Lava Jato prende ex-secretário do PT e obriga depoimento de Delúbio. Investigação pode desvendar assassinato de Celso Daniel.

Delúbio, de novo. Esta manhã, ele foi levado coercitivamente para depor na PF. Seu ex-companheiro de direção nacional no PT, o secretário Silvio Pereira, já está na cadeia. 

Foco da nova fase, batizada de Carbono 14, está no empréstimo fraudulento concedido pelo Banco Schahin ao PT de 12 milhões de reais

Desta vez, o foco das investigações é um empréstimo fraudulento concedido pelo Banco Schahin, cujos recursos teriam sido usados para a quitação de dívidas do Partido dos Trabalhadores. Mais do que apenas o rastreamento do dinheiro, a nova fase, batizada de Carbono 14, traz de volta o fantasma do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT).

Foram presos na nova fase o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira e o empresário Ronan Maria Pinto. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o jornalista Breno Altman foram conduzidos coercitivamente. 

Leia o que escreve Veja desta manhã:

Conforme revelou VEJA em 2012, o publicitário e operador do mensalão Marcos Valério revelou em depoimento à Procuradoria-Geral da República que Ronan Maria Pinto, um empresário ligado ao antigo prefeito, estava chantageando o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para não envolver seu nome e o do ex-presidente Lula na morte de Daniel. Segundo os investigadores da Operação Lava Jato, pelo menos metade do empréstimo fictício contraído junto ao Banco Schahin acabou desaguando nos bolsos de Ronan.

A Polícia Federal quer entender todos os capítulos dessa história e cumpre na manhã desta sexta doze mandados para aprofundar a investigação sobre o esquema de lavagem de capitais de cerca de 6 milhões de reais do empréstimo, considerado crime de gestão fraudulenta do Banco Schahin. As medidas estão sendo cumpridas em São Paulo, Carapicuíba, Osasco e Santo André.

A procuradoria afirma que o dinheiro deste empréstimo ao PT acabou gerando prejuízo para a Petrobras, já que os valores só foram liberados depois que o Grupo Schahin pagou propina para vencer a concorrência e ser operadora do navio-sonda Vitória 10.000. Apenas este contrato chegou a 1,6 bilhão de dólares.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

12 comentários:

Anônimo disse...

"O Lula , o PT e esse Foro de São Paulo (conferência de partidos de esquerda latino americanos) são bandidos da laia do Eduardo Cunha, topam tudo"

RJ

Anônimo disse...

Está na hora de anunciarem o mandante do crime cometido lá atrás. Saibem,meliantes, que um esqueleto não fica muito tempo escondido no armário. A justiça se fará, cedo ou tarde.

Anônimo disse...

Olha, pelo pouco que eu entendo, só tem uma salvação para o Delúbio e o Silvinho: Seguir os passos do mentor intelectual da seita e buscar abrigo no Foro Privilegiado!

Anônimo disse...

Não adianta os ptistas quererem destruir o juiz Sergio Moro. Não cola. O povo apoia o grande, o destemido juiz.
Tenha vergonha, STF.

Anônimo disse...

Cade as alGemaS do sapo barbudo, e Janoooo ENGAVETADOOO DO PT, ainda disse q ele pode ser ministro,E O STF o liberou por enquanto de Cuririba -p ele nao ser preso.... BANDALHEIRA

Anônimo disse...

A investigação feita pela Policia Civil de SP, responsável pela investigação, diz que foi crime comum, inclusive corroborada com a justiça Estadual de SP, afinal os assassinos já estão cumprindo pena. A propósito e, com relação a recente morte do Policial Civil da Policia de MG que fez várias acusações contra aécio neves do PSDB, algum comentário?

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:38 h: leia o livro Assassinato de Reputações.

Justiniano disse...

O PT está com as mãos ensanguentadas, porque Celso Daniel executado, Toninho do PT prefeito de Campinas executado, Eduardo Campos executado.

E muitas acreditam ser o Lula et caterva os responsáveis por mandar matar.
Isto demonstra ser uma organização criminosa igual a máfia, que eliminava os saíram do esquema.

fred oliveira disse...

Romeu tuma nunca foi processado por Lula e o Gilbrto Carvalho pelo qu ele revelou em seu livro. E o pt, hein? Dois tesoureiros presos, um secretario geral, um senador e lider do governo, um deputado presidente da camara, outro presidente da camara, so' top de linha, presos. Isto e' um partido? Com a palavra o TSE e o Supremo.

Anônimo disse...

Se vão investigar a morte de Celso Daniel vão passar por cima da justiça Estadual de SP, como querem passar por cima do STF?

Anônimo disse...

Sim, tem comentário, PTRALHA as 10:38!

O DINHEIRO que teu partido desviou serviu para corromper autoridades policiais e postar difamações nos jornais e sítios do cara que está hoje preso em Curitiba e te denunciará.

Anônimo disse...

Esse trouxa disse que o mensalão viraria piada de salão. Para ele, foi piada de mau gosto. Se lascou bonito! Se bater com a lingua nos dentes, terá o mesmo fim de Celso Daniel.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/