Greve do funcionalismo é justa, mas quem mais sofre não é o governo

A greve geral do funcionalismo subordinado ao Poder Executivo paralisará até sexta-feira as péssimas escolas estaduais, as claudicantes repartições da burocracia dos variados níveis e parte do sofrível atendimento policial.

O governo estadual reduz quase a zero seus serviços, perde receita e só não paralisa a segurança pública porque a Brigada Militar continua em serviço.

A greve afeta a vida das pessoas mais pobres que precisam de escola, creches, documentos e polícia.

A greve é justa no que diz respeito aos atrasos e parcelamentos salariais, mas é apenas corporativismo exacerbado nas palavras de ordem emitidas contra o ajuste fiscal e desmantelamento de órgãos estatais sobre os quais há descontrole na gestão, como são os casos da Cesa e Fundação Zoobotânica.

27 comentários:

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAR COM GARANTIA DE EMPREGO NA AREA PÚBLICA. OS FUNCIONÁRIOS SÃO PREVILEGIADOS E ABUSAM DISSO. VE SE FAZEM COISA PARECIDA NA AREA PRIVADA. EU PAGO MEUS IMPOSTOS E QUERO ESTES TRABALHADORES TRABALHANDO E NÃO FAZENDO FERIADO EM DIAS DE SEMANA, PORQUE NÃO FAZEM GREVE NO SABADO E DOMINGO? SE NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O EMPREGO PUBLICO, VÃO PROCURAR EMPREGO NA AREA PRIVADA...

Anônimo disse...

GOVERNO NUNCA SOFRE > SÓ O POVO É QUE SOFRE POIS ESTE É QUE PAGA A CONTA.

E O PIOR É PAGAR A CONTA E O GOVERNO NÃO PAGAR OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES.

APROPRIAÇÃO INDÉBITA.

Anônimo disse...

Eu não acho essas greves justas: Achacam impostos extorsivos dos contribuintes vassalos, para se locupletarem com supersalários, aposentadorias especiais, cargas horárias reduzidas, horas extras, diárias, "auxílios" e todo tipo de privilégios corporativos estatistas.

Apropriam-se das instituições estatais e fazem delas ninhos de empreguismo, incompetência e parasitismo. Prestam péssimos serviços públicos.

Forçam rombos em cima de rombos a serem pagos com choro e ranger de dentes pelos contribuintes vassalos.

Não tem a menor consideração pelo povo na hora de aumentar impostos e fazer greves...

E para completar, hipocritamente se auto intitulam: servidores!

Anônimo disse...

A GREVE É JUSTA E TAMBÉM É INJUSTA. ELA DEVERIA TER SIDO FEITA NA ÉPOCA CERTA, NO GOVERNO TARSO.COMO RESPONSABILIZAR UM GOVERNO COM SETE MESES DE GESTÃO, POR TUDO DE ERRADO QUE EXISTE E QUE PROVÉM DOS GOVERNOS ANTERIORES?

Anônimo disse...

Políbio,

O CPERS&CIA acham que é o Sartori quem paga os salários, mas estão errados.

A população gaúcha é quem paga os salários dos "servidores" e a mesma população DELEGOU ao Sartori a distribuição dos impostos de acordo com a LEI!!

A greve é contra nós, o POVO. O Sartori é apenas o "mensageiro".

JulioK

Anônimo disse...

Você tem razão , Políbio.
Também vejo como corporativismo exacerbado a maioria das questões colocadas pelos manifestantes.
O mais cruel são as consequências disto tudo para os mais pobres.
Para crianças sem escola, sem segurança e sem perspectivas.
Triste e imperdoável!

Anônimo disse...

O que tenho observado, sem tirar o direitos às manifestações justas, é que um bando de pançudo(as) cheios de atitude, audácia, e muito de corporativismo e irresponsabilidade, querem manter o seu atual "status quo" e, se possível, aumentar ainda mais certas regalias ".
Só que este sistema faliu junto com o país.
Não dá mais!
E para o país sair desta enrascada, muita coisa vai ter que mudar.
Que tenha choro e ranger de dentes, mas que venham as mudanças.

Anônimo disse...

A greve não é justa não! No momento que os salários de julho foram quitados, o estado não tem pendências com o funcionalismo. Se vai parcelar o de agosto, é outro problema, mas no momento o governo está cumprindo suas obrigações e espera-se que o funcionalismo dê a contraparte.
Na realidade a paralisação é contra as reformas que a Assembléia está votando.

