Banco Mundial afirma que Brasil 'afunda no crescimento negativo'

Nesta reportagem de Flávia Barbosa, o jornal O Globo informa desde Washington que os economistas do Banco Mundial estimam retração de 1,3% do PIB brasileiro este ano.

Leia tudo:

Com um escândalo de corrupção de grandes proporções dominando as atenções sobre o país, “o Brasil tem tido pouca sorte, afundando no crescimento negativo”, afirmou ontem o economista- chefe do Banco Mundial, Kaushik Basu, no lançamento da nova edição do relatório “Perspectiva Econômica Global”, em Washington. O time de economistas da instituição multilateral projeta uma contração do Produto Interno Bruto ( PIB) brasileiro de 1,3% em 2015.

O número é mais pessimista que a avaliação do Fundo Monetário Internacional ( FMI) feita em abril — de queda de 1%— e está em linha com o mercado financeiro, que projetou retração de 1,3% no último boletim Focus, apurado pelo Banco Central ( BC), que circulou na segunda- feira.
Os principais motivos para o desalento do Banco Mundial com a economia brasileira são a acentuada redução do investimento e a fraca confiança do setor privado e das famílias, “devido às investigações ( da Operação Lava- Jato) em andamento”.

Para a recessão contribuem ainda os reajustes de preços administrados, que fizeram a inflação saltar a mais de 8% no acumulado em 12 meses, forçando aperto de juros; os baixos preços das commodities, que afetam as receitas com exportações; uma seca mais forte que o esperado; e gargalos do lado da oferta ( infraestrutura, mercado de trabalho, carga tributária etc.). O Banco Mundial acrescenta ainda incertezas no fornecimento de energia como uma trava à produção industrial.
]
A forte depreciação do real frente ao dólar trouxe a taxa de câmbio para um patamar mais favorável às exportações, mas, salienta a instituição, o Brasil vai tirar proveito limitado do cenário.

“A competitividade das exportações continua a ser detida por gargalos estruturais, incluindo uma infraestrutura deficiente, abertura comercial limitada e um pequeno número de firmas exportadoras”, diz o relatório.

IMPACTO NOS BRICS

Segundo o time de economistas da instituição, o Brasil é, ao lado dos países em desenvolvimento exportadores de petróleo, uma das “decepções” da economia global, que cresce mais lentamente do que anteriormente estimado.

— O Brasil, com o seu escândalo de corrupção no topo das atenções, tem tido pouca sorte, afundando no crescimento negativo — afirmou Basu, economistachefe do Banco Mundial e vice- presidente sênior do organismo multilateral.

Com o resultado projetado para o seu PIB, o Brasil está contribuindo também, avalia o Banco Mundial, para a desaceleração da América Latina e para as trajetórias “crescentemente divergentes” entre os Brics — grupo de emergentes que reúne ainda Rússia, Índia, China e África do Sul.
A Rússia terá recessão acentuada este ano ( queda de 2,7% do PIB), e a África do Sul patina, de acordo com as projeções. Já a Índia pela primeira vez lidera o ranking de crescimento do Banco ( 7,5%), enquanto a China, mesmo desacelerando, mantém ritmo forte, a 7,1% este ano.


Para a equipe de Basu, a recuperação da economia brasileira, se consolidada, será “modesta” nos próximos dois anos. Em 2016, o crescimento seria de 1,1%, passando a 2% em 2017.

5 comentários:

Anônimo disse...

O comentário poupa o governo de esquerda de sua desastrosa política econômica, digna de jegues ensandecidos por ideologias canalhas e retrógradas com irresponsável e cínica condução.

Anônimo disse...

Apesar de não acreditar num possível crescimento já no ano que vem, lembrem os desavisados que se crescermos 1,1% em 2016, será sobre 2015, onde devemos cair pelo menos 2%. Como caímos 0,4% em 2014, significa que dando tudo certo em 2017 com o crescimento previsto de 2% estaremos repetindo o PIB de 2013, ou seja, quatro anos ou mais de crescimento ZERO !
Nunca antes na história desse país...

Anônimo disse...

Políbio,

Desde ABR2015:

- "Aposto" em SELIC 15%(+-0,25%) para este ano. Agora já tem analistas falando em 14,5%. Vamos chegar lá!

- A inflação passará de 9% "de braçada". Já esta batendo e ainda falta 1/2 ano!!

A Dillma é previsível porque só cerca-se de CAPACHOS(Barbosa, Levy, Tombini, Mercadante ....)!!

É só apostar "contra" que o ganho vem. Não tem como ser diferente!!

Infelizmente!!!!

JulioK

Anônimo disse...

Parabéns ao editor, mas ainda há mais gente que são as viúvas e dependentes destes deputados, tem a viúva de um ex-deputado estadual e federal que recebe as pensões mais o salário de sua aposentadoria no governo do estado!!

Anônimo disse...

Brasil afundou na corrupção a céu aberto, onde criminosos tomaram o poder.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/