A máquina de campanha de Bolsonaro pelo WhatsApp

Esta reportagem do jornal Zero Hora de hoje é um preciso material de leitura e de consulta sobre o uso do WhatsApp por parte da campanha de Bolsonaro. Diz a jornalista Débora Ely, neste competente trabalho, que a principal arma da campanha de Jair Bolsonaro (PSL), o WhatsApp tem municiado uma bem-sucedida máquina online que sustenta a candidatura do militar reformado no mundo offline. Com apenas nove segundos de TV, o líder nas pesquisas conseguiu arrematar 49,2 milhões de votos no primeiro turno, inverter a lógica tradicional das disputas eleitorais e criar a sua própria narrativa política a partir de um aplicativo de celular.

O editor sabe que não se trata apenas do WhatsApp, que joga mesmo papel central na propaganda, mas é sobretudo o Facebook, cujos impulsionadores, contados aos milhares, promove uma interação impensável por outros meios, a não ser por concorrentes como Twitter ou Lindekin.

Leia toda a reportagem. Vale a pena.

Militante digital bem antes de entrar na corrida ao Palácio do Planalto, Bolsonaro conta com uma rede virtual tão poderosa quanto barata. Liderada pelos seus filhos, pensada por uma empresa especializada e disseminada pelos apoiadores, a estratégia alimenta a internet com informações sobre a campanha e, claro, muito antipetismo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

nem vou ler o resto...

a jornalista ja parece reclamar do "antipetismo" no primeiro paragrafo dessa estrovenga...

eleito, Bolsonaro precisa criar uma universidade nova, da fundação ao teto, dedicada exclusivamente ao JORNALISMO, com bibliografias que diferem de tudo que é doutrinado, ops, digo, "ensinado" nessas ditas federais...

enquanto nao for criada uma nova categoria de jornalistas livres dessa praga marxista, os jornalecos continuarão os mesmos, porque é dessas ditas federais que sai o pessoal que acaba por alimentar as redações desses pasquins...

Unknown disse...

Esses jornalistas, como essa moça aí, esquecem que dizer que o Bolsonaro tem um capital político que a população atribui valor, do contrário em nada adiantaria toda uma estratégia de comunicação.... fica parecendo que não há conteúdo, só marketing, o que não é verdade

Valéria Marques disse...

#B17

Emmanuel disse...

O mesmo caudal de bobagens!
Ontem eram os "militares, da inteligência, escondidos" e bla bla bla.
Agora só falta dizerem que Bolsonaro pertence à uma "seita" ... "aceita que dói menos!" Ahahahaha...
Verdade verdadeira é que o povão está com o saco de paciência arriado em conta de tanta roubalheira e descaramento! Não tem mágica, nem tecnologia escondida!
Mias que isso: na luta por querer aparecer, ao menos como figurante, essa gente - metida a inteligente, e achando que ainda tem influência - quer fazer parecer que não é o povo querendo mudanças, e sim, uma "rede" misteriosa, manipulada por gente esquisita!
Tenham paciência! Ninguém acredita nessa bobagem!
A verdade é que com o whatsapp, qualquer deslize corre o mundo num segundo.
Então .... os "inteligentes" deveriam ver o óbvio: eles não têm mais o monopólio da informação.
Só isso .. então: "aceita que dói menos" ....

Anônimo disse...

A prova de que não existem robôs e que a tropa bolsonariana é formada por pessoas de todos os níveis e quilates, é que minha mãe, uma senhora idosa de 74 anos, fazendeira, moradora do interior de Bagé e pessoa de muita credibilidade no setor, recebe e envia para todo os seus contatos material referente a campanha do Bolsonaro.

