Morreu general Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército de Sarney, fiador da transição Figueiredo-Tancredo-Sarney

Ministro do Exército durante o governo de José Sarney, o general morreu nesta quinta-feira 4, no Rio de Janeiro. Ele tinha 94 anos e deixa a mulher, dois filhos, quatro netos e sete bisnetos;.

Em nota, Sarney lamentou a morte do ex-ministro, a quem chamou de grande amigo.

Quem foi
Graduou-se aspirante-a-oficial de artilharia em 1942, na Escola Militar do Realengo e exerceu inúmeras funções de destaque, ao longo de sua carreira.
Foi Aspirante a Oficial no 6° GMAC, na cidade de Rio Grande-RS. Integrou o contingente de cerca de 2 mil homens que fizeram a guarnição do litoral sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi o primeiro colocado de sua turma na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e, em função disso, recebeu a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com uma coroa.
Em março de 1964, servia no Estado Maior do Exército, sob a chefia do General Humberto de Alencar Castello Branco. Em seguida, acompanhou o General Orlando Geisel na 1ª Divisão de Infantaria, na Vila Militar do Rio de Janeiro.1
Como Coronel, comandou o 2º Regimento de Obuses - Regimento Deodoro, em Itu. Foi também adido militar na Colômbia.
Como oficial general, foi chefe do Estado-Maior do I Exército no Rio de Janeiro (1974-1977) e Comandante Militar da Amazônia. No período de 23 de dezembro de 1983 a 8 de março de 1985, foi Comandante do III Exército, em Porto Alegre.2
Tancredo Neves o designou para ser seu Ministro do Exército. Após o falecimento de Tancredo, permaneceu à frente do ministério durante os cinco anos do governo de José Sarney. Desenvolveu projetos como a FT-90 (Força Terrestre 1990), que permitiram a modernização do Exército Brasileiro, que dentre outras coisas adquiriu a sua Aviação.

Episódio Político
Após a eleição indireta de Tancredo Neves, foi escolhido para ser o seu ministro do Exército. Com a morte de Tancredo, foi quem garantiu a posse de seu vice, José Sarney, contrapondo-se ao que desejavam certos setores do exército, que pretendiam dar posse ao Presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães.3
"Quem assume é o Sarney". "Imediatamente, Ulysses concorda, para surpresa de Simon. (…) Ulysses também retorna ao Congresso. Ali, Simon lhe pergunta porque aceitara tão rapidamente a tese de Leônidas. O Sarney chega aqui ao lado do seu jurista. Esse jurista é o ministro do Exército. Se eu não aceito a tese do jurista, a crise estava armada’’"3 (Ulysses Guimarães).
O episódio já foi lembrado em diversas entrevistas do general. 

15 comentários:

Anônimo disse...

menos um....

Anônimo disse...

E ouvi, enojado, o Jornal Nacional falar mal dele durante toda a notícia.
Esses filhos do Marinho realmente não vale nada.
Torço para que ciam do cavalo, em breve.

Anônimo disse...

Já abri uma brahma por conta da passagem desse vagabundo. As champanhes estão guardadas para o Sarney e para o Lula. Juro que vou comprar até foguetes! Juro que irei trabalhar todos os dias com a bandeira do Brasil durante a semana que o Sarney morrer!!!

Anônimo disse...

Foi-se um patriota, condolencias a família !!!

Celso Barcellos disse...

General Leônidas Pires Gonçalves, exemplo de homem honrado e íntegro!

Anônimo disse...

DCM revela o 'boçal' que importuna um haitiano :

O jornalista Kiko Nogueira, diretor-adjunto do DCM, revela a identidade do personagem que postou um vídeo na internet em que assedia e tenta humilhar um imigrante haitiano.

"O nome dele é Daniel Barbosa. Tem 42 anos, é 'gerente de vendas', consome Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo e Danilo Gentili no Facebook, mora na região metropolitana de Porto Alegre, é evangélico e é um boçal", diz ele. "Mais do que um boçal, é um criminoso."

"Deveria estar na cadeia. A lei nº 7 716, de 5 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º, diz que 'serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional'. Portanto, isso engloba a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível de acordo com a Constituição, artigo 5º, inciso XLII."

PS: O que esse rapas diria sobre MILHARES de brasileiros que saíram do Brasil para trabalhar fora, teria a mesma opinião? Mandaria voltar para trabalhar em obra, frentista de posto de gasolina, comércio?

Mordaz disse...

Pois é, foi um golpe até hoje desconhecido pela maioria do povo ignorante. Sarney foi um presidente ilegítimo. Não foi eleito presidente e não poderia assumir no lugar do eleito. Deveria ter assumido Ulisses como determinava a lei. E convocado novas eleições. Por este motivo o Presidente Figueiredo, que saia, se negou a passar a faixa presidencial ao impostor. Povo inculto e ignorante é tapeado facilmente e é subserviente do autoritarismo.

Anônimo disse...

Polibio vc viu chamada do fantastico com o DR BASEGIO, para domingo, corrupção nas assembleias

Anônimo disse...

O Brasil perdeu um grande homem como cidadão e militar. Teve decisiva atuação na transição após a morte do Dr. Tancredo enquanto muitos não sabiam de fato o que fazer naquela situação.
Uma pena, mas com certeza deixou seu legado.

Anônimo disse...

Condolências a família, grande pesonalidade.

Anônimo disse...

Grande cidadão brasileiro,merece todas homenagens,"Combateu o bom combate, terminou a carreira,guardou a fé".Homem probo que viveu com aquilo que angariou com seu trabalho.Hoje ser honesto é qualidade,no tempo de outrora era obrigação.Militares fizeram muito mais com 70 bilhões de orçamento anual,que os civis estão fazendo com 700 bilhões de orçamento anual.Isso é fato.Compare o que foi feito em 20 anos de Democracia Militar com os 30 anos de Democracia Civil.Em 14 anos de Governo PT não foi executada nenhuma grande obra de infraestrutura.

Anônimo disse...

Concordo totalmente consigo quando colocou no seu texto as palavras proferidas por esse general quando entrou na salinha adjacente ao quarto onde Tancredo das Neves jazia já moribundo:

"Quem assume é o Sarney".

Tendo dito isso, sai com a mesma velocidade com que entrou.

Parabens Senhor Polibio Braga, isso faz parte da nossa História que muitos desconhecem.

Anônimo disse...

A PETEZADA FDP , CAFAJESTES E LADRÕES E, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, GRANDES IDIOTAS LAVADOS CELEBRALMENTE PELO PT ,CORRESPONDEM A MAIS ALTA IMBECILIDADE REINANTE.
QUANTA ILUSÃO.
ESPERO QUE LOGO MAIS O "MOSSAD" DE ISRAEL INICIE O TRABALHO DE ELIMINAÇÃO DESTA CACHORRADA INOPERANTE E VAGABUNDA.
COMECEM POR SANTA MARIA POR FAVOR.

Anônimo disse...

menos um!

Anônimo disse...

Alguém pode informar se esse General teria amealhado fortuna no Governo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/