44,35% dos eleitores não quiseram votar em Melo e Marchezan Júnior. Insatisfação é muito grande com os políticos.

Já no primeiro turno, 34,8% dos eleitores de Porto Alegre omitiram-se. Ninguém serviu para eles. No segundo turno, os votos de omissão superaram os de Marchezan ou Melo. Foram 402.165 votos para o candidato do PSDB, enquanto a soma dos votos brancos (46.537), nulos (109.693) e as abstenções (277.521) ficou em 433.751

O número de abstenções (25,26%), brancos e nulos (19,03%) foi o mais alto de todas as eleições de Porto Alegre, desde que foram restabelecidas as eleições diretas em Porto Alegre, 1988.

44,35% dos eleitores não quiseram votar em Marchezan Júnior e Sebastião Melo, quase metade dos eleitores.

Foram 433.751 porto-alegrenses que não escolheram ninguém.

O número de abstenções, de eleitor que não votou, pulou de 22,5% para 25,26% do primeiro para o segundo turno, mas nulos e brancos avançaram mais. No total, 34,8% dos eleitores não votaram no primeiro turno.

Foram 382.908 eleitores que não escolheram ninguém.

Em relação há quatro anos, nas eleições anteriores, houve avanço muito grande no número de eleitores que não se dispuseram a participar das escolhas deste ano. Foram 27,9% no total, sendo 18,5% os que se abstiveram.

Há uma enorme insatisfação com os políticos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Que sensação emocionante ser eleito com menos votos do que brancos, nulos e abstenções!

Anônimo disse...

EU VOTARIA EM MARCHEZAN MAS ESTAVA EM VIAJEM NÃO VOTEI 2 O TURNO



Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. Estou me aproximando dos 80 anos. Platão morreu com 81 anos, forçado pelo arbítrio do Estado. Interpretando o pensamento de Platão entendo que " inferior " nem sempre é quem governa; mas sempre foi e será, inferior, aquele que se omite. Há mais de oito anos abracei a pregação política de dois jovens: Jorge Pozzobom e Nelson Marchezan Junior. Descansei esta noite e já amanheço procurando pessoas para projetarmos a consolidação de um sonho de transformação. Confesso que me constrange, para não dizer que tenho vergonha, dos últimos 20 anos de política em nosso Brasil. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

POLÍBIO! TEM MUITO ELEITOR VAGABUNDO QUE PREFERE IR PARA A PRAIA E PAGAR MULTA DE TRÊS REAIS. TEM TAMBÉM OS COMUNOFASCISTAS QUE FICAM EM TORNO DE 10%. O RESTOU QUE NÃO VOTOU, ANULOU OU BRANQUEOU SÃO AQUELE PERFIL QUE NÃO SABE NADA DE POLÍTICA, É DESCONFIADO COM TODOS, É DO CONTRA, ENFIM, SÃO OS PERDIDOS, MUITO COMUM NO NOSSO ESTADO!

Anônimo disse...

Políbio,

A PTzada que não fique pensando bobagem. kkkkkkkkkkkkkkk

JulioK

Anônimo disse...

Não vale o combustível do deslocamento.


NENHUM DELES IRÁ FAZER NADA, ALÉM DE APARELHAR A PREFEITURA E TOME MULTA, E CADA VEZ MAIS CARO IPTU, TAXAS, ALVARÁS E ETC.

Anônimo disse...

Muitos destes que se omitiram são os "democráticos" comunistas do PT e PSOL.
Quando estão perdendo, vão embora, desaparecem ...

Anônimo disse...

Quem pregou o voto nulo?A quem interessava?

Anônimo disse...

só os que votaram se acham "inteligentes" .......

Anônimo disse...

Quem não votou ou anulo é um covarde, ignorante e não pode reclamar de nada, é um morto, um fantasma que não sabe o que é cidadania. E quem fez campanha para o voto nulo ou branco é calhorda e criminoso deveria ser processados pelo TST. Perderam o direito de cidadão.
Joel

Anônimo disse...

Caro Políbio
Conclui-se que não adianta o voto obrigatório, já que quem não quer, não vota. Os que votaram são interessados na política e querem que o seu candidato ganhe para o bem da cidade. Os outros não se importam ou estão revoltados com a escolha compulsória. ASSIM, como os costumes antecedem as leis, já é tempo da lei se modificar e se tornar a favor do voto facultativo.
Esther

Anônimo disse...


SE O CANDIDATO NÃO ME REPRESENTA, VOU VOTAR NELE PORQUE?

Pelo resultado, dá para ver que o eleito não tem a representatividade de ter sido eleito pela maioria, é um boneco que foi imposto pela direção nacional do partido, uma especie de interventor federal, eleito por meia-dúzia. Mais um que não vai cumprir o que prometeu, mas alega que tem 4 anos para fazer o que disse, só não falou que será candidato ao Piratini em 2018, de modo que já está com ideia de não cumprir todo o mandato, logo, não vai cumprir com suas promessas, já que tem 4 anos para isto e em dois anos já vai concorrer a outro cargo.

Anônimo disse...

A matemática não mente, tivesse o "trairia" do Temer se mantido no cargo para o qual ele foi eleito, hoje Mello estaria festejando a vitória, porque o PT e o PC do B, por questões de afinidade, votariam em peso no Mello.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/