Atacado por baixo do poncho, Eduardo Cunha anuncia rompimento com Dilma. Lula e o PT

Convencido de que os ataques de ontem do delator Júlio Camargo, Toyo Setal, são obra do governo
Dilma, Lula e PT, que se mancomunaram com o presidente do STF e com o Procurador Geral da República, alvejado pela Lava Jato, o presidente da Câmara começou a convocar aliados para anunciar que vai romper com o governo.

O presidente da Câmara falará esta noite em rede nacional de TV.

Eduardo Cunha está convencido de que Dilma, Lula e o PT tentam repartir o desgaste pelo Petrolão, distribuindo acusações também contra políticos e dirigentes de outros Partidos, ainda que da base aliada, como é o caso do PMDB. Além disto, haveria uma tentativa de reduzir sua autoridade na Câmara.

A denúncia de Júlio Camargo só aconteceu agora, ontem, nove meses depois do depoimento que deu ao juiz Sérgio Moro, no qual negou propinas para Eduardo Cunha. O deputado acha que isto foi ordem de Rodrigo Janot, a mando de Dilma e com a complacência de Lewandowski.

Pela primeira vez na história recente do país, o Palácio do Planalto pode ter pela frente um adversário real no comando de uma das Casas mais importantes da República. Cunha avisou seus aliados na madrugada que vai formalizar o rompimento com o Executivo na manhã desta sexta-feira

A crise política atinge temperatura máxima no Congresso Nacional.

Ontem a tarde, o ministro da Justiça foi a uma reunião, desta vez pública, com Lewandowski e Janot, para tratar justamente da crise. Cardozo esteve antes com os dois, mas em reuniões fora da agenda, já que jantou com Janot em Buenos Aires e se reuniu com Lewandowski e Dilma no Porto, escala da última viagem da presidente a Moscou. Os encontros causaram desconfianças generalizadas

. Se confirmada, a atitude pode acarretar consequências graves ao governo da presidente Dilma Rousseff e, politicamente, indicará um afastamento inédito e sintomático do PMDB dos cabides do poder no momento em que a crise política beira a temperatura máxima.

Em reportagem de hoje, a jornalista Marcela Matos, Veja, analisa corretamente que Eduardo Cunha teve uma quinta-feira difícil. Leia o restante da análise da repórter:

 Começou o dia atirando contra o governo e o Partido dos Trabalhadores porque sabia do pior: o lobista Julio Camargo, da Toyo Setal, iria contar à Justiça que o peemedebista pediu 5 milhões de dólares do propinoduto da Petrobras para agilizar contratos na estatal. Dito e feito. Mas Cunha não engoliu. Reagiu negando as denúncias, mas horas antes já havia colocado em curso um plano de afastamento do governo que, em tempos de crise econômica e agenda pública à deriva, o fortalece ainda que jogado no lamaçal do petrolão.
Ao seu lado, Eduardo Cunha tem o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), tão líder dentro do PMDB como ele, mas não tão influente na capilaridade do Legislativo. Renan aprovou a ideia. É hora de emparedar o Executivo sobre os rumos da Operação Lava Jato.
No Senado, Renan tem duas cartas na manga: vai pressionar o governo nesta sexta com a criação das incômodas CPIs do BNDES e a dos Fundos de Pensão. São duas comissões que causam tremor Palácio do Planalto desde 2005. Mas o trunfo na mesa esta mesmo nas mãos de Cunha: a aliados, ele confidenciou a intenção de contratar pareceres de advogados renomados sobre a possibilidade de dar seguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por atos cometidos na gestão anterior. Neste momento, aliás, Cunha tem um empolgado deputado disposto a assumir a caneta: Paulinho Pereira (SD-SP), o Paulinho da Força Sindical, que há mais de uma década sonha em encampar essa briga.


14 comentários:

Anônimo disse...

