OAB-RS reúne lideranças de 100 entidades para pressionar por imediata CPI da Segurança Pública

Inação, imprevidência e improbidade administrativa produzem cenas insólitas como esta da foto ao lado.


O editor falou ainda há pouco com a OAB do RS e soube que a entidade reuniu na manhã desta quinta-feira cerca de 100 entidades gaúchas em sua sede, em Porto Alegre, para assinar um termo de requerimento de abertura da CPI da Segurança Pública. O documento será encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima semana. 

Todas as 100 entidades irão com a OAB para visitar os deputados.

No texto que será entregue aos deputados, constam os dados dos registros de homicídios no Estado, apontando a alta de 34,8% no número de latrocínios (roubo seguido de morte) somente no primeiro semestre deste ano.

O presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, mostrou preocupação com a violência enfrentada no Estado. "Hoje estamos protagonizando o maior debate sobre o tema que esse Estado já realizou na história: o caos da segurança pública", reiterou. "É o momento de não nos isolarmos e sim buscarmos apoio mútuo", argumentou. Breier também lembrou que desde 2007 a entidade alerta sobre problemas, como falta de vagas em presídios, falta de policiais militares e civis e falta de políticas públicas mais eficazes.

11 comentários:

Anônimo disse...

OAB, capacho do PT, apoiam a bandidagem e agora pensam que enganam com atitudes evasivas

Anônimo disse...

Esta corporação deveria dizer que a calamidade publica na área da segurança é NACIONAL, fruto inclusive da ação de muitos dos seus associados.

Anônimo disse...


CPI = Comendo Pizza Indigesta.

Os parlamentares não estão nem aí. As eleições estaduais ainda estão longe, e o Sartori já atendeu as exigências das Excelencias, com a acomodação de seus CCs. Assim vão encher linguiça na CPI, que vai se arrastar até dar em nada.

Anônimo disse...

Parabéns a entidade pela iniciativa !

São movimentos como esse que propiciam o debate e iniciativas louváveis como essa do Presidente Breier !

Se esperarmos pelo poder público, a solução tarda como de costume !

CPI já !

Anônimo disse...

A OAB está se tornando ridícula, pois os principais culpados da insegurança
pública , os bandidos, estes nunca serão convocados. Por falar nisto, quantos advogados ganham belas somas de dinheiro para defender bandidos da pior espécie e recebem pagamentos com o dinheiro gerado pelo próprio crime?

Anônimo disse...

OAB A PRINCIPAL CULPADA POR ESSA DESGRAÇA,A FINAL BANDIDO TEM ADVOGADO PARA SE DEFENDER.......

Advogado de bandido (Setor Privado) e de Político (bandido do Setor Público) é o seguinte:

1. CÚMPLICE DO BANDIDO: Quando o cara quer fazer marakutaia, a primeira coisa que diz é: “Péraí que vou chamar ‘meu’ adcvogado.”

2. RECEPTADOR DE DINHEIRO DO CRIME: É claro que o bandido não vai trabalhar honestamente algum tempo para fazer dinheiro honesto só para pagar o advogado. Portanto advogado está recebendo dinheiro do crime.

3. LAVAGEM DE DINHEIRO: O dinheiro do crime recebido é lavado quando ele declara que “recebeu honorários advocatícios” (como se houvesse algo honorável nisso).

4. USO FRAUDULENTO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Aplica a competência e direito de exercício profissional a serviço da delinquência.

5. OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA: É claro que o que ele combina com o bandido no início é para dificultar para a justiça por a mão no bandido, isto é: o “cliente”.

6. CORRUPÇÃO: É claro que ele vai oferecer propina para o oficial de justiça, para o funcionário da vara de justiça para atrasar o processo, e mesmo para o juíz.

7. CHICANEIRO: Atualmente, o advogado de um sujeito sabidamente condenável, faz tudo para atrasar a lavratura da pena, e tudo para que a pena tenha sustentação discutível em segunda instância ou outra, de modo a obstar a punição e o ressarcimento da vítima.

8. DESLEAL COM AS VÍTIMAS: Quando a parte bandida perde a causa, o advogado do bandido procura o advogado da outra parte para recorrer em instância superior e “rachar” os honorários de ambas as partes.

