Opinião do editor - Sartori trabalhou com paciência e encerrará o ano com ganhos para o povo gaúcho.

Embora não tenha conseguido aprovar medidas mais amargas como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a extinção da CESA e de três Fundações, tudo já proposto, o governo conseguiu desovar da Assembléia um leque nada desprezível de medidas de duros ajustes fiscais  e de reforma do Estado, algumas até antipopulares, mas necessárias e vitais pra recolocar o Estado a serviço da população e não apenas do corporativismo e da nomenklatura. Isso mostra que mesmo com defecções na base, a maioria dos deputados entendeu a gravidade da herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro. Não foi apenas o legado de déficit bilionário de R$ 5,4 bilhões, mas a cultura da gastança irresponsável, descontrolada, demagógica, populista e atrasadíssima. Governos anteriores do campo democrático, como os de Rigotto e Yeda, tentaram tocar propostas semelhantes e não conseguiram êxito. O governo anterior, tentou reduzir os pagamentos das RPVs e não teve sucesso. Os governos Olívio e Yeda tentaram aumentar o ICMS e não conseguiram.

O conjunto da obra produzirá inevitáveis aumentos de receita e reduções de gastos, caminhando na direção do ajuste das contas públicas, portanto da retomada da capacidade do Estado para manter seus compromissos em dia e investir. 

Sartori operou com paciência invulgar e determinação clara, mirando em objetivos de cenários sustentáveis que não são passíveis de conquista imediata, mas apenas alcançáveis no médio e longo prazos.

BALANÇO

O balanço dos projetos enviados e aprovados para a Assembléia mostra o êxito do esforço de Sartori até agora. 

O sexto e último pacote deste ano, ainda mais profundo, irá na semana que vem para o Legislativo. 
Das 29 propostas que integram o chamado Ajuste Fiscal Gaúcho, o Legislativo já aprovou mais da metade (58%) das medidas (projetos de leis e projetos de lei complementar). Ainda tramitam na Casa 12 PLs. Dois decretos e nove medidas administrativas, que não necessitam do aval do Parlamento, foram implementadas pelo governo.

Das 17 propostas aprovadas, o destaque é o PLC 303/2015, que instituiu a Previdência Complementar para os novos servidores estaduais, a exemplo do modelo adotado pelo governo federal.

26 comentários:

Anônimo disse...

Só espero que o Sartori não caia na gastança populista depois que a casa estiver arrumada, pois isso está levando o RS ao atraso.
Precisamos de estradas, segurança, saúde e boa educação, caso contrário, de estado de ponta passaremos a ser o Maranhão do sul.

elias disse...

O povo gaucho ganhou foi uma conta impagável nos próximos 30 anos.
E não vejo ninguém diminuindo o estado ineficiente e gastador.
Tudo o que o caipira de um partido que sustenta a petralhada no governo, foi assegurar o pagamento do fantástico aparelho estatal, com suas mordomias e dinheiro jogado fora.

Para o povo não sobra nada, só o dever de pagar a conta!

Anônimo disse...

Apesar das críticas da petralhada e incautos que vão na onda, eu continuo firme com o Grigo, esse me representa!

Anônimo disse...

Aumento de impostos é ganhos para povo gaúcho ou para o governo gaúcho?

Anônimo disse...

Políbio, aumentar ICMS, reduzir RPV, aumentos de impostos é fácil, tem é que extinguir e desidratar estruturas indefensáveis como a fundação de recursos humanos, a metroplan, a FEE, a corag e outras mais. Sartori deve mexer nessa estrutura de reforma. Não é possível o governo em crise , oferece 11% de aumento para os empregados públicos celetistas das fundações públicas. é zombar do povo gaúcho.

Anônimo disse...

Polibio, já que gostaste tanto do governo do Tiririca, pega ele pra ti.
Só não esquece que o dono dele precisa jogar escova todo o dia e dar risadas de piadas sem graça.

Anônimo disse...

GANHO PARA O POVO GAÚCHO ? ENTÃO BAIXARÁ IMPOSTOS ?

OU SERÁ QUE ALMEJA 'GANHO POLÍTICO PARA SI' ? AGUARDEMOS, TEMPO DIRÁ.

Anônimo disse...

O Estado paralisado e o editor defende o Sartori. Nunca se viu tamanha letargia, nem com o Rigotto que passou pelo governo e ninguém nem lembra. Faça-me o favor.

Anônimo disse...

Acabei de assitir na TV as chamadas do DEM em que o Agripino Maia disse que:
"MAIS IMPOSTOS NÃO RESOLVE A CRISE"
Só ele não falou se isso vale no nível federal ou estadual - não sei como o DEM gaúcho votou no dia da votação do aumento de ICMS

Anônimo disse...

Medidas mais profundas. Ele já desmontou o Estado. Se aprofundar mais, fecha as portas e dá férias coletivas.

Anônimo disse...

