O advogado Luiz Fachin poderá ter seu nome rejeitado pelo Senado, o que seria inédito na história do Congresso.
A sabatina do indicado de Dilma para o STF foi confirmada para amanhã, mas a votação em plenário foi adiada por decisão do presidente Renan Calheiros, atendendo pedido de senadores do PSDB que viajaram para Nova Iorque.
Restrições a indicados para o STF são bastante incomuns.
A objeção mais famosa ocorreu em 1982, quando Paulo Brossard era senador. Diante da indicação de Alfredo Buzaid, feita pelo general Figueiredo, disse Brossard:
- Ele é o símbolo do regime militar e por isto voto contra.
Algo semelhante ocorre com Luiz Fachin, porque aprová-lo é o mesmo que aprovar o governo do PT, dada sua intimidade com o Partido e suas causas más.
4 comentários:
Polibio. É de meu conhecimento que, quando o presidente JK manifestou a vontade de indicar Sobral Pinto para o STF, este declinou do convite alegando que era de conhecimento público que tinha apoiado o nome de Juscelino para a Presidência da República. Condutas iguais a de Sobral ainda nos servem de exemplo.
CARLOS EDISON DOMINGUES
OUTRA ÉPOCA, OUTROS VALORES, QUE POR HORA INFELIZMENTE NÃO TEMOS MAIS NOS NOSSOS poderes.
ÚNICO MODO DE fachin NÃO IR, É ELE MESMO DESISTIR > COISA POUCO PROVÁVEL, POIS JÁ DÁ A ENTENDER QUE É ministro.
Hoje que conserva a ética e os bons valores são chamados de conservadores de forma pejorativa.Só que na Inglaterra onde o povo é "menos" instruído que o povo brasileiro os Conservadores ganharam as eleições na semana passada.País rico é país que detém o conhecimento.
Logo depois, Brossar foi ser Senador do politico mais correto do Brasil (Sarney) e aceitou e, logo, depois, Brossar foi indicado para o STF pelo politico mais correto do Brasil (Sarney), e ele aceitou.
Postar um comentário