Entenda quem são os primos pobres e quem são os primos ricos na Folha de Pessoal do governo do RS

Educação e Segurança ficam com 62% do valor da Folha do governo do RS. Número de aposentados já supera o de servidores ativos.

O editor pediu dados para o governo, que não forneceu-os. Em consequência, foi ao portal Transparência e protocolou pedido com base na Lei de Acesso as Informações. Isto obriga o governo a fornecer os dados em 20 dias, prorrogáveis por mais 10. 

O peso aterrador da Folha de Pessoal do governo do RS é comprometido dramaticamente pela presença de policiais e professores:

- Eles representam 84% do total de funcionários e ficam com 62% do valor da Folha de Pessoal. 

E são os que se aposentam mais precocemente. 

Os pesos dos Poderes:

Poder Judiciário - 4,06% na quantidade sobre o bolo total de servidores estaduais e 11,96% no valor (quaro vezes) 
TCE -  0,46% na quantidade e 2,46% no valor ( 5,3 vezes). 
Poder Executivo -  91,86% dos servidores e 70,69% da folha.
Ministério Público Estadual - 1% na quantidade e 3,74% no valor.
Assembléia - 0,72% na quantidade e 3,74% no valor
Defensoria Pública - 0,23% na quantidade e 1,26% no valor.

Quanto aos funcionários inativos, a proporção é semelhante ao Estado como um todo.

Existem 56 % de funcionários aposentados e 44% na atividade. A proporção já é de mais de um aposentado para cada servidor na ativa.

Mantido o atual sistema de aposentadorias, esta proporção será desastrosa para o governo estadual - todos os Poderes.

- O editor buscou estas informações no livro "O RS tem saída ?", de Darcy F.C. dos Santos.

18 comentários:

Anônimo disse...

De nada adianta falar em modificações no INSS se não forem promovidos ajustes nos funcionários públicos. O Estado em breve se transformará na Grécia. Ou fará como Portugal que cortou na carne as aposentadorias do públicos.

Anônimo disse...

POLIBIO, qual é o problema em ser ou não ser a folha dos inativos equivalente ou até mais que o dos ativos? NÓS, a população plebeia irá pagar a conta sempre, pergunte aos deputados se é ou não é verdade o que digo?
CASTAS tem poderes e dinheiro para fazer propaganda politica para partido e deputados que lhes de mais e mais remuneração. Portanto, quem irá nos ajudar estando os políticos gaudérios com medo deles?

Anônimo disse...

Surpreendeu-me o fato de que o tenente brigadiano assassinado por um marginal,(à cuja família transmito meus sentimentos) "requereu"aposentadoria,com a idade de 48 anos;assim como sua esposa também com idade de 48 anos.
Desconhecia a possibilidade do brigadiano "requerer"aposentadoria.
Gostaria que alguma autoridade ligada ao ramo,me explicasse de como funciona isso.
Nós mortais aposentados pelo INSS não dispomos dessa possibilidade.
Informou ainda o Correio do Povo,que o casal adquirira casa em Nova Petrópolis,e lá terminariam seus dias aposentados desde 48 anos.......

Anônimo disse...

Era isso que o Tiririca da Serra e a imprensa sensacionalista deveriam informar à população ao invés de provocarem guerra entre os poderes e incitarem o ódio contra os servidores do Poder Judiciário.

Anônimo disse...

Estas distorções do executivo é consequência do nível dos gestores que o povo elege durante as eleições.

Anônimo disse...

Os trabalhadores da iniciativa privada nao tem essas mordomias,certas disparidades causam nauseas na sociedade,as mulheres tem expectativa de vida maior que os homens, no entanto, la no INSS a idade minima delas é 60 anos e deles 65, porque não igualam isso? 62,5 anos para ambos?

Anônimo disse...

Políbio,

Escancara os dados porque este é o PROBLEMA do RS.

Um Tenente-Coronel ou Delegado aposentado com 52/54 anos é uma VERGONHA. Suas(eus) esposas(os) vão viver mais 40/45 anos sendo sustentados pelos nossos netos.

Ou corta as pensões em 35% e estabelece TETO ou o RS está morto.

Não é para 2017. É para ontem.

É para os que já estão aposentados também.

JulioK

Anônimo disse...

