Artigo, Igor Gielow, Folha - O governo Dilma é um cadáver insepulto

Título original: 
"Dilma e a entropia".

Uma das características em casos terminais é a legítima recusa do paciente em aceitar o oblívio iminente. É isso o que PT e o governo Dilma estão a fazer, como o programa de TV deles demonstrou.
Parece ínfima a chance de qualquer plano ter efeito além do prolongamento da crise, ao estilo Collor e seu "ministério ético" de 1992. Por isso, o que há hoje é uma série de cenários excluindo Dilma do jogo.
Não é golpe: atingimos o ponto em que a entropia impera. Conceito da termodinâmica, ela designa forças destruidoras dentro de um sistema de trocas de energia. Invariavelmente, segundo a teoria, num dado momento tudo é implodido por ela.
O governo hoje é um cadáver insepulto na Esplanada, e ninguém sabe bem o que fazer com o corpo. A Câmara está perdida, e o Senado é inconfiável. A economia está de joelhos e todos só temem o que mais sairá da Operação Lava Jato.
Normalmente, uma oposição forte surgiria como alternativa de poder, de aglutinação. Isso inexiste, até porque cada um quer uma coisa: Aécio torce por uma improvável nova eleição, Alckmin reza pela manutenção do cadáver em praça pública e Serra, pelo impeachment e por Michel Temer o transformar no que FHC foi para Itamar Franco. Tudo frágil.
O PMDB, fiel da balança em qualquer cenário, também está dividido, ainda que seus atores trabalhem mais em conjunto do que a vã filosofia afere. Temer e Eduardo Paes podem sonhar com horizontes. O vice está no fio da navalha, fiador da democracia ao mesmo tempo em que não pode parecer traidor; Eduardo Cunha lidera uma Casa inflamada, e Renan Calheiros sorri para os apelos infrutíferos de Dilma.
O desfecho é uma incógnita, como mostram os boatos (renúncia pronta, Lula ministro, Temer fora etc.) da sexta (7). Certezas: todo mundo está à mercê da Lava Jato, e o governo acabou sem começar. O resto fica por conta da potência da entropia. 


10 comentários:

Anônimo disse...

PT E PETRALHAS "SIFU"

O JUIZ DO "CULHÃO MORO" LIQUIDOU COM A BANDIDAGEM DO PT

PT UM ENTE MALIGNO DÁ SEUS ÚLTIMOS ESPERNEIOS.

JÁ HÁ UMA ESPÉCIE DE VÁCUO DE PODER.NA PENÚLTIMA VEZ QUE HOUVE, SARNEY SE ESCALOU E LEVOU A MELHOR.NA ULTIMA VEZ NO MENSALÃO LULA E O PT ESTAVAM NA LONA E FHC OS RESSUSCITOU,INFELIZMENTE.

E AGORA?

COM TEMER , HÁ O QUE TEMER, SIM.

Maria Aparecida Vieira Souto disse...

Só há uma saída: convocar uma rede nacional de todos os tipos de mídia, fazer um "mea culpa" e chamar a sociedade para um grande acerto. Fora isso, somente há a escuridão total.

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO.No entendimento de cada um dos líderes da oposição, externado neste artigo, discordo com a solução apresentada por José Serra. A classe politica dominante está fragilizada Entendo que o povo deve ser chamado para, através de uma eleição, dar solução ao Executivo e Legislativo, pois ambos se exauriram. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Pois eh, eh uma tragedia. O Brasil parado e sangrando e os politicos colocando seus interesses acima dos interesses da nacao. Muito triste , mas eu espero eh que Dilma nao venha a dar os costados por aqui, onde ela dispoe de varios imoveis para residir . Nos jah temos parias demais por aqui !!!

Anônimo disse...

QUEM ESTÁ VIRANDO CADÁVER É O POVO POIS SALÁRIOS NÃO ACOMPANHAM MAIS OS PREÇOS PARA SOBREVIVÊNCIA.

JÁ IMAGINARAM SE ALGUMA CATEGORIA GANHA-SE SEUS SALÁRIOS PARCELADOS ??

Anônimo disse...

Collor estava com a corda no pescoço e bradava: "Não vão me derrubar".

Anônimo disse...

Maria, me desculpe, não acredito em mea culpa de bandidos.
Seria apenas mais uma enganação.

Anônimo disse...

Maria Aperecida Vieira Solto das 16:25hs, eu como sociedade gostaria de participar deste grande acerto e sair com o bolso cheio também, não me deixem de fora!

Anônimo disse...

Eu acho que a propaganda do PT é mais para a cumpanherada do Foro de São Paulo dos outros países bolivarianos, senão esses caras são malucos mesmo, estão com a merda já batendo no pescoço e botando banca de bacana! Eles querem passar para os hermanos que estão com tudo sob controle e que podem continuar contando com o Brasil para a implantação do Bolivarianismo na América Latrina.
A situação petralha é a seguinte: Punho erguido mas as calças arriadas!

Anônimo disse...

As instituições do governo não estão trabalhando em pleno vapor? Quem quer paralizar o Brasil é a oposição, lideradas pelo PSDB. Agora que as empresas estão quebrando, os salários atrasando, o desemprego aumentando porque os empresários estão com medo. A rede globo e a Veja já pularam fora, estáo prestes a quebrar. Quer continuar nessa onda? então continue e tenha sua empresa quebrada, seja demitido, tenha o salário atrasado e se vire sozinho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/