Artigo, Darcy F.C. dos Santos - A frase do governador.

Vai a seguir o artigo que acabou de postar o economista gaúcho Darcy F.C. dos Santos. A versão integral está no link. O editor compartilha do mesmo ponto de vista e também da análise.

Leia:

O governador Sartori, num desabafo de quem dirige um Estado quebrado, disse que “os servidores devem dar graças a Deus que têm estabilidade”. Isso foi dito num contexto em que os empregados da iniciativa privada estão estrando no regime de “layoff” (redução temporária dos salários) ou, simplesmente, perdendo o emprego.

 Isso, no entanto, não significa negar o direito à estabilidade, que é uma disposição constitucional e que, apesar dos problemas que causa em muitos casos, sua não existência poderia ser pior. Sem ele, o serviço público poderia não ter a continuidade necessária, porque os servidores ficariam à mercê dos desígnios políticos do governante da ocasião.
    
Essa afirmação do governador não passou de uma constatação, mas mesmo assim, causou grande descontentamento entre servidores e líderes sindicais, que pronunciaram impropérios, desconhecendo a realidade, como se o Estado do RS fosse uma ilha cercada de dinheiro por todos os lados.
    
Aldous Huxley, autor do livro “Admirável Mundo Novo” dizia que “fatos não deixam de existir porque são ignorados”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Sem estabilidade:

- juiz Sérgio Moro nunca levaria lava-jato adiante.
- receita federal, esradual e municipal nunca cobraria imposto de empresas doadoras de campanhas eleitorais.
-polícia nunca prenderia criminosos filiados a partidos políticos.
-etc, etc, etc

Porque saberiam que seriam sumariamente demitidos pelos seus chefes (políticos) se tentassem fazê-lo.

Estabilidade é necessária para muitas carreiras de estado (mas nem todas). Infelizmente nem todas as pessoas conseguem visualizar além da retórica "mamata de servidor público"

Anônimo disse...

E quanto a ele próprio e familiares ?

Anônimo disse...

O estado deve ter uma parcela de servidores estáveis e uma parte demissivel.

Anônimo disse...

E seguem o caos na cidade de porto alegre e região, sartori mantendo fundações com cabides de emprego e fgs,ccs, FDRH,CORAG,CESA,EGR,FEE e o pau comendo solto nas ruas, sem brigadianos suficientes e presídios para colocar os marginais. o Dinheiro público está onde não deveria estar, reforma já

Anônimo disse...

Esses políticos ladrões saquearam a União e os Estados, e agora esse grigo que que o funcionalismo público seja o bode expiatório!
Ele que vá buscar o dinheiro roubado com seus companheiros....

Anônimo disse...

Dou toda razão para o governador. Ele foi sincero e disse uma verdade. O estado não tem 11 milhões de funcionários públicos. O estado arrecada só para pagar o funcionalismo e ainda querem o pescoço do Sartori. Pq ficaram quietos qdo era o incompetente governador do PT...? sabiam por acaso donde elle conseguia pila para pagar os salários de vcs...?

Anônimo disse...

Isso já existe, os estáveis são os concursados e os demissiveis os milhares de CC s políticos.

Anônimo disse...

O número de servidores é estipulado pelo governo de plantão. Deveria existir limites para estes, além de requisitos objetivos para sua avaliação, também para os aumentos e demais penduricalhos que aumentam sua remuneração independente da vontade do Governo!
Sou Sartori!

Anônimo disse...

