Opinião do editor - Mexer no orçamento não tem nada a ver com Pacto Federativo

A proposta de Paulo Guedes e o apoio de governadores e prefeitos aos orçamentos públicos livres de vinculações não surpreende ninguém. As vinculações tornaram-se legalmente obrigatórias, como se sabe, porque os governantes não costumam cumprir com seus deveres mínimos para com a população, sobretudo no fornecimento de serviços públicos decentes nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura.

O caso não tem nada a ver com o chamado Pacto Federativo, mas com o restabelecimento da desordem no cumprimento do orçamento.

Os três pontos mais importantes de mudanças no Pacto Federativo, nem sequer foram mencionados por Paulo Guedes: 1) Reforma política para tornar mais isonômica a representação parlamentar dos Estados. 2) Redistribuição dos encargos federais, estaduais e municipais. 3) Reforma tributária que faça o que Bolsonaro prometeu, ou seja, "mais Brasil e menos Brasília".

8 comentários:

Anônimo disse...

Ele está apenas dando corda para os governadores se enforcarem.

Anônimo disse...

Brasília o grande castelo jamais cobrará menos tributos dos seus súditos.

Anônimo disse...


Os lampejos de iluminação do Editor são casos de estudo.

É cerno de problema:

"mais Brasil e menos Brasília".

Desvincular as obrigações do orçamento é um retrocesso.

Anônimo disse...

Rever o IPVA ( só na aquisição do veiculo) ou pelo menos diminuir a alíquota. Rever a tabela do IRPF. Tudo isso aqueceria a economia, mas....
Não se pode esquecer que se economia não "START" a popularidade do governante desliza morro abaixo, a corda do brasileiro já esta esticada no limite.

Anônimo disse...

Está certo o Editor.

Até agora o "Mais Brasil, menos Brasília" ficou na promessa.

E o mais provável é que continue assim.

Anônimo disse...

Será ótimo. Uma vez acabando com a vinculação, poderá se gastar todo dinheiro apenas pagando salários do funcionalismo e aposentadorias do setor privado e público. O resto que se dane. Quem sabe assim quem paga a conta se rebele e saia à rua para pegar seu dinheiro de volta.

Anônimo disse...

Você está certo, Adolfo.

Anônimo disse...

Você está certo, Adolfo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/