Denis Lerrer Rosenfield, O Estado de S.Paulo - A preservação da Amazônia

Os grandes poluidores somem de cena e surge o Brasil como culpado pelos males ambientais.

O Brasil é figurante do desmatamento em nível planetário como se os problemas do mundo estivessem concentrados na falta de controle do desmatamento em nosso país. Segundo essa opinião, a agricultura e a pecuária nacional são as grandes responsáveis. Grandes poluidores desaparecem de cena e aparece o Brasil como culpado dos males ambientais. Parece a hipocrisia não ter limites, quanto mais não seja também pelos interesses do agronegócio em outros países, que querem prejudicar nossa competitividade.

Comecemos pelo nosso alto grau de preservação ambiental. Toda propriedade no Brasil, ao contrário de outros países do mundo, é obrigada a preservar a vegetação nativa, segundo a região em que estiver localizada. Na Amazônia, por exemplo, a reserva legal é de 80% da propriedade. Na área de Cerrado o porcentual chega a 35% e nos Campos Gerais, como no Sul, 20%. Note-se que o direito de propriedade é relativizado em função da preservação, fazendo os agricultores andar de mãos dadas com o meio ambiente.

Se pensarmos em termos gerais, 25,6% da área do território nacional é preservada pelos próprios agricultores.

CLIQUE AQUI para ler mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

"Rota suicida": imprensa mundial detona Brasil por queimadas:

Jornais europeus dizem que Bolsonaro colocou Brasil em 'rota suicida de incêndios'

23 AGO 2019 - Portal Terra

A imprensa internacional repercutiu nesta sexta-feira, 23, o agravamento da crise provocada pelos incêndios na Amazônia. Grandes jornais europeus, como o Guardian, o El País e o Le Monde ressaltaram a pressão da comunidade internacional sobre o presidente Jair Bolsonaro e os riscos que os incêndios na floresta representam para a estabilidade climática do planeta.

O premiê britânico, Boris Johnson, divulgou nota na qual disse estar profundamente preocupado com os incêndios e o impacto das chamas na natureza. O primeiro-ministro usará o encontro do G-7 no sábado na França para pedir um foco renovado na proteção da natureza.

O francês Le Monde destacou: "A Amazônia paga pela política do presidente brasileiro". A reação da França foi a mais dura contra o aumento na destruição na floresta equatorial.

O presidente Emmanuel Macron acusou Bolsonaro de mentir sobre sua política climática durante a reunião do G-20 em Osaka em julho e disse que estuda desistir do acordo entre UE e Mercosul.

A BBC britânica destacou em seu site as ameaças de Macron e questionou: 'Incêndios na amazônia: como a situação ficou tão ruim?'

Na Itália, o La Repubblica lembrou que Bolsonaro encoraja o desmatamento da Amazônia.

A nível diplomático, representantes do G7 já trabalham em Biarritz para coordenar uma resposta ao desmatamento em larga escala da floresta.

Anônimo disse...

E pourque na parte francesa da Amazonia (Guyana) nao tem incendios e devastaçao? serà que hoje em dia queimar seu proprio quintal pelo lucro è estupidez??

Anônimo disse...

Caro Políbio
Excelente e esclarecedor artigo.
Esther

Anônimo disse...

O quadro é altamente técnico, elaborado pela Embrapa!

Anônimo disse...

Caramba! 60% do território preservado? Então ainda podemos desmatar mais uns 30%.

Anônimo disse...

>>

A Globo está traindo o Brasil. A Globo, sabe-se lá porque, prefere mandar a merda nossa soberania e entregar a Amazonia aos europeus. A Globo não quer que Brasil seja o maior produtor de alimentos do planeta.

Observe que nos jornais da Globo é possível observar nitidamente que o Brasil não é o dono da Amazonia, mas a Europa.

A Band, ao contrário, mostra em seus noticiários, de maneira clara e transparente, o golpe de Macron e dos produtores europeus: aproveitar as queimadas para acabar com o acordo Mercosul-CE e botar um freio no potencial agricola brasileiro.

O Mercado Comum Europeu nos vê como sérios concorrentes e com ajuda da Rede Globo, tenta liquidar com nosso agro-negócio.

A Rede Globo está traindo o Brasil!!

<<

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/