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!! BOLSONARO NÃO PRECISA E NÃO DEVE COMPARECER À DEBATES. EM PRIMEIRO LUGAR PELA SUA SAÚDE. ELE NÃO PEDIU PARA LEVAR UMA FACADA NO INTESTINO E PASSAR POR DUAS LONGAS CIRURGIAS. ELE NÃO PRECISA PROVAR NADA PARA NINGUÉM! QUEM DIZ ISSO SÃO OS 18 MILHÕES DE VOTOS A MAIS QUE RECEBEU NO DIA 07/10! É MENTIRA? LEVANTE SUA CAMISA E VERÁ A BOLSA COLETORA DE MATÉRIA FECAL QUE ELE USA O TEMPO TODO! EM SEGUNDO LUGAR POR SUA SEGURANÇA. O PRÓXIMO ATAQUE, COM CERTEZA, SERÁ COM ARMA DE FOGO, DE CURTO OU LONGO ALCANCE!!! QUEM É BOLSONARISTA, FAÇA CHEGAR A ELE ESSE PONTO DE VISTA!!! MAS FAÇA, COM URGÊNCIA!!!

Anônimo disse...

Li, reli a Bíblia e não encontrei a parte que diz que tenho que repassar essas correntes do WhatsApp para ser abençoado 😨.

Anônimo disse...

ta dificil pra jornalistas admitirem que o capitão fez tudo mesmo é SOZINHO!

foram anos de dedicação, da defesa de seus pontos de vista e do convencimento do cidadão comum por mudanças...

agora so aparece bobagem para tentar descrever o que esta acontecendo, sempre cheio de retoricas tecnicas cabulosas que nao encontram nenhum lastro na realidade...

chegam sempre ao ridiculo de dizer que Bolsonaro so existe por causa dos erros do lulopetismo...

gente patetica, pra nao dizer psicotica...

Anônimo disse...

a lulopetezada nao entende como alguem consegue fazer uma campanha politica de tanto sucesso sem roubar dinheiro publico e sem marqueteiro gatuno....

eles dao um nó na cachola quando veem honestidade pela frente...

Anônimo disse...

Infelizmente ainda acredito que essa quadrilha que até a cor deles foi trocada para verde e amarelo, ainda são capazes de apresentar dia 28 um resultado favorável a elles. Mas não esqueçam, isto aki será transformado numa república bolivariana. Só não acredito que o nosso exército atire no povo nas ruas, como fazem na Venezuela e na Nicarágua, onde fuzilam o povo nas manifestações com tiros de snipers.

Anônimo disse...

Os grandes jornais e a mídia das TVs que estão todas contra o Bolsonaro, é o nervosismo porque ele vai ser eleito o novo Presidente da República do Brasil, e vai cortar o "dinheiro fácil" que estes órgãos recebem, e vai cobrar os valores dos impostos sonegados.

Vai secar a fonte do "dinheiro fácil". Espero que assim seja. Quem contrata as TVs e Jornais paga o espaço, e as empresas e empresários vão ter que se adequar a realidade.

Anônimo disse...

Na verdade Bolsonaro faz bem pouco. A grande parte da campanha na Internet é feita por seus eleitores.

Anônimo disse...

Polibio o jornaleco do Nelsinho estaria a beira da falencia, confere?

Anônimo disse...

Caro editor tu tens mais público que este jornal desmaecido

Anônimo disse...

Dia 28..Bolsonaro na cabeça!!! Vamos nos livrar desta gentalha...Viva a meritocracia!

Anônimo disse...

O que veio primeiro o ovo o a galinha?
Antes do fenômeno Bolsonaro foram as mídias digitais e independentes que alavancaram o desmascaramento da esquerda como um todo. Primeiro o PT e satélites, depois PSDB e sua agenda grsmsciana. Isto já ocorria antes da popularização do WhatsApp, primeiramente por e:mail e na sequência pelo facebook. Inicialmente por alguns pouco e atuantes abnegados e na sequência pelas pessoas que foram acordando para a manipulação da grande mídia e seu engajamento à agenda marxista. O caldo já estava pronto quando surgiu Bolsonaro com o discurso alinhado com o pensamento conservador.
E tem mais, isto veio para ficar, pois como sabemos, em 8,32 diz: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

Anônimo disse...

Quem é essa mesmo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/