho do primeiro trimestre cresceu 0,9%

A economia gaúcha teve desempenho positivo no primeiro trimestre. Entre janeiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul subiu 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mesmo período, a economia brasileira cresceu pouco mais da metade disto, 0,5%.

A Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão apresentou o resultado na tarde desta quinta-feira (1º).

13 comentários:

Anônimo disse...

E por que o Estado continua quebrado parcelando o salário do funcionalismo e atrasando o pagamento dos credores?

Tem caroço nesse angu, só pode!!

Anônimo disse...

Com a palavra: aqueles que vivem enchendo o saco aqui afirmando que o RS é o estado mais atrasado e o que menos cresce!!!

Anônimo disse...

E mesmo assim o Governo Estadual continua falido? Como assim?

O buraco deixado pelo PT no governo Tarso foi tão grande assim, que já se passou um mandato, começou outro, e até agora não acertaram as contas do Estado? Quem explica isso?

Anônimo disse...

Quem explica isso?

Eu explico: o RS é explorado e sabotado (além de sofrer outras formas de prejuízo) pela "federação" brasileira. Alguém deveria concorrer a governador com a proposta de secessão, deveriam convencer o Carlos Schneider a tentar de novo (ou o Irton Marx, que ainda está na ativa, vai concorrer à Prefeitura de Santa Cruz do Sul ano que vem). Ou alguém do "O SUL É MEU PAÍS", alguns membros concorreram a deputado federal/estadual ano passado.

Essa é a única coisa que de fato mudaria a situação do estado, não as eternas disputas entre Petralhas x Bolsominions que acontecem nesse blog.
_____________________________________________________________

MPF/RS quer reparação em função da saída da fábrica da Grendene
BNDES emprestou ao grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia cerca de R$ 1 bi


Ministério Público Federal
Publicado por Ministério Público Federal
há 5 anos
69 visualizações

A Procuradoria da República em Novo Hamburgo (MPF/RS) ajuizou ação civil pública contra o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o grupo empresarial Grendene/Vulcabrás-Azaléia com o objetivo de reparar o prejuízo social com o massivo desemprego determinado pelo fechamento de fábricas calçadistas no Vale do Sinos, na Grande Porto Alegre.

O procurador da República Celso Tres pede à Justiça Federal, a título de reparação, que o grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia seja condenado a restituir ao Fundo de Amparo ao Trabalhador todo o gasto com seguro-desemprego dos trabalhadores demitidos; complementar o pagamento dos juros dos empréstimos, além da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo do BNDES), acrescentar o valor da taxa Selic (remuneração que o Tesouro Nacional paga para captar dinheiro no mercado e depois repassar às operações do BNDES); e indenizar a coletividade, especialmente os municípios sedes das unidades fabris fechadas, pela evasão da produção, emprego e renda.

Tres entende que o governo federal, através do BNDES, cometeu três graves violações à Constituição: dispensou tratamento discriminatório ao Estado do RS, i̲n̲j̲u̲s̲t̲i̲f̲i̲c̲a̲d̲a̲m̲e̲n̲t̲e̲ ̲d̲a̲q̲u̲i̲ ̲s̲u̲b̲t̲r̲a̲i̲n̲d̲o̲ ̲p̲r̲o̲d̲u̲ç̲ã̲o̲,̲ ̲e̲m̲p̲r̲e̲g̲o̲/̲r̲e̲n̲d̲a̲ ̲e̲m̲ ̲f̲a̲v̲o̲r̲ ̲d̲e̲ ̲o̲u̲t̲r̲a̲ ̲u̲n̲i̲d̲a̲d̲e̲ ̲d̲a̲ ̲f̲e̲d̲e̲r̲a̲ç̲ã̲o̲; apesar do Supremo Tribunal Federal ter declarado inconstitucional a 'guerra fiscal', sujeitando todos os benefícios fiscais à prévia homologação do Confaz (Conselho Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados), exigência que foi desatendida, o Erário Federal patrocinou o danoso conflito federativo; igualmente patrocinou o aviltamento salarial, eis que os trabalhadores do Estado do RS foram trocados por outros do Nordeste mediante remuneração inferior.

Guerra fiscal O BNDES emprestou ao grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia cerca de R$ um bilhão, mediante juros altamente subsidiados pelo Tesouro Nacional de cerca de 5% ao ano, a partir de 2008, somados vários empréstimos.

Tanto na proposição do grupo empresarial quanto na aprovação dos mútuos pelo BNDES, ficou explicitado que não haveria aumento de empregos, mas, tão somente, deslocamento das unidades fabris do Estado do RS para a região Nordeste, especialmente para o Ceará, local onde a empresa teria ainda duas outras vantagens: pagaria menores salários aos empregados nordestinos e usufruiria da guerra fiscal entre os Estados, obtendo, além da isenção de ICMS, uma série de outros benefícios.

Tres destaca que os empréstimos do BNDES - dinheiro esse a juros negativos, uma vez inferiores à inflação - também foram originários do Fundo de Amparo ao Trabalhador que, conforme enuncia o próprio nome, deveria amparar e jamais desempregar laboristas, como as mais de cinco mil pessoas destituídas de trabalho no Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369

Alaor disse...

Para o estado pagar todas as suas contas em dia o PIB tem que crescer 100%. o déficit é muito grande.

Anônimo disse...

O déficit é grande por causa de quem? Há vários culpados, mas o maior é de muito longe o governo federal.

Onde estão os idiotas que dizem que o RS "cresce como rabo de cavalo", por que há tão poucos comentários nesta nota?

Anônimo disse...

Pois é, numa hora dessas, os idiotas que torcem contra o RS somem. Se fosse o contrário, que o PIB gaúcho recuou 9%, teria mais de 50 comentários de todo Brasil difamando o RS (o estado mais rico, empreendedor e produtivo do Sul).

Anônimo disse...

O RS cresce mais que o resto do país apesar do governo, sem estes sangue sugas cresceria muito mais é nossa população teria um ótimo padrão de vida

Anônimo disse...

0,9 %não dá nem a inflação do período.

Anônimo disse...

Obrigada por colocar esse artigo. Assim podemos entender melhor o que o governo PT fez no RS. Assina: ex petralha

Anônimo disse...

A maioria dos gaúchos não sabe que cerca de 80% do seu dinheiro é levado embora sem volta pra Brasília... aí colocam nos jornais que "o Rio Grande do Sul está falido". Que piada...

E uma parte desses dinheiro ainda é usado para sabotar o próprio RS como aconteceu nesse caso da Grendene que está descrito aí em cima.

Anônimo disse...

Obrigada por colocar esse artigo. Assim podemos entender melhor o que o governo PT fez no RS. Assina: ex petralha

O PT não é o único problema... com Dudu Milk / Bolsonaro continua tudo na mesma.

Anônimo disse...

CRESCEU ???... Ótimo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/