Um grande político, conduta ilibada, é demais. O cara tem processos por todos os lados, e fala em tom de ameaças.Votaram nele para presidente da câmara, e agora estão colhendo o que plantara. Difícil é imaginar que existem blogueiros defendendo este traste simplesmente porque ele é contra o executivo.

joão roberto disse...

Lava jato petrolão Eduardo Cunha Paulinho da força estamos fodidos tudo gente boa NÉ editor..

Anônimo disse...

Nada melhor que uma briga entre eles rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

espertalhao mor da republica,se descolou de dilma,pt e lula com ações no congresso com o objetivo de agora poder justificar a roubalheira com o discurso de perseguição politica.
o PT fez escola,nao nos iludamos,nosso congresso é no mínimo 90% corrupto e acredito que em muito pouco tempo estaremos na rua pedindo intervenção militar para colocar esta gente pra correr.
usaram nossa democracia pra nos fazer de trouxas, e pelo jeito somos mesmos pois esta escoria foi eleita através do voto dos contribuintes.

Anônimo disse...

Briga de quadrilhas - quem ganha é o Brasil!! Quando os ladrões brigam, a verdade aparece. Fora Pt. Em primeiro lugar - fora Pt, depois vamos cuidar dos outros bandidos.

Sds

Anônimo disse...

Todos vão cair juntos, vocês vão ver.

Anônimo disse...

A crise é , institucional, dos três poderes, a salvação esta em nossas mãos, nós nao sabemos o quanto nós somos capaz, entremos no jogo, através de manifestação pública com ordem e ética. Novas eleições!!!!!. NOVAS ELEIÇÕES...

Anônimo disse...

Noblat: ninguém irá ao inferno com Eduardo Cunha:

Colunista Ricardo Noblat relata a mudança de comportamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante essa quinta-feira, 16; desde manhã, quando em entrevista, atacou o governo e admitiu a possibilidade de deposição da presidente Dilma Rousseff, até quando soube da delação de Júlio Camargo, que o acusou de cobrar US$ 5 milhões em propina; "O que fará se o Procurador Geral da República o denunciar ao Supremo Tribunal Federal? Tentará ficar na presidência da Câmara mesmo assim?", pergunta ele; para Noblat, se o STF aceitar a denúncia, a base de apoio de Cunha, de mais de 200 deputados, esfarela-se de pronto: "Ninguém irá para o inferno com ele" ...

Xi...Xii......parece que deu para o cunha, estava se achando.


Anônimo disse...

No popular: "o roto falando do descozido". Ehehehehe!

Anônimo disse...

Não, otario todos irão cair porque, este Cunha nao cairá sozinho, pode acreditar a coisa ficou preta.

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Eduardo Cunha pegou o seu fuzil e foi para a trincheira combater o inimigo sozinho. Deu uma cartada, acreditando que poderia ter iniciado uma grande rebelião. Agora está levando chumbo grosso e quer compartilhar da luta com o partido, o PMDB. O partido não está vindo em bloco para o lado dele. Aparentemente, o partido não irá ao seu auxílio, ele percebe que está ficando isolado, porque uma rebelião e um rompimento do PMDB com o Palácio do Planalto, significará ficar longe dos Ministérios, longe dos cargos e longe do poder. Cunha está forçando o partido a se decidir: ou ficam do lado dele ou ficam do lado das benesses do poder. Na hora "H" o seu plano começou a fazer água... Por enquanto quem apareceu para lhe auxiliar na linha de frente do combate são Renan Calheiros e Paulinho da Força. Mas convenhamos, é como se fosse para a guerra tendo ao seu lado o Sargento Garcia e a Pantera Cor de Rosa...

Anônimo disse...

Polibio, mesmo assim o Cunha e melhor que todos os petralhas bandidos ,todos sem deixar nenhum fora, prefiro ele que a quadrilha, .

Anônimo disse...

"Xi...Xii......" anônimo das 11:28, PF vai chegar em ti!

Mas antes levará processos de difamação.

Anônimo disse...

Anonimo das 12.56 gosta de ladrão eu não cadeia para todos sem perdão por roubar menos ou mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/