Anônimo disse...

Já estou repensando minha posição sobre os professores estaduais. Ganham pouco, mas bem mais do que um trabalhador privado, tem aposentadoria integral, tem meses de férias, tem plano de saúde, tem licenças prêmio, tem licenças sobre vários motivos, tem garantia de emprego.
Dêem uma olhada na iniciativa privada, onde o trabalhador tira vinte dias de férias, se tem plano de saúde, deve pagar participação, bate ponto, ganha salário mínimo e não sabe se amanhã está empregado pois não sabe se a empresa onde trabalha tem condições de manter seu emprego. Se trabalha no comércio, tem descanso semanal de um dia, muitas vezes trabalhando no domingo.

Mordaz disse...

Trabalhadores com estabilidade, com salários muito maiores do que a iniciativa privada, com aposentadorias integrais, com assistência médica, e ainda reclamam enquanto o trabalhador da iniciativa privada está perdendo emprego e as empresas enfrentam dificuldades para sobreviver!!! As pessoas sem segurança, saúde e escolas!!! Aonde está a justiça?

Anônimo disse...

O PAÍS TODO,TODINHO ESTÁ SOFRENDO COM A ADMINISTRAÇÃO DO PT..PIB EM QUEDA LIVRE,INFLAÇÃO A GALOPE,ECONOMIA ESTAGNADA E A ROUBALHEIRA A TODO VAPOR...E AÍ?????

Anônimo disse...

Como assim Polibio? Explique.

😎 disse...

Caro Políbio. Permita-me opinar em cima do teu comentário. A causa da falência da sociedade brasileira e sua incapacidade de exigir do aparato estatal, Executivo, Judiciário e Legislativo, proporcional contra partida em prestação de serviços pelos impostos que paga devido à essa visão segmentária que separa as diversas classes que contribuem como um todo para a formação dos recursos econômicos do Estado Brasileiro. Então, funcionalismo publico é uma coisa, as demais classes de trabalhadores da iniciativa privada é outra, principalmente o tão propalado nas campanhas políticas, o sofrido povo brasileiro? O Governo conforme tua conclusão não é atingido porque o povo que o empossou através do voto não se junta ao pleito do funcionalismo, agora o reclamante e a qualquer outro segmento que esteja sendo vítima da inépcia do governo para cobrar as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Começa a se notar em certos segmentos da imprensa uma certa inconformidade com a indignação do funcionalismo com o parcelamento de salários. Dando nome aos bois, Rosane de Oliveira, da RBS, diz simplesmente que dinheiro não dá em árvores e consita pela paciência de quem se vê na condição de não poder pagar suas contas. Em outras palavras, que Sartori não deveria ter cedido à pressão política e pago a totalidade da folha o que bloqueou as contas de recursos federais ligados ao pagamento da dívida do Estado. Partindo do princípio de que o Estado está nesta penúria devido à incompetência administrativa de sucessivas administrações, que além do funcionalismo o restante do eleitorado rio-grandense votou nesses governantes sendo, portando, corresponsável pelo estado de calamidade das contas públicas, sugiro que além de pleitear pela compreensão do funcionalismo seja lançada a ideia de que todas as empresas da atividade privada parcelem os salários de seus funcionários, também, e que recolham antecipadamente os impostos devidos para ajudar o Governo Estadual. Tratando-se da atividade privada nunca é demais lembrar que o maior credito imobilizado do tesouro do estado são as dívidas tributárias de pessoas jurídicas. Aliás, nem de longe se pensou na possibilidade do Estado repassar em parte ou na totalidade a parte do Judiciário e do Legislativo. Ontem, um desembargador derrubou a liminar interposta por funcionária pública que obrigava o Estado a pagar seu salário em dia mediante despacho segundo o qual o Estado deixou de pagar por absoluta falta de recursos. Esta aí a brecha! Qual seria o despacho do mesmo desembargador se o pleito fosse de membro do Judiciário com mesmo objeto e natureza jurídica? Finalizando, o eleitor do Rio Grande do Sul merece como prêmio por sua incompetência ao votar o aumento de impostos necessário para que a culpa de tudo não recaia apenas sobre o funcionalismo, que aliás paga impostos, também.