Sugestão: largar um bomba atômica no RS. Morre todo mundo e o assunto fica solucionado.

É isso que querem...

Mas, como não tem a bomba, então acabam com a saúde pública e a segurança.
Resultado: mortandade de todas as faixas etárias.

É tudo muito bem esquematizado pelos donos do mundo.

crossboarder disse...

Policial é um servidor de carreira do Estado, diferente de professores e outras categorias.

Anônimo disse...

Isto se repete no Brasil inteiro...se tornou um país inviável....preparem-se.. a pobreza vai aumentar e muito.. a constituição de 88 fez tudo isso possível...o dinheiro do estado é infinito.. na visão de nossos governantes....Se eu tivesse menos idade fugiria disso daqui....é fácil distribuir direitos.. quero ver agora tirar direitos.. e lembrem-se.. a cada direito de um é um dever de outro...não há nada gratis na natureza....Todos os que ainda nem nasceram já tem o dever de sustentar essa gente.......

Anônimo disse...

Polibio, não entendi. A conclusão da sua pesquisa é que os policiais e os professores são os primos ricos?

Anônimo disse...

E o povo sem emprego. Esperar o que desse governo e desses políticos.

Anônimo disse...

E os professores que trabalham 20 horas por semana e se aposentam aos 25, fora as inúmeras greves, licenças e paralisações?

Anônimo disse...

E a dívida ativa ... Hein ??!!!

Anônimo disse...

Um lembrete!!!! Impossível comparar os servidores públicos com os da iniciativa privada. Públicos pagam muito mais previdência. Pagam a previdência pelo total de seus vencimentos, 13& sobre o total dos vencimentos durante toda a sua vida, pq continua a pagar após a aposentadoria. não tem fgts. O imposto de renda deduzido na fonte dos servidores públicos fica no estado, não vai para a receita federal.
O servidor da iniciativa privada paga a previdência só sobre o teto.

Anônimo disse...



PIRATA METRALHA DIZ.

POLIBIO POR FAVOR, EXPLIQUE QUEM SE APOSENTA PRECOCEMENTE, DÊ O NOME AOS BOIS.

NÃO MISTUREM ALHOS COM BUGALHOS. NA POLÍCIA CIVIL ESTES COMENTÁRIOS MENCIONADOS NÂO CORRESPONDEM A VERDADE.
TEMOS DEZENAS DE COLEGAS COM MAIS DE 35 ANOS SÓ DE POLÍCIA E SOMADOS OUTROS EM SERVIÇOS PRIVADOS, PASSAM DOS 40 ANOS E NÃO PODEM SE APOSENTAREM DEVIDO A CONSTITUIÇÃO Q REQUER IDADE MÍNIMA DE 65 ANOS P/HOMENS E 60 P/MULHERES, E SE PEDIREM APOSENTADORIA, SERÁ PELA MÉDIA PROPORCIONAL, CRIADA PELOS PETRALHAS, O TAL FATOR PREVIDENCIÁRIO.

PARA CADA PROFISSÃO, TEM LEI ESPECÍFICA

SE TODOS ANOS SE APOSENTAM MAIS DO Q INGRESSAM NO ESTADO, SEJA QUAL ÓRGÃO, QUALQUER JUMENTO SABE, Q UM DIA HAVERÁ MAIS APOSENTADOS DO ATIVOS. ESTE FILME JÁ RODOU NA ÉPOCA DO PEDRINHO SIMOM, POR UM DE SEUS DEPUTADOS Q TINHA CULPA NO CARTÓRIO, MAS O CAPETA JÁ ARRUMOU O LUGAR Q ELE MERECIA.

Anônimo disse...

O Primo pobre é composto professores e brigadianos que são comandados por gestão política que com politicagem enriquem a si mesmos e afundam cada vez mais o estado. A estratégia é sempre a mesma polemizar e ficar jogando o povo contra o funcionalismo. O Primo rico na verdade são os políticos que trabalham pouco e ganham muito. Esta é a a categoria que mais ganha aumentos em qualquer situação. Acho engraçado a incoerência do editor que reclamou da Dilma que não atualizava a tabela de correção do Imposto de Renda de acordo com a inflação.

Anônimo disse...

Não, mané. São a numerosa classe de primos pobres. Ricos são em número menor e numerário maior.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/