Artigo, Vinicius Torres Freire, Folha - O cenário ainda é de recessão, porque depressão é quando a Dilma perde o emprego

Circula na praça do mercado uma versão da velha piada tétrica sobre a diferença entre recessão e depressão. Na recessão, seu vizinho perde o emprego. Na depressão, você também perde o emprego. Recuperação é quando a Dilma perde o emprego.

A aversão a Dilma Rousseff entre gente graúda de empresa e finança não é novidade, embora nem sempre tenha sido assim. A alergia grave espraiou-se de modo fulminante entre 2012 e 2013, ano em que o país quase inteiro descobriria que "era infeliz e não sabia", na frase do cientista político André Singer.

Nova é a conversa sobre depressão, espécie teratológica de recessão, que nem é o caso do Brasil, embora não exista definição geral desse desastre econômico. Mas a depressão dos ânimos de consumir e investir é profunda, se prolonga de modo raro e dificulta muito a saída do atoleiro. A desesperança abissal deve ser agravada neste 2016, em que a dor maior da crise vai chegar ao cidadão comum.


Os diversos índices que medem a confiança do consumidor divergem quanto ao registro de quando começou a tendência de baixa contínua dos ânimos: abril de 2012, fevereiro de 2013. Não há dúvida sobre a derrocada sem fim que começou com o choque da virada para 2015, quando, em palavras e atos, a presidente reeleita demonstrou que mentira na campanha (vieram alta de juros, notícia de arrocho, golpe da conta de luz etc.). Qualquer que seja a medida, é uma longa desesperança.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

3 comentários:

Unknown disse...

Políbio, quando a anta perde o emprego, isto se chama recuperação, não depressão.

Anônimo disse...

Pensei a mesma coisa. Depressão eh o momento atual. Se o PT sair do poder entraremos na recessão para em seguida entrarmos no crescimento.

Anônimo disse...

Pensando melhor vou retirar o que eu disse há pouco. Talvez o editor queira dizer que as coisas ainda não estão tão graves porque a classe política ainda não está se mexendo. Teremos que chegar a depressão para que eles tomem providências.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/