Vereadores reúnem-se dia 22 para decidir participação de Canoas na PPP das Águas

A Câmara de Vereadores de Canoas agendou para o dia 22 a reunião na qual referendarão ou não a participação do município, o mais importante da Grande Porto Alegre (depois da Capital), na chamada PPP das Águas, a PPP da Corsan, que já obteve a adesão  dos municípios de Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul, municípios vizinhos da região metropolitana.


Na PPP da Corsan, serão investidos R$ 9,08 bilhões para elevar a cobertura de esgotos para 87,3% em até 11 anos em Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul. A modelagem do negócio foi desenvolvida pela equipe técnica da companhia junto com a consultoria PwC.

O contrato prevê a operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário com a execução de obras de infraestrutura, ampliações e melhorias no prazo de concessão - que será de 35 anos. O parceiro privado deverá constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

12 comentários:

Anônimo disse...

Tem pessoas que só vêem o montante do valor da obra e os adendos que surgirão, prorrogando prazos, e repactuando preços. Se a obra será útil ou não, é outra coisa.

Anônimo disse...

Podiam deixar essa obra para os militares fazerem também. Com certeza iria acabar dentro do prazo, e por um valor bem menor, além de no final o empreendimento funcionar e ser útil de verdade.

Anônimo disse...

11 anos é muito arrastado. Por que não começam uma, e terminal ela, e depois vão para a outra. Desse jeito, acabará em várias etapas paradas pelo caminho, não terminam uma, nem a outra, mas o dinheiro, esse vai todo.

Anônimo disse...

Parceria Público Privada, PPP, onde o prejuízo fica para o erário público, e o lucro para a empreiteira privada.

Anônimo disse...

Essa de parceria entre entidade pública e privada é uma zona, depois não sabem mais de quem é a responsabilidade por colocar os tubos. Então fica um esperando o outro entregar os tubos, e a obra para, porque os tubos não chegaram. Ou entregam os tubos, mas não está na hora de colocar no lugar. Uma zona, e o transtorno no transito é o pior de tudo.

Anônimo disse...

Depois um não entrega o material, e o outro coloca o material, que era de responsabilidade do outro, um ejetando recurso no outro, uma salada de fruta. Misturam os maquinários, e ninguém mais sabe de quem era a responsabilidade por colocar tais máquinas na obra. Um ejetando material, maquinário e pessoas, na obra do outro. E a administração pública pagando tudo.

Anônimo disse...

Esse valor é de recursos próprios ou financiado. Se for financiado, vão endividar mais ainda os cofres públicos.

Anônimo disse...

Quando não tem valor alto para movimentar de um lado, sempre aparece de outro. E o povo pagando tudo.

Anônimo disse...

Por que não param de gastar nessas cidades obsoletas que não tem o que acertar, porque começaram tortas. E começam a construir cidades novas do zero, projetadas para o futuro. Com esse valor poderiam dar início a uma nova Metrópole, com saneamento, tratamento de esgoto, mobilidade urbana, avenidas principais duplas largas com 3 ou 5 pistas, locais apropriados para comércio, habitação, etc... uma cidade futurista novinha pensando no futuro. E não ficar costurando um farrapo que não tem mais jeito. Não é por nada mais isso é quase 2 Bilhões de dólares, e se fosse uma obra europeia ou japonesa, fariam bem mais do que estão prometendo aqui.

Anônimo disse...

Será uma GAMP das Águas?

Anônimo disse...

Isso, vão meter a mão nesse dinheiro todo, e as ruas continuarão enchendo quando chove. De que adianta esgoto se estão sempre entupidos e transbordando.

Anônimo disse...

Tomara o governo federal intervir e parar com essa farra do dinheiro público.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/