Artigo, Astor Warchow - Neoluditas (e o Uber)

Historicamente há uma dificuldade de aceitação “do novo”, principalmente quando ameaçador às razões de nossa zona de conforto (alimento, domicílio, trabalho e renda). São comuns as reações. Boicotes, greves, quebra-quebras e formalização de leis restritivas e imputação de tributos.

Novidades não faltam. Nas indústrias, a adoção de processos seriados, mecânicos e robóticos. Nos serviços e no consumo, o autoatendimento e o código de barras. No comércio e conhecimento mundial, a plenitude do mercantilismo e a globalização.

E nas relações de emprego e trabalho, as novas formas de contratação como terceirizações e quarteirizações. Ou seja, a ideia de “ter um emprego” dá lugar a ideia de “vender trabalho”.

Entremeando as novidades, a supremacia das novas tecnologias de conhecimento e comunicação. Por exemplo, o “WhatsApp e o Netflix” você já conhece. Assim como o aplicativo “Uber”, o serviço de táxi que faz sucesso mundial por oferecer agilidade, bom serviço e preço. E “Spotify” (músicas), “Booking Online” (turismo), “Airbnb” (hotéis) e “Amazon” (livros), você conhece?

 O “WhatsApp” está tirando o sono (e o dinheiro) das operadoras de telefonia celular. A mesma choradeira dos tradicionais canais de TV que perdem audiência para o “Netflix”.

CLIQUE AQUI para ler o artigo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem o Jornal do Almoço de hoje fez ótima entrevista com representando do Ministério Público, pôs os pontos nos is.

Em contrapartida não deveria ter passado a entrevista com o prefeito.

Anônimo disse...

Nada a ver, mas tudo a ver, a eptc é uma piada de mau gosto, novamente carros estacionados na venâncio aires, na quadra da jacinto gomes até a oswaldo aranha, isso que tá cheio de placas informando que é proibido parar/estacionar... Brasileiro é mesmo um povo sem educação e a eptc é uma piada, nenhum azulzinho à vista... Nunca.

Anônimo disse...

--O progresso tarda mas não falha... levei mais de vinte anos treinando e trabalhando como "letrista e cartazista" (faixas, placas, letreiros, cartazes, etc) quando finalmente me senti "seguro" e "profissional"... ZUMMMMM.... surge a informática e com ela os aplicativos que transformaram qualquer usuário em artista ou design como muitos se autodenominam.... as facilidades do progresso enterraram aqueles velhos fazedores de placas e faixas... senti-me um derrotado... odiei ser ultrapassado e ver qualquer guri de dez anos desenhando melhor que eu em vinte de experiência... a choradeira durou pouco, pois precisava sobreviver... e assim sem muita opção, ou melhor, com a única opção em vista - informatizei-me... descobri os os segredos da nova tecnologia e que ferramentas me serviriam... hoje passados quase vinte anos... continuo na mesma trilha... trabalhando sozinho em companhia de minhas máquinas e com uma produção que comparada aos tempos antigos seriam necessários no mínimo mais uns três ajudantes... RENDI-ME AO ÓBVIO... avanços tecnológicos e as oportunidades que surgem, apesar da gritaria momentânea de alguns, como eu disse O PROGRESSO TARDA MAS NÃO FALHA... assim será com o UBER e demais aplicativos similares... é questão de tempo... experto será o taxista que aprender com a onda...

Gil Rikardo / Joinville / SC

Anônimo disse...

Este prefeito e os seus proibiriam os carros elétricos, se já tivéssemos.

"estes carros elétricos estão pensando que são donos de Porto Alegre", diria ele.

Anônimo disse...

Calma,não é bem assim. O UBER não é tudo isso que estão apregoando. Não esta em todo o mundo. Tem muita controversia. Por exemplo, verifique quanto vai pagar de seguro contra terceiros, uma fortuna. Você quando pega um taxi normal esta segurado. Você andaria num taxi Uber sem seguro? Só porque te dão uma aguinha? Quanto você paga de taxca para o UBER? Não sou contra as alternativas desde que regulamentadas por lei. Em muitas cidades do USA não é tudol ivre. Vá se informas não vá na onda. Nada é de graça...nem o Whatsap.
Joel







Anônimo disse...

Testemunho muito bom, Gil Rikardo.
Nasci e moro em Porto Alegre. Já era. Tá uma bost@. Virou reduto comunista. Não precisa dizer mais nada.

Anônimo disse...

Não se preocupem, Fortunati somente quer "conversar" com o pessoal do UBER, depois ficará tudo aprovado pelo prefeito. Sabemos que véspera de eleição é necessário crise, sucateamento, polemica e mídia paga.

Anônimo disse...

A partir do momento que taxistas agrediram violentamente o motorista do Uber, perderam a razão para exigir. Foi um tiro - e que tiro - no pé.

Anônimo disse...

Não ando de taxi e não conheço ninguem que seja proprietário de taxi.
Mas...se não pode ser feita "reserva de mercado" para os taxistas, tambem não poderá ser feita reserva de mercado para a UBER.
Em seguida teremos a RUBE, a BURE, a BERU, a URBE, a REBU e seja lá o que vier, é só "criar um aplicativo".
Quando virar um pandemônio em mãos de gangs e traficantes ( hoje, com controle da prefeitura, já há traficantes no ramo), será um DEUS NOS ACUDA.
Vão reclamar pro bispo.

Anônimo disse...

“Não existe nenhuma legislação em Porto Alegre que embase a aplicação dessas penalidades. A nossa fundamentação é constitucional, baseada na Lei Federal que estabelece diretrizes para mobilidade urbana e prevê expressamente a possibilidade da existência de motoristas particulares”, frisou a Defensora Pública.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/