GRANDE COISA TER FALADO ISSO...AS QUERIDAS SE OFENDERAM...TENHO UM AMIGO QUE É SERVIDOR,E ELE FALA:TEM SERVIDORES APOSENTADOS QUE SÓ VÃO BATER O PONTO,FICAM O DIA TODO SEM FAZER NADA E TEM ESTABILIDADE,E FALAM AINDA QUE SE SENTEM SOZINHOS EM CASA,AÍ VÃO PARA SEUS "MERECIDOS TRABALHOS".E A MAIORIA COM 65,70 ANOS,TUDO NESTA FAIXA. JAMAIS ISSO ACONTECE NUMA EMPRESA PRIVADA,NEM EM SONHO.TODOS DIAS TÊM FUNCIONÁRIOS SENDO DEMITIDOS,MUITOS COM CARGOS AS VEZES ESSENCIAL NA EMPRESA,COM IDEIAS INOVADORAS,MAS AÍ BATE A CRISE,CONTENÇÃO DE DESPESAS E TCHAU EMPREGO.NO ESTADO AO CONTRÁRIO,DINOSSAUROS SE ARRASTANDO E NÃO PODEM SER DEMITIDOS.COMO UM ESTADO,A UNIÃO NÃO SE ENDIVIDAM? NÃO TEM COMO NÃO FICAR COM DÉFICIT.O PT É O MAIS IRRESPONSÁVEL DE TODOS,ELE NÃO QUER NEM SABER SE O ESTADO ESTÁ FALIDO,ELE TOCA CCs PRA DE DENTRO,CRIA ÓRGÃOS DESNECESSÁRIOS,COMO FEZ TARSO E OLÍVIO E O LULA NO PODER.SERVIDORES TÊM QUE AGRADECER QUE TEM ESTABILIDADE,ELES TÊM OLHAR PRA FORA AS VEZES,ABRIR A JANELINHA E DAR UMA ESPIADA

Anônimo disse...

Por um mero acaso, o governador falou alguma inverdade?

elton disse...

Parabéns ao governador, falou o que a imensa maioria pensa. Deveria haver mais facilidade para demitir funcionário público. Basta vc precisar de um serviço público para descobrir que muitos (com honrosas exceções), só estão aí para esperar o tempo passar e garantir o seu dinheirinho no final do mês.......e esperando a próxima greve....

Anônimo disse...

Funcionário publico precisa ser mais cobrado em produtividade, honestidade, ética, conhecimentos, enfim precisa SERVIR PARA ALGUMA COISA. É pago para isso!

Anônimo disse...

Funcionário publico precisa ser mais cobrado em produtividade, honestidade, ética, conhecimentos, enfim precisa SERVIR PARA ALGUMA COISA. É pago para isso!

Anônimo disse...

nas fundações públicas a pessoas com mais de 80 anos, algumas vão apenas para dormir no horário de serviço, não acreditem , deem uma passada numa fundação do lado praia de bellas e vasculhem os setores.

Anônimo disse...

O governador não disse nada demais, apenas uma constatação. Os petistas e os demais burros de plantão, por ignorancia ou ma-fé, tentam distorcer o que foi dito.

Anônimo disse...

economista de merda

Anônimo disse...

MORAL DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO estampada as 15:04:

"Sem estabilidade

- juiz Sérgio Moro nunca levaria lava-jato adiante......"

Melhor seria ter se calado.

Moral não se compra com concurso e nem com qualquer outra verba!


Anônimo disse...

O senhor Darcy esquece que o PT foi apoiado pelo PMDB em grande parte do governo. A operação Lava Jato, que envolve os partidos PP, PMDB e PT, iniciou com uma movimentação suspeita em 10 bilhões de reais. A falta do pacto federativo que concentra a maior parte das receitas ao governo federal é o ponto central da crise na saúde financeira do estado. A tal crise é a consequência que todos arcamos pelas mazelas dos governantes. Cada governo que passa se aproveita da estrutura para roubar o dinheiro público. Apesar de muitos não acreditarem, o maior entrave dos corruptos são os funcionários públicos que não se corrompem ao poder transitório. Aparentemente o recalque predomina em certas pessoas da sociedade por motivos obscuros ou falta de informação. Imaginem o pessoal da Policia Federal, o Juiz Federal Sérgio Moro ou a turma de juízes do TRF4 sem estabilidade. O senador petista Delcídio Amaral já teria demitido todos por investigarem este governo transitório que detêm o poder.

Anônimo disse...



Pelo fim da estabilidade!!

Pela implantação da meritocracia e serviços públicos de qualidade!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/