9. INTERMEDIÁRIO ATRAVESSADOR: A “obrigatoriedade” de ter advogado – um para cada parte separadamente, introduz dois atores espúrios estranhos ao processo. Sim, se considerarmos que “o cidadão tem obrigação de conhecer a lei”, não deveria ser necessário, e muito menos obrigatório, o advogado. Essa imposição é o mesmo que o Judiciário estar exigindo um despachante de judiciário – um atravessador – no seu contato com o cidadão o qual, tendo pago seus impostos e, portanto, o salário dos funcionários e juízes, é instado a se entregar à extorsão de profissionais os quais, conceitualmente, são “para ser chamados” (ad vocatus). Com isso o Judiciário é cúmplice de um ato de extorsão e abuso de autoridade da função. Rigorosamente, o advogado deveria ser opcional e assessorar a parte, mas se mantendo à margem das relações da Parte com o Juíz.

Anônimo disse...

O que alguns comentaristas parecem não ter entendido é que o PT não governa mais nada, além de não dar ``pitaco`` na maioria do Congresso.
O que esse Congresso e o Presidente Michel fizeram até agora pela segurança no país? E o Alexandre de Moraes, que diziam ser exemplo de Secretário de Segurança em SP?
A Polícia Federal, Ministério Público e Justiça também parece que só querem achar corruptos. As vezes pra prender meia dúzia de gatos pingados, com residência fixa, deslocam centenas de policiais federais, inúmeras viaturas e um gasto enorme para o contribuinte. Parece que o mais importante é o espetáculo midiático. Parece que todos os órgãos querem chamar atenção pra si.
E as fronteiras continuam abandonadas, as armas continuam entrando no país e os traficantes deitam e rolam.
Claro que o RS está ainda pior porque um Estado falido, um Governador fraco e um judiciário amplamente garantista(que alguns chamam de progressista)só podia dar nisso.
Mas voltando ao cenário mais amplo onde está a eficiência da PF, do MP e da Justiça nas fronteiras? Nada. É fácil prender maus políticos e asseclas de políticos com metralhadoras nas mãos.

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde se escondem os 19 mil membros da Brigada Militar?
Como fazer segurança pública se quem deveria estar na rua não nestá?
Acho que o problema da segurança pública no RS é de vergonha na cara!

Unknown disse...

Penso que a OAB deveria zelar, prioritariamente, pela segurança jurídica e pela verdadeira justiça...

Anônimo disse...

Então se o criminoso ofertar algum valor para a Igreja, o padre também é cruminoso ?

Se pegar táxi o motorista .... idem ?

Ora ... ora ... Tsc tsc

Anônimo disse...

polibio

na verdade a oab devia ir cuidar de mudar as leis contra os bandidos e os di menor que estao matando todo dia

a oab devia era mandar projetos de lei para brasilia para as leis penais serem mais rigorosas contra todo tipo de bandido, bandido mesmo, desde os politicos e os das ruas que vitimam a sociedade

chega de defesa de bandido e dos di menor e dos lula e dilmas do pt

leis mais rigorosas para quem confronta a sociedade de todos os modos

a oab devia pedir nao cpi mas mudança na lei das armas, pois isso eles não fazem questao de lembrar mas o povo votou em massa contra no plebiscito do governo do pt que queria proibir o direito as armas

segurança só virá quando o cidadao portar arma para fazer a sua propria defesa

essa conversa de segurança publica nao resolve a vida do cidadao quando ele esta em perigo com um marginal com uma arma em sua cabeça, nao vai adiantar nada achar que a brigada ou a civil vao resolver isso, é conversa mole
só o cidadão armado fará a sua auto defesa o resto é coorporativismo tupiniquim que só interessa a poucos e para manter a sociedade refem dessas corporaçoes que se intitulam donas da segurança do cidadão

chega de conversa mole da oab, o que esse pais precisa e de leis duras e que sejam cumpridas e cidadão como o cidadão americano, com o devido registro e porte de sua arma para quando for preciso faça sua auto defesa porque se for esperar pela tal de "segurança pública", vai esperar o sargento garcia pegar o zorro
chega de castas no serviço publico, de coorporativismo, chega de enganação, chega do povo pagar essa conta e nada funciona, o que só funciona é o assalto literal que essas castas estão fazendo aos cofres publicos de toda a sorte de privilégios que inventam

vamos privatizar tudo, chega de encosto em cima do cidadão, disse encosto sim e também por consequencia de impostos em cima do cidadao

trump já no brasil em 2018...

tem o meu voto e do povo brasileiro....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/