Anônimo disse...

É justa sim, mas não vejo nenhuma proposta para solução da crise econômica do estado.
É só guerra por aumentos, nada mais.

Anônimo disse...

É necessário congelar salários de servidores públicos por uns 20 anos, apenas os corrigindo pelo índice da inflação petralha, depois abrir planos de demissões e a troca de todos os CCs por concursados (aí teria que haver uma espécie de impedimento legal para todas as contratações de CCs daqui para diante). Depois disso, privatizar tudo o que der para ser privatizado, cortar uns 30% do setor público gaúcho. Talvez assim se pudesse reerguer essa bosta de estado em uns 10 anos ou mais.

Anônimo disse...

NÃO PODEMOS DAR GREVE AO SARTORI ? -

Anônimo disse...

O anônimo das 8:53 confunde os servidores com o alto escalão do funcionalismo. Todos os benefícios que ele citou (horário reduzido, super salários, auxílios) só os do andar de cima usufruem. Vide os auxílios moradia de 4300 e alimentação de 700 que a imprensa em geral diz ser do "judiciário", enganando a população em geral. Na verdade só quem recebe são os magistrados, os membros do poder. Os servidores não.

Anônimo disse...

É de se perguntar ao CPERGS e demais funcionários. COM GREVE O GOVERNO SARTORI NUM ""PASSE DE MÁGICA"" FARÁ APARECER DINHEIRO PARA PAGAR VCS...??? Eu tb sou funcionário público(federal), entendo o que deve significar chegar ao fim do mês e não ter grana para pagar as contas e comprar comida. Acontece que o governo federal FABRICA DINHEIRO NA FALTA DELE. Nunca nestepaiz o governo federal deixou ou atrasou pagamento dos funcionários público federais. A dilma seria a primeira a não pagar.

- Mas o governo estadual não tem saída, a não ser aumentar imposto. O que fará a arrecadação diminuir com a sonegação.

- Sou a favor do IMPEACHMENT DO SARTORI e trazer de volta o SEGUNDO COLOCADO NAS ELEIÇÕES. É só pegar um avião e ir lá no Rio, elle anda passeando livre e solto por Ipanema e Leblon. O atraso genro, sim é competente, não atrasou salários e nem aumentou impostos.

- VOLTA TARSO...SOCORRO....!!!

Anônimo disse...

Impeachment do Sartori. Não tem capacidade nem de pagar em dia os funcionários, isso num estado rico.

- VOLTA TARSO, TU ÉS COMPETENTE ADMINISTRADOR...ALÉM DE PAGAR EM DIA OS FUNCIONÁRIOS ...DEU AUMENTO SALARIAL. Só para os professores deu 76(setenta e seis) %%%%% de aumento em 4 anos. ENTÃO QUEM É BOM ADMINISTRADOR...??? o Sartori

Surfista Prateado disse...

Não, a greve não tem NADA de justa. O esgoelamento do Estado é fruto do que as corporações dos funcionários obtiveram de "vantagens", "conquistas", aposentadorias integrais e precoces, etc. durante décadas de chantagem aos políticos frouxos que temos. Agora, depois de estarem consumido quase toda receita do RS para pagar seus salários, fazem greve. É o fim da picada.

Mordaz disse...

É importante lembrar que Estado do RS tem 11 milhões de habitantes que se submetem, pacificamente, à vontade de 311 mil servidores públicos (2,8%), que simplesmente se negam a trabalhar. E, para piorar, o tamanho da despesa com os servidores (ativos e inativos) equivale a praticamente tudo que é arrecadado com impostos.

Lucaspsb disse...

Esses barnabés não estão nem aí para os CC's pelo jeito, muito menos pensando no próprio futuro. Querem só garantir o deLLes HOJE.

O eleitor super politizado gaúcho colocou Olívio TRUTA e Tarso Fuleiro Genro, DOIS POSTES, basicamente. Emporcalharam o tabuleiro, fizeram espetáculo com o dinheiro público, forraram os bolsos da mídia complacente para evitar incômodos, DERAM AUMENTOS SEM RECEITA.

THE MONEY HAS ENDED.

AGORA UM PEPINO CLASSE ITÚ PARA A GENTE RESOLVER, JÁ QUE NINGUÉM QUER PAGAR MAIS, MAS NÃO QUEREM REDUZIR O ESTADO OU EQUALIZAR SALÁRIOS, QUE PARADOXO!!!!

