Dinheiro para Zé Dirceu saía da conta-propina do PT

A edição de Veja que já dirculas, assinada por Robson Bonin, revela que o dinheiro para pagar Dirceu saiu de ‘conta-propina’ do PT, segundo documentos apresentados à Justiça por Ricardo Pessoa em sua delação premiada. Os documentos  trazem indícios de que as consultorias de José Dirceu eram fachada para o dinheiro desviado da Petrobras. Os fac similes ao lado foram publicados hoje pela revista. 

Leia a reportagem:

DISFARCE – José Dirceu faturou 39 milhões de reais supostamente prestando serviços de consultoria. Os documentos de Pessoa mostram que o dinheiro usado para pagar o ex-ministro saiu da conta-propina do PT, abastecida com dinheiro desviado da Petrobras
DISFARCE – José Dirceu faturou 39 milhões de reais supostamente prestando serviços de consultoria. Os documentos de Pessoa mostram que o dinheiro usado para pagar o ex-ministro saiu da conta-propina do PT, abastecida com dinheiro desviado da Petrobras(Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O petista José Dirceu ganhou muito dinheiro. Desde que deixou a Casa Civil abatido pelo escândalo do mensalão, em 2005, o ex-ministro recebeu cerca de 39 milhões de reais oficialmente fazendo consultorias para o setor privado. As investigações da Operação Lava-Jato, no entanto, desvendaram a verdadeira natureza dos serviços do mensaleiro. Em sua delação premiada, o empreiteiro Ricardo Pessoa apresenta documentos que mostram que as consultorias nada mais eram do que fachada para o recebimento de dinheiro desviado da Petrobras. O dono da UTC contou aos investigadores que foi procurado pelo ex-ministro em meados de 2012. Dirceu, que exercia forte influência sobre os diretores da Petrobras, ofereceu ao empreiteiro os seus serviços de consultor. Assim como no caso do pedido de Edinho Silva, negar dinheiro a Dirceu poderia ser sinônimo de problemas. Melhor não arriscar. Afinal de contas, os negócios iam muito bem. O empreiteiro fechou um acordo para pagar 1,4 milhão de reais ao mensaleiro. O objeto do contrato: prospectar negócios no exterior.

A única coisa que José Dirceu prospectou foram aditivos ao contrato. Sem nenhum tipo de serviço prestado, o consultor conseguiu mais 906 000 reais da UTC no ano seguinte. Quando a última parcela desse segundo contrato venceu, Dirceu já fazia parte da população carcerária do presídio da Papuda, em Brasília. Mas nem a prisão foi capaz de atrapalhar os negócios do ex-ministro. Ricardo Pessoa contou aos investigadores que, a pedido do próprio Dirceu, assinou um segundo aditivo, de 840 000 reais. O contrato foi firmado quando o mensaleiro já estava no terceiro mês de prisão. "Apenas e tão somente em razão de se tratar de José Dirceu e da sua grande influência no PT é que, mesmo sabendo da impossibilidade de ele trabalhar no contrato firmado, porque estava preso, o aditamento foi feito e as parcelas continuaram a ser pagas", disse o dono da UTC aos procuradores. O mais impressionante: como a tabela acima comprova, metade do dinheiro pago pela UTC a Dirceu foi debitada com autorização de Vaccari da conta-corrente que a empreiteira administrava para o PT. Ou seja, o ex-ministro foi pago com propina da Petrobras.

6 comentários:

Marco Belotto disse...

Qualquer pessoa com mediano QI, sabe que essas consultorias chinfrins trabalhando para grandes empresas são constituídas para esquentar dinheiro frio. Grandes empresas contratam grandes consultorias tipo Price-Waterhouse Coopers, Ernst & Young. Empresas de renome mundial que botam a cara para bater numa consultoria. Agora convenhamos, contratar JD consultoria, onde os consultores são Jose Dirceu e seu irmão? é para matar de rir. Alguém pode dizer quando esses larápios empreenderam alguma coisa a não ser assaltar bancos, fazer guerrilha e roubar o povo? Só se a consultoria contratada foi para isso, pois nessa modalidade de negócios eles são experts.

Anônimo disse...

PF FEDERAL DEVERIA INTERROGAR OS PILOTOS DO AVIÃO PRESIDENCIAL, QUE DEVE TER LEVADO CAIXAS E CAIXAS DE DINHEIRO PARA FORA.

QUANDO BANCO DO BRASIL VENDE DÓLARES FALSOS PARA VIAJANTES É SINAL QUE ALGO DE MUITO ERRADO EXISTE. E ISSO ACONTECEU VÁRIAS VEZES.

PROBLEMAS NA CASA DA MOEDA, PROBLEMAS NO BANCO DO BRASIL > ESSA GENTE NÃO TEM O QUE NÃO FEZ PARA ENRIQUERER, CORROMPER OS PODERES, E SABE-SE LÁ O QUE MAIS.

MUDANÇA JÁ.

Anônimo disse...

As consultorias do zé Dirceu eram fachadas para dinheiro desviados da PTebrás e as palestras do 9dedos51 eram o que...???

Anônimo disse...

Caiado estreia na Folha pregando golpe:

Um dos defensores da ruptura da ordem democrática na Presidência da República, Ronaldo Caiado (DEM-GO) estreou sua coluna na Folha neste sábado, 4, no lugar da ministra Kátia Abreu (PMDB); Caiado classifica como "gestão bolivariana dos governos do PT", período em que a produção de grãos do País alcançou a marca de 200 milhões de toneladas em 55,3 milhões de hectares plantados e defende a saída da presidente Dilma Rousseff; "Precisamos abraçar um projeto para tirar o país da crise e promover uma correção de rumos. Para isso, defendo a realização de uma nova eleição para a Presidência da República"; espaço destinado à Agricultura vira palco para golpismo...

Anônimo disse...

Não existe propina para particulares:

por André Araújo

sab, o4/07/2015 - 15:05

José Dirceu já estava fora do governo em 2008 quando a Engevix pagou contra nota, fatura e recibo alguns valores nada significativos no mundo da engenharia à firma de José Dirceu.

Onde está o delito? José Dirceu era na ocasião um particular, não tinha nehum cargo público ou político, portanto não poderia, nem por hipótese, se configurar o crime de corrupção que só é possivel tendo como sujeito um funcionário público.

A JD Consultoria não era um firma fictícia, tinha um escritório de considerável porte na Av.República do Líbano em São Paulo, com muitos funcionários e clientes de todos os tamanhos.

Quando um particular paga a outro um valor por serviços de consultoria e o prestador de serviços dá nota e recolhe todos os impostos não cabe a mais ninguém indagar porque um pagou ao outro.

Anônimo disse...

Zé Dirceu é tão particular quanto o Lula tem dez dedos nas mãos! Tudo o que ele faz é pela pessoa jurídica do partido. Por não fazer o que o partido queria, um tal de Celso Daniel foi executado, sabem como são as máfias, principalmente a bananeira de esquerda estrelada!