O sócio brasileiro da montadora chinesa de caminhões Foton, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que acaba de passar adiante os 36% que tinha no capital da gestora de investimentos Quest para se dedicar com exclusividade à nova condição de industrial, confirmou neste final de semana que a fábrica de Guaíba começará a operar no final do ano que vem em Guaíba, RS.
O investimento sino-brasileiro será de R$ 250 milhões, devendo gerar 250 empregos diretos e 6450 indiretos.
A capacidade de produção será de 24 mil caminhões por ano.
O desembarque dos chineses vem em má hora, porque as vendas de caminhões caíram 11% no ano passado. No primeiro bimestre deste ano, a queda foi de 40%.
A Foton é o maior fabricante chinês desse tipo de veículo, com produção anual de 650 mil unidades, o equivalente a cinco vezes o total da produção brasileira de todas as marcas.
Desde o ano passado, a Foton vende 800 caminhões por ano no Brasil. São dois modelos. A chinesa já tem 25 revendas. Esta rede é montada para azeitar os músculos e preparar terreno para quando começar a produção gaúcha.
5 comentários:
BOA NOTÍCIA. O RS PRECISA.
O GOVERNO ESTADUAL DEVERIA CRIAR UM FINANCIAMENTO ESPECÍFICO PARA QUEM COMPRAR DE EMPRESAS ASSIM.
FOMENTAR EMPRESAS QUE ESTÃO E QUEREM SE INSTALAR NO RS.
Por isso que não devemos gostar do Tarso.
Trazer fabrica de caminhões para encher ainda mais as estradas brasileiras
Políbio, compra um banco com 5 pés para não cair, pois esta fabriqueta não tem
uma revenda, já fecharam 400, e mais 400 estão só na espera para fecharem, 15 mil na rua, agora caminhão chinês desconhecido para vender em crise, só um milagre para dar certo.
Idem pra Ford e GM...
Postar um comentário