Mulher de Mujica sofre derrota na disputa pela prefeitura de Montevidéu

O candidato da governante Frente Ampla (FA) Daniel Martínez angariou quase o dobro de votos de sua rival e companheira de partido, a senadora Lucía Topolansky, assumindo o cargo de prefeito da capital do Uruguai no domingo, segundo resultados parciais do tribunal eleitoral.

Em Montevidéu, onde a metade dos 3,3 milhões de uruguaios vivem, a coalizão de esquerda FA venceu novamente na cidade com mais da metade dos votos, divididos entre seus três candidatos.
Topolansky não conseguiu capitalizar a popularidade e o carisma de seu marido, o ex-presidente José Mujica, que foi parte ativa de sua campanha eleitoral. Pouco antes da divulgação dos primeiros resultados, Topolansky reconheceu a derrota.

"Estou feliz porque a Frente Ampla venceu", declarou antes de se reunir com Martínez na sede do partido.

O Partido da Concertación, uma coalizão de forças opositoras para as municipais, teria alcançado cerca de 40% dos votos entre seus três candidatos, liderados pelo empresário Edgardo Novick, um quase desconhecido na cena política que foi a revelação desta campanha, segundo alguns especialistas.

Após a divulgação das primeiras projeções, Novick mostrou-se satisfeito com o capital político reunido. "Vamos exercer a oposição seriamente (...) A Concertación chegou para ficar", declarou após reconhecer a derrota.

As duas coalizões apresentaram três candidatos para estas eleições. A lei eleitoral uruguaia permite que um partido tenha vários candidatos.


De acordo com dados oficiais parciais, a FA também venceu em Canelones com mais de 50% dos votos para seu candidato Yamandú Orsi e em outros quatro departamentos, enquanto o Partido Nacional ganhou em 12 e o Colorado em um.

10 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Esta "senhora" é gente da pior espécie que existe.

Não vale o que come. É uma "Maria do Rosário" com educação, mas pronta para dar o bote.

JulioK

Anônimo disse...

"Estou feliz porque a Frente Ampla venceu"

esse discurso lembra algum outro?

claro, o do Chefe dizendo estar feliz porque só havia partidos de esquerda na disputa pela presidência do Brasil...

Anônimo disse...

O povo uruguaio mostrou que "bobeira'a gente tem uma vez só.

Anônimo disse...

tem gente que ainda nao entendeu a noticia...

não mudou nada, a esquerda ficou no poder...

foi só uma especie de disputa entre Obama e Hillary Clinton...

leiam la, a tal FA, um ajuntamento de esquerdistas, ganhou e os uruguaios comeram mosca outra vez...

só nao entendi como um unico partido pode ter TRES candidatos...

isso é que liberar a erva do capeta...

Anônimo disse...

O Mujica parecia ser inteligente, mas não é. Depois da besteira que fez falando mal dos Kirchner, com o microfone aberto, agora achou que por ter sido presidente elegeria sua mulher. Aprende.

Anônimo disse...

os babacas comentaristas aqui não sabem o que falam a frente ampla é o mesmo partido do Mujica e da esposa. ela perdeu porque a FA hoje e dominada pelo atual Presidente Tabare Vasques e o vencedor e parte de sua ala na FA , peçam ao editor para publicar a porcentagem de votos dos candidatos desta agremiação passava de 70% ontem a noite .se informem melhor antes de falar besteiras suas antas com guampas.alias o editor edita o post de forma a enganar os antas babacas o que faz parte da indole do blogueiro.

Anônimo disse...

Quanto mais para esquerda,mais próximo do abismo.

Anônimo disse...

Já e paranóia

Anônimo disse...

Matou a pau , disse tudo o cara distorce tudo contra o pt.

Anônimo disse...

Cidadão das 14:59, já tivemos aqui a sub-legenda também, principalmente para o senado. Assume o mais votado dentro da legenda vencedora.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/