Os vices costumam trair seus presidentes. Conheça a lista dos traidores.

Ao lado, Pedro Aleixo, ex-UDN, um jurista respeitado, era vice do general Costa e Silva, que em 1969 sofreu um AVC e ficou imobilizado. Ao tentar assumir na vaga, Pedro Aleixo foi impedido pelos militares, que implantaram uma Junta Militar composta pelos ministros das três Armas. Para a vaga de Costa e Silva foi escolhido o general Emílio Garrastazu Médici. 


Desde que Vargas e sua ditadura fascista caíram em 1946, traíram os presidentes os seguintes vice-presidentes:

Café Filho, vice de Getúlio em 1954, depois derrubado pelos militartes.
João Goulart, vice de Jânio em 1961, depois derrubado pelos militares.
Pedro Aleixo, vice de Costa e Silva em 1969, derrubado pelos militares antes de assumir.
Itamar Franco, vice de Fernando Collor em 1992

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem não vai querer assumir o poder ?
Ainda mais aqui onde vice e nada é a mesmacoisa.

Mordaz disse...

A bem da verdade Jango não era vice de Jânio mas eleito absurdamente por erro da lei da época. Jango e Jânio eram de partidos adversários e adversários políticos, eleito pelo eleitor destrambelhado, desde aquela época. Eram de chapas diferentes. O eleitor votou no presidente, e em 180°, no vice. E quem era Jango? O herdeiro político do fascista Getúlio Vargas.
.
Pedro Aleixo era um vice biônico pelo voto indireto. Quem o colocou o derrubou quando quis..
.
Apesar de Itamar ser vice de Collor, não o derrubou e nem mesmo pertencia a partido algum. Um absurdo de situação. Assume com compromisso consigo mesmo.

Anônimo disse...

O CASO ATUAL TEMER NÃO SERVE PARA ASSUMIR A PRESIDÊNCIA.

NÃO CONTA COM APOIO SUFICIENTE PARA ISSO.

E O POVO SABE QUE É UMA CONTINUIDADE.

OU DILMA REALMENTE FAÇA UMA FAXINA GERAL, OU MILITARES TOMAM CONTA.

É A SOLUÇÃO.

Anônimo disse...

Todos os presidentes eleitos pela democracia só pensaram em si e jamais do povo brasileiro. Todos são muito ricos: Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma. Governos a base de troca de favores.
Quem estabilizou o pais, com a criação Real e acabou com uma inflação absurda foi o vice Itamar Franco. No meu entender foi o melhor presidente depois da ditadura.

Anônimo disse...

Pedro Aleixo traiu? Era o Vice-Presidente, e quando foi tomar posse foi jogado para escanteio por uma Junta Militar patética, o chamado "golpe dentro do golpe". Vocês estão cada dia mais fora da casinha...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/