Artigo, Ruy Castro, Folha - O dilmês em seu apogeu

Getulio Vargas começava seus discursos com um longo, lento e sofrido “Trabalhadooooores do Brasil…” -ele pronunciava zil, não zíu- e não precisava dizer mais nada. Jânio Quadros falava português do século 17 com sotaque de “PRK-30” -renunciou à presidência da República e se explicou: “Fi-lo porque qui-lo”. E Lula habituou-se a mentir, desmentir-se, dizer e desdizer-se com tal ênfase que ainda o levam a sério. Mas, à sua maneira, todos davam o recado. Já Dilma Rousseff, diante do menor improviso, acerta caneladas em palavras, períodos e significados.

No fim de semana, Dilma declarou que esperava “integral confiança” de seu vice Michel Temer. O que significava? Que Temer tinha “integral confiança” nela. Na verdade, Dilma, com seu estilo patafísico de falar e governar, queria dizer que ela, sim, é que tinha “integral confiança” nele. Michel Temer entendeu e, para não perder tempo, respondeu que, ao contrário, Dilma “nunca confiou” nele. Pronto, deu-se a crise.

Aposto que, nos anos 60, quando deveria estar lendo “A Moreninha”, “A Mão e a Luva” ou “O Guarani”, clássicos românticos da literatura e então modelos de como falar e escrever, a menina Dilma estava mergulhada nos manuais de Althusser, Plekhanov e Lukàcs, ásperos vade-mécuns do marxismo, traduzidos do espanhol. Isso pode ter forjado o seu jeitão de caminhar, abrindo caminho com os ombros, e principalmente sua crespidão mental.

Muita gente pensa bem, mas se exprime mal. Dilma congrega o pior dos dois mundos. O histórico disso está no recente “Dilmês – O Idioma da Mulher Sapiens”, de Celso Arnaldo Araujo, um apanhado crítico e altamente documentado das batatadas de Dilma, de seus tempos de superministra de Lula até agora.

Hoje, este é um livro sério e preocupante. No futuro, será um clássico do humor brasileiro.

15 comentários:

Anônimo disse...

Vai para a história.
Desregulou e quebrou sistema elétrico.
Quebrou a Petrobras.
Aos poucos vai quebrando o Brasil.
Em mais 3 anos vai nos levar para a ruína total.

Anônimo disse...

Quando dilma falou que esperava "integral confiança" no Temer ví logo que se tratava de uma dilmada. Uma pessoa cujo cérebro imcompatibilizou-se com suas palavras deveria falar o mínimo possível, para não atrapalhar.

Anônimo disse...

E dizer que essa figura é presidente(A) da república federativa do Brasil...! Tristeza...!!!

Anônimo disse...

Polibio, tem um comentário da Dilma em que ela diz que a Zika é transmitido pelo mosquito que ao botar o ovo transmite a doença. Estamos fu..........................zilados e mal pago.Rui Barbosa tinha razão.

EUGENIO disse...

DILMA EM MOMENTO DE GRANDE INSPIRAÇÃO:

"A MULHER ABRE O NEGÓCIO,TEM FILHOS,CRIA OS FILHOS, SE SUSTENTA,TUDO ISSO ABRINDO O NEGÓCIO"

EUGENIO ENTÃO DEDUZ:

QUANTO MAIS ABRIR O NEGÓCIO MAIS A MULHER FATURA

(ELA DEVE TER PENSADO:SE ABRO O NEGÓCIO,FAÇO OS FILHOS,DO NEGOCIO CRIO OS FILHOS,E ME SUSTENTO, ENTÃO EXISTO!)

BASEADO NESTA OBSERVAÇÃO DE MULHER SAPIENS DEDUZIMOS:

QUANTO MAIOR O NEGOCIO MELHOR!

MAIS DEDUÇÕES PODEM SER FEITAS PELOS COMENTARISTAS NESTE BLOG,POIS A FRASE É FANTASTICA! FANTÁÁÁÁSTICA VINDA DA BOCA DA MAIOR AUTORIDADE DO PAÍS, A NOSSA MULHER SAPIENS.

A NOSSA MULHER SAPIENS! NINGUÉM NO MUNDO TEM UMA ASSIM!

VIVA NÓIS! VIVA NÓIS!

Anônimo disse...

A DILMA foi encarregada de vender cavalos. Usando seu conhecidíssimo
"tino de comerciante", avisa ao dono da tropa de cavalos:
"Olha, chefe, o negócio da égua está aberto e o negócio do cavalo está duro!!!"

Anônimo disse...

O Brasil não pode dar certo, não tem como kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Kkkkkk só rindo Dilma idiota sapiens!

Anônimo disse...

Gilma eh o orgulho nacional . A Ofelia mineira , afilhada do palanque ambulante . Nao entendi essa estoria da mulher abrir o negocio. Tem a ver com a saudacao aa mandioca ??? Essa senhora deveria ter sido interditada , antes mesmo do processo de impeachment !!! Fora Gilma, Gilmo , famiglia e o PT !!!

Anônimo disse...

Políbio, pensando bem, como uma CABEÇA confusa e desarticulada, como a da Dilma, poderia dirigir UMA ECONOMIA TÃO COMPLEXA como a do Brasil ? Jamais poderia, é claro !!! Ora, mas tinha no Ministério da Fazenda um economista da FGV ... Bem, como sabemos, Dilma com seu temperamento forte, marxista, não dava ao economista protagonismo algum na DIREÇÃO DA ECONOMIA do Brasil. E Dilma, que quis aprender economia "brincando" de economia ... só podia mesmo jogar o Brasil, irresponsavelmente, nas "PROFUNDEZAS" em que nos encontramos !!! E, enquanto ela não for AFASTADA, nossa economia NÃO reagirá ... IMPEACHMENT JÁ !!!!!!

Anônimo disse...

Como assim? Abrir lojinha de 1,99? Abrir um puteiro onde também se abrem certos negócios? Plantar mandiocas? Não sei se rio ou se choro!

Anônimo disse...

A Dilma abriu uma negócio onde o almoço é servido na própria empresa.
Como o local de refeições é pequeno, afixou uma ordem na entrada:
Servir todas as mesas e aguardar. Concluída a refeição, avisar em
alto e bom som:
Agora levanta os homens para comer as mulheres.

Anônimo disse...

A mulher sapiens saudando a mandioca, estocando o vento e agora abrindo o negócio!
O Brasil tem futuro, talvez depois de 2018...

Anônimo disse...

Alô, comentaristas, por respeito ao protocolo, usem eufemismos! Nada de palavrões explícitos! O Natal vem aí, hohoho

Anônimo disse...



Cala a boca, Ofélia!!!! KKKKKKK !!

E a história da mandioca, tá no livro???!! Petista é mesmo uma raça de gente muito inteligente para ser liderada por isso ai!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/