Shain, pai e filho, donos do Banco Schain, confirmam que Lula avalizou propina para Bumlai repassar ao PT

Em depoimentos prestados hoje ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, Milton Schahin, um dos donos do Grupo Schahin, e seu filho, Fernando Schahin, ex-executivo da empresa, relataram ao magistrado como se deu a quitação do empréstimo de 12 milhões de reais concedido pelo Banco Schahin a José Carlos Bumlai. Em prisão domiciliar na Lava Jato, o pecuarista confessou ter destinado o dinheiro ao pagamento de dívidas de campanha do PT. Segundo a Operação Lava Jato apurou, no entanto, parte do valor teve como destino o bolso do empresário Ronan Maria Pinto, preso na 27ª fase da Lava Jato, a Carbono 14, e supostamente envolvido no caso do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.

A reportagem abaixo e o texto acima são do site de hoje de Veja. Leia tudo:

Embora ressalte não ser responsável pela parte financeira do grupo, que engloba o banco, Milton Schahin contou a Moro que em 2006, dois anos depois do empréstimo a Bumlai, procurou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para pedir apoio político ao interesse da empresa em um contrato de operação de navio-sonda com a Petrobras. Segundo o empresário, Vaccari foi evasivo em um primeiro momento, mas, depois de consultar petistas, voltou com uma proposta: o partido, padrinho político do diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, a quem caberia assinar o contrato de 1,6 bilhão de dólares, apoiaria o pleito da Schahin se o acerto com a petrolífera quitasse o empréstimo contraído pelo pecuarista.

Milton Schahin não soube especificar ao magistrado quais petistas avalizaram a proposta de Vaccari, mas seu filho deu a Moro uma pista. Segundo Fernando Schahin, Bumlai o abordou em um evento de um banco internacional, em 2007, e, alegando ter "relações com a Schahin", perguntou sobre as negociações com a Petrobras pela operação do navio Vitória 10.000. Fernando afirma ter respondido que "estavam em andamento" e, antes de se despedirem, ouvido do pecuarista e grande amigo de Lula que "o presidente está abençoando o negócio".
A versão de Fernando Schahin confirma a delação premiada de seu tio, Salim Schahin, sócio do grupo a quem cabe a administração do banco. Segundo Salim, "Bumlai chegou a dizer a Fernando que o negócio estava 'abençoado' pelo presidente Lula" e "o depoente e seu irmão Milton também receberam de Vaccari a informação de que o presidente estava a par do negócio". Fernando nega ter participado da operação fraudulenta que compensou o empréstimo com o contrato bilionário.


CLIQUE AQUI para saber mais. 

5 comentários:

Anônimo disse...

É O FIM DE LULA, SÓ QUE NÃO!!!! TANTO ASSIM QUE, SÓ EM 02 DE JANEIRO DE 2027, LOGO APÓS LULA ENCERRAR SEU 4º MANDATO, O BRIOSO STF, VALENTEMENTE, DECIDIRÁ QUE O COMPANHERO JARARACA NÃO PODERIA TER SIDO NOMEADO POR DILMA MINISTRO DA CASA CIVIL NO ANO DA GRAÇA DE 2016!!! LULA, ENTÃO COM 80 ANOS DE IDADE, TERÁ SEU PROCESSO ENVIADO A CURITIBA, E FICARÁ NAS MÃOS DO TERRÍVEL JUIZ MORO, O QUAL, CONSIDERANDO O ESTADO DE SAÚDE DO OFÍDIO, QUE SE ENCONTRA TOMADO DE CIRROSE HEPÁTICA DEVIDO AO VÍCIO DA PINGA, COMUTA SUA PENA PARA PRESTAÇÃO DE CESTAS BÁSICAS, EM BENEFÍCIO DOS ACAMPADOS DO MST, QUE SE MULTIPLICARAM POR 20 DURANTE SEUS ÚLTIMOS DOIS MANDATOS!!! O NYT, A PEDIDO DO PT, PUBLICA NOTA DE REPÚDIO AO JUIZ MORO, E AFIRMA QUE TUDO NÃO PASSOU DE UM "GOLPE DAZELITE BRASELERA"!!! FIM DO DRAMA BRASILEIRO E DA LAVA JATO!!!!

Anônimo disse...

Tudo bem. Teve propina, repassada ao pt. Mas, o homem mais honesto NÃO SABIA.

Anônimo disse...

E daí que Lula avalizou?!!! O ÚNICO JUIZ COM CORAGEM NESTE PAÍS (DR. MORO) PARA MEXER COM LULA FOI PROIBIDO DE PROCESSA-LO!!! O STF? Esses caras foram nomeados por Lula, que os chamou de COVARDES e nada lhe aconteceu!!! Alguém acha que o PGR e o STF do PT vão ter CORAGEM para processar LUla? Vão é sentar encima do inquérito até a prescrição!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Avalizou como? Tem a assinatura de Lula? Não? Tem gravação com Lula autorizando o crime? Não? Tem e-mail ou um bilhetinho que seja, com Lula mandando fazer? Não? Que merd@ é essa, então?!!!! Isso NÃO É PROVA, é só FOFOCA!!!!!

Anônimo disse...

Petralha 22:04 que DISCURSO mais BOBINHO! Guarde saliva para teus
coleguinhas PETRALHAS, que tem duas ALAS: Os RETARDADOS e os LADRÕES.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/