TETO DE 20 MIL JÁ!

Anônimo disse...

Nunca vi tanta ignorância como nos comentários acima. O pessoal acha que todos os servidores públicos são iguais aos juízes e promotores que ganham 30 mil por mês e possuem todo tipo de regalia. Deixa teu patrão atrasar teu salário por mais de 15 dias pra ver se tu não para de trabalhar.

Anônimo disse...

SEMPRE O CÃO ARREPENDIDO... CULPA DO TARSO... CULPA DO TARSO..

QUEM ASSINOU O CONTRATO DE AGIOTAGEM DA DÍVIDA PÚBLICA ESTADUAL EM 1999 FOI JOSÉ IVO SARTORI.

PERGUNTEM PRO POLIBIO... ELE CONFIRMARÁ.

CAIU NO COLO AGORA... APÓS 16 ANOS O CONTRATO PODRE QUE O SARTORI FEZ QUANDO LÍDER DO PMDB NA ASSEMBLEIA.

BRITTO AUMENTOU EM 100% A DÍVIDA PÚBLICA NO SEU MANDATO.

POLIBIO CONFIRMA ESSE DADO... PODEM PERGUNTAR.

AGORA A CULTA É DO TARSO?

VÃO CRIAR VERGONHA NA CARA... QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA SER GOVERNADOR... NÃO DEVE ESTAR GOVERNADOR.

RENUNCIEM O GOVERNADOR, VICE E SECRETÁRIO DA FAZENDA ... E COLOQUEMOS UM CONTADOR NO LUGAR.... SE É SÓ PARA OLHAR PRO MONITOR E VER A ENTRADA DO ICMS E PRONTO.

Anônimo disse...

polibio

o sartori deve nomear a presidente do cpergs ou de outros sindicatos pelegos corporativos para o cargo de secretario da fazenda do estado, ai quem sabe eles achariam dinheiro em algum lugar e pagariam o funcionalismo em dia e sem parcelamento

sartori não deve perder tempo, os pelegos sindicais sabem resolver tudo, deixa eles responderem aos seus no fim do mes, ai nós veriamos o que a turma pelega sindical iria fazer

polibio

quem deve tomar as ruas é o povo do rio grande que sempre paga a conta e não recebe quase nada de volta do governo e dos servidores pelegos, que levam toda a bolada dos impostos e ainda falta, pois o que não falta é privilegio de toda ordem dentro da coisa publica

chega de parasitas estatais, o povo tem que passar o relho nesse peleguismo sindical que esta grudado em cima do cofre publico

esta na hora de uma revolução, pois o estado já quebrou e muito mais quebrado ficou depois dos governos do ilustres olivios e tarsos do pt do lula e da dilma, que quebraram com o brasil

fora pt e seus aparelhos pelegos sindicais corporativistas grudados com unhas e dentes em cima dos cofres publicos

é so ver a roubalheira que a companheirada produziu com o mensalão e o petrolão

a petrobras quebraram pois esta com 350 bilhões de dívidas e a união o brasil eles ja acumularam uma dívida pública de 2 trilhões e 500 bilhões de reais e estão pagando aos banqueiros amigos do pt do lula e da dilma mais de 250 bilhões de reais por ano, dinheiro que falta na saude na educação na segurança e na infraestrutura do país
bando de ladrões incompetentes, tem que mandar todos para a cadeia, prisão perpétua para todos

Anônimo disse...

Políbio, quando tu falas que a greve é justa, tu queres dizer que movimento de greve é prevista na lei. Sim, porque essa greve no RS é imoral, inconveniente, abusiva, fora de propósito. 1o porque os salários e benefícios dos funcionários públicos são MUITO MELHORES que os da iniciativa privada, 2o a produtividade do funcionalismo é MUITO INFERIOR aos equivalentes da iniciativa privada e 3o porque esses FDP deveriam ter feito greve no DESgoverno daquele que armou está bomba relogio o embusteiro do Tarso.

Anônimo disse...

Na boa meu... se tu gosta do PT e de bandido o que tu vem fazer aqui neste site. Tu fica feliz em escrever mentiras e em encher o nosso saco... vai la nos sites e blogs pagos pelo teu partido. La voce vai encontrar as notícias que tu gosta de ler e ouvir.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/