O Itamaraty está escondendo documentos sobre o lobby de Lula para a Odebrecht.

O jornal O Globno de hoje informa que o  Ministério das Relações Exteriores deflagrou ação para evitar que documentos que envolvam Luiz Inácio Lula da Silva com a Odebrecht, empreiteira investigada na Lava Jato, venham a público.

A ordem interna partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa, depois que o órgão que ele dirige recebeu um pedido de informações de um jornalista baseado na Lei de Acesso à Informação. O Globo obteve um memorando que ele disparou, na última terça-feira, sugerindo a colegas do Itamaraty que tornassem sigilosos documentos 'reservados' do ministério que citam a Odebrecht entre 2003 e 2010, que, pela lei, já deveriam estar disponíveis para consulta pública.


Pela lei, papéis 'reservados' perdem o sigilo em cinco anos. No ofício interno do Itamaraty, o diplomata cogita a reclassificação dos documentos como “secretos”, o que aumentaria para 15 anos o prazo para divulgação. Dessa forma, as informações continuariam sigilosas por até dez anos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Será que até dentro do Itamaraty não há mais servidores honestos?????

Anônimo disse...

Já devem ter queimado tudo ou modificado a papelada! Primeiro tem que prender todo petralha responsável sem fazer alarde e depois ir lá e pegar na marra os documentos para que não sejam destruídos.

Anônimo disse...

Um órgão de estado, como o Itamaraty, tentando acobertar as sandices de conhecido quadrilheiro, demonstra bem o tipo de gente "aparelhada" que lá "trabalham" a desserviço do estado. Este tipo de atitude, reclassificar como secretas informações que provam a existência de crime, também é crime contra o estado. Quem decidiu isto ou está promovendo este tipo de reclassificação deve ser demitido por justa causa, a bem do serviço público. É um criminoso, certamente pertencente a máfia petralha.

Anônimo disse...

Tô achando que os petralhas tem "contratos" com grandes escritórios de advogacia, o x9 vai entregando os "companheiros" como no passado, e ganhando um "por fora".

Anônimo disse...

Realmente o PT passou dos limites.
Não sei quem fará, mas já passou da hora de correr essa corja.

Anônimo disse...

Só estão ganhando um tempinho para poderem fazer as alterações necessárias, depois liberam.

Anônimo disse...

O escândalo “Viúva Porcina” que O Globo “denuncia” no Itamaraty

Autor: Fernando Brito

porcina

Ainda não entendi onde está o “escândalo” noticiado hoje por O Globo, com a “revelação” de um memorando em que um funcionário de 4° escalão do Ministério das Relações Exteriores, diplomata de carreira, pergunta a um funcionário de 3° escalão se é conveniente reavaliar o grau de classificação de “reservado” que tratem das viagens do ex-presidente Lula ao exterior.

Eu sou do tempo em que havia até um personagem de Agildo Ribeiro que usava o bordão “perguntar não ofende”.

A reclassificação não foi feita e, nos termos da lei, só poderia ser feita pelo próprio Ministro, pois os funcionários em questão sequer têm poder para classificar documentos como secretos.

Portanto, toda a notícia se baseia, para continuar nas metáforas televisivas, no jornalismo “Viúva Porcina”, novela cujo subtítulo era “a que foi sem nunca ter sido”.

Mas o que o jornal especula, grifo eu, se desmancha no que ele próprio escreve:

“Se a reclassificação cogitada pelo DCD for feita, os documentos requeridos pelo jornalista passarão a ter o sigilo estendido em até dez anos”.

“Se”, “cogitada”, “for feita”.

Viúva Porcina, puro.

A maior parte dos documentos dobre as viagens de Lula, vencido o prazo de 5 anos, já foi até obtida pela Folha, que explorou até fatos sem a menor relevãncia, como o fato de nossos serviço consular ceder um automóvel para o deslocamentos do ex-presidente em território estrangeiro, o que é mera extensão das leis que regulam a estrutura de que dispõem, regulada por leis anteriores à ascenção ao poder (governos Sarney e Fernando Henrique).

Se os documentos tivessem sido reclassificados, sim, seria notícia. Se forem, será.



Mas se um funcionário subalterno apenas perguntou ao chefe se deveriam, não é.

Simples assim, não é notícia o não-fato, mas o fato.

Mas as repartições agora estão cheias de gente se oferecendo para “araponga amador”, prontinha para passar futricas aos jornais.

Nãooooo.......Naoooo.....Nãoooooo Fernando Brito, se uma Delegada não quis faz um BO para uma vereadora do PT, não é um funcionário de 1o escalão que manda no Itamarati, é um de 3o ou 4o, ou seja, quando envolve o PT, qualquer um é autoridade, desde de que seja contra o PeTe. Lá na Embaixada, um funcionário de 4o Escalão, segundo a lei dos Coxinhas da imprensa maron glace é mais toridade que um embaixador.

Anônimo disse...

Mais do mesmo..; Só cafajestice......safadeza, corrupção, ladroagem,
apoderamento do estado brasileiro. aparelhamento, invasão, uso da máquina pública em proveito proprio e da QUADRILHA.
ONDE VAI ISSO ?????????? SERÁ QUE UM DIA AINDA VAMOS VER ESTE PAÍS LIVRE DESSES FDP ???????

É PRA DESISTIR E SAIR PELO AEROPORTO MAIS PRÓXIMO E VIVER ONDE SE POSSA TER PAZ

Anônimo disse...

Só a justiça divina vai por este politico na cadeia, mas eu acredito nela. Pra Deus tudo é possível. As coisas estão mudando e ate rápido, estamos conscientes de que este senhor enganou a todos nos.

Luiz Vargas disse...

Por onde anda a tal da OAB que antes era sagaz defensora da lisura nos procedimentos governamentais?

Unknown disse...

Será que até dentro do Itamaraty não há mais servidores honestos?????

E você duvida?

Evo Morales invadiu a refinaria na Bolívia.
Hugo Chávez andando por aqui.
Cuba andando por aqui.
Viagens internacionais e passaporte diplomático dos filho do lula.

E essa turma vê tudo isso e nada sabe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/