Como ascoiosas mudam.
































Como as coisas mudam.
Agora até o Políbio é a favor de aumento de impostos
Quem sabe agora ele lidera uma campanha pela aprovação da CPMF








Anônimo disse...

Aqui se vê a diferença entre um governo irresponsável, daqueles que depois deles o caos, e um governo responsável, que pensa no futuro de todos. Aprendam demagogos.

Ivo Leo Hammes disse...

A VERDADE é que o Governador Sartori pegou um grande ABACAXI. Qualquer outro administrador sério teria que se defrontar com estes problemas. Torso para ele não perder a paciência e enfrentar as críticas com ALTIVEZ. Enfim, gauchada, vocês prefeririam um governante do tipo Atraso Genro?

Anônimo disse...

Oi pessoal não vamos cair na armadilha do dilema>
PT ou anti PT; Tarso ou Sartori; Democracia ou Ditadura....
Nem um nem outro.
Não podemos substituir esterco por merda!
Ladrão por corrupto dissimulado.

Existem outras alternativas.

Cuidado com o dilema

Anônimo disse...

Aumento de impostos, aumentou a violência, não fez os repasses pra saúde, reduziu as rpvs. Governo de lixo. Opinião do editor como sempre, um apanhado de incoerência e devaneios.

Anônimo disse...

Aprender a pagar em dia juízes, descontar dos servidores e aumentar impostos do povo? Não, obrigado!

Anônimo disse...

Ainda estou esperando que ele dê jeito para acabar com o cabidal de empregos das estatais inúteis.

Anônimo disse...

FORÇA, SARTORI! ESTAMOS AO SEU LADO! VAMOS JUNTOS CALAR A BOCA DESSA CORJA DESTRUIDORA DE PETISTAS QUE, EGOISTICAMENTE, DESTRUÍRAM NOSSA TERRA. TEM MUITA GENTE QUE TORCE POR VOCE E SABEMOS QUE RECOLOCARÁ O RS NO PRUMO.

E DIGO MAIS: SE QUISER, SERÁ O PRIMEIRO GOVERNADOR DO RS A SER REELEITO. FORÇA, SARTORI! MOSTRA PARA ESSES COMUNAS O QUE UM GRINGO COMO NÓS É CAPAZ DE FAZER!

Anônimo disse...

A estratégia de "secar gelo" não vai levar a nenhuma alteração fundamental na situação das finanças do Estado.
Sartori inverte as prioridades - PRIMEIRAMENTE deveriam vir os cortes na estrutura da máquina, ou seja PRIVATIZAÇÕES e EXTINÇÃO de estatais.
Neste ponto está faltando coragem, vontade e sustentação política.
Nem os "cachorros mortos" como a CESA, TVE, IRGA e Cia Ltda form liquidados ainda.

Anônimo disse...

Traduzindo o anônimo de 12 de novembro de 2015 21:35:

Ninguém presta, todos são corruptos, então o melhor era ter deixado o Farso roubando e a Dilma assaltando.

Anônimo disse...

Deveriam alterar a legislação para reduzir salários e quantidade de servidores. Afinal, vivem mexendo nos "direitos adquiridos" dos aposentados da previdência (INSS), mas não tem nenhum cabra macho para mexer com o funcionalismo? Os povo já fez sua parte pagando os tributos, agora os governantes e servidores tem que entregar o que prometem e manda a lei. Ou, para eles a lei não vale?

Anônimo disse...

O governo do Sartori ta cheio de problemas a resolver e tenho minhas criticas, pois votei nele, só de não ver mais as caras cínicas dos pestistas, trotskystas e petralhas me serve. Ainda tem restolhos do PT no governo, parecem cupins que quando se instalam nem o jimo cupim resolve.
O próximo passo e varre os pts daqui de Novo Hamburgo.
Joel

Anônimo disse...

por enquanto, todas medidas são para imputar maior encargo aos contribuintes, que se confundem com o POVO. Prezado editor, vá lavar seus óculos e para de fazer como a RBS, vendendo merd* enlatada. Precisamos produtividade.
Qual o ínfimo retorno para a população?

Anônimo disse...

O problema sao os eleitores gauchos.. arruma a casa e depois eles colocam outro comunista para gastar tudo e mais um pouco....

Vivian disse...

Eu confesso que esperava mais dele..Nem se compara com o Tarso, porém me decepcionou ao não enxugar os custos do funcionalismo. Quer dar exemplo ? Acabe ou corte muito mais os cc's. O povo e o estado está sofrendo. Faltou dar o exemplo pra que a gente pague essa conta que infelizmente é nossa mas não sinta que estamos sendo trouxas. Eu estou disposta a ajudar, mas ta faltando mostrar mais serviço sim. Eu confiava nisso.

Anônimo disse...

Ó... vai dar pra aumentar o própio salário e os de sua trupe... Meu partido é os bolso grande!!!!!! huahuahuahuahuahu

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/