5% mais ricos têm 28% da riqueza total, diz Ministério da Fazenda

Nos EUA, 5% mais ricos detinham 34,6% da renda e riquezas daquele país.

Estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Fazenda, tendo como base dados do Imposto de Renda das Pessoas Fisicas (IRPF), concluiu que, os 5% mais ricos detinham, em 2014, 28% da renda (salários, aluguéis e rendimentos de aplicações financeiras) e do patrimônio do Brasil.
saiba mais

O estudo compara a situação brasileira com a de outros países e mostra que, em 2014, a concentração de renda aqui superava, por exemplo, a registrada nos Países Baixos, França, Itália, Reino Unido e Japão, onde os 5% mais ricos detinham, respectivamente, 19,2%, 21,5%, 23,2%, 26% e 27,5% da renda e patrimônio.

Por outro lado, Alemanha e Estados Unidos eram países que, também em 2014, detinham uma concentração de renda maior que no Brasil. Quando considerados também os 5% mais ricos daqueles dois países, eles tinham 28,1% e 34,6% do total da renda e patrimônio, respectivamente.

Ainda de acordo com o estudo, o grupo formado pelo 1% mais rico no Brasil detinha, em 2014, 14% do total da renda e do patrimônio do país. Já nas mãos do 0,1% mais rico está 6% da renda e patrimônio brasileiros.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem é do G1.

9 comentários:

Mordaz disse...

Isto só mostra que taxar os mais ricos não soluciona o problema de um país. É só para atingir a miséria cubana mais rápido. Inviabilizar a iniciativa privada e acabar com a arrecadação.

Mordaz disse...

Isto também derruba a demagogia que a concentração de renda no Brasil é diferente de outros países. Mostra que na verdade é menor.

Anônimo disse...

Os mais ricos de verdade são os parasitas públicos de alto escalão, que têm o Paraíso na Terra, assegurado por estabilidade vitalícia.

Anônimo disse...

O OURO TERMINOU E A GALINHA ESTA MORTA!

LULA E O PT MATARAM A GALINHA DOS OVOS DE OURO.

NUNCA TANTOS FORAM ENGANADOS POR TANTO TEMPO POR MENTIROSOS VIGARISTAS PETISTAS,"NUNCADANTEZ".

A MUDANÇA DA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS NÃO NECESSARIAMENTE QUER DIZER QUE TIRAR DOS RICOS E DAR AOS POBRES, COMO PENSAM OS GOVERNOS SOCIALISTAS FRACASSADOS.

CUBA É EXEMPLO,VENEZUELA QUASE LÁ,A IGUALDADE NA MISÉRIA E NA POBREZA.

OS PAISES QUE ELEVARAM O PADRÃO DOS POBRES FOI ENSINANDO A PESCAR E ALCANÇANDO CANIÇO E ANZOL PARA QUE PESCASSEM.

ESCOLA,ENSINO,MIDIA VALORIZANDO TRABALHO E A PRODUÇÃO.

NO BRASIL,INVESTIRAM EM MEGAESTADIOS DE FUTEBOL,BILHÕES EM RECURSOS INUTEIS JOGADOS FORA, ESTRAGANDO,SEM RETORNO,MIDIA VALORIZANDO IDIOTICES,FALSOS VALORES.

O JAPÃO EXEMPLO ,TODO O PRIMEIRO MUNDOÉ A CARTILHA DO TRABALHO E DO CAPITAL PRIVADO,QUEM TRABBALHA,PRODUZ RIQUEZAS ,USUFRUI EM FUNÇÃO DISSO.

SE SIMPLESMENTE DEREM ESMOLA AOS POBRES PERMANECERÃO ETERNAMENTE NA POBREZA

O PT QUER MANTER OS SEM TERRA SEM TERRA PARA TER "EXERCITO DE STÉDILE"

O PT QUER MANTER O POVO NA IGNORANCIA PARA QUE PERMANEÇA MASSA DE MANOBRA,IGNORANTE E ENGANADO ETERNAMENTE.

O PT ROUBA E DEIXA ROUBAR AO CONTRARIO DO QUE DIZIA.

NÃO TEM NO MUNDO PARTIDO POLITICO ALGUM QUE ENRIQUECEU COMO O PT

ROUBOU,CORROMPEU E QUEBROU O PAÍS.

O PT MATOU A GALINHA DOS OVOS DE OURO

O OURO TERMINOU E A GALINHA ESTÁ MORTA.

PS.:LULA E O PT APENAS FALAVAM A FAVOR DOS POBRES, MAS ERAM BANDIDOS E LADRÕES COMO SE COMPROVA,ROUBARAM E ENRIQUECERAM AS CUSTAS DA QUEBRA DO PAIS.

AQUILO QUE FALAM,"LOBOS EM PELE DE OVELHA"

BATERAM A CARTEIRA DOS POBRES.

Anônimo disse...

Isso só mostra que se acabarmos com estes 5%, perderemos provavelmente 28% (senão mais) da riqueza do país, pelo simples fato que a grande maioria deles são aqueles que produzem nossa riqueza e são os que geram empregos para os demais (exceto funcionários públicos, porque o Estado não produz riqueza, apenas a confisca e a redistribui).

Anônimo disse...

temos de tirar de quem tem pra dar pra quem não tem.

Anônimo disse...

Aposto que grande parte destes 5% são petralhas pilantras!

Anônimo disse...

Tem uma falha nesta avaliação. Nos outros países a maioria do povo tem ações em vários investimentos. no Brasil pouca gente investe me ações. Temos que verificar em quanto isto importa em valores. Tenho um amigo americano e um italiano e ambos tem ações de várias empresas, isso forma um pacote de pequenos investidores. Coisa que não acontece aqui. Ou seja comparação fora da realidade.

Joel

Anônimo disse...

Esse é o governo dazelite petista. Cadê a distribuição de renda? Cadê a política social para tirar da pobreza os miseráveis?
O que vemos é o aumento das favelas, dos moradores de rua, craqueiros, prisões superlotadas, bandos do mst vagando pelas rodovias como zumbis em troca do kit petista de sobrevivência (pão, mortadela, 30 pilas, ônibus), cotas que não ajudam pra nada, armamento pesado na mão de adolescentes miseráveis,...
O Brasil está no nível da Nigéria, Iraque, Somália,...
O pt tem horror de quem quer empreender e prosperar!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/