Dilma diz na CNN que a Venezuela deve libertar os opositores políticos de Maduro

"Os países que integram a Unasul, que participam da Cúpula, da Cúpula das Américas, têm hoje, inclusive, o absoluto interesse de que haja uma maior liberdade, que soltem os presos, que não haja níveis de violência nas ruas, todos nós temos este interesse", disse a  presidente Dilma Rousseff em entrevista à CNN, sobre a prisão de políticos no governo de Nicolás Maduro, como Leopoldo López e o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma.

"Não pensamos que a melhor relação com a oposição seja prender quem quer que seja (...). Se uma pessoa não cometeu um crime, não pode ser detida"

Leia também a matéria da Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC sobre a Cúpula das Américas no Panamá:

Os chefes de Estado e de governo de 35 países vão participar nesta sexta-feira (10) da 7ª Cúpula das Américas – a primeira conferencia hemisférica em que os líderes dos Estados Unidos e de Cuba sentarão à mesma mesa, desde a ruptura das relações diplomáticas há mais de 50 anos.

A última vez em que isso ocorreu foi em uma reunião regional em 1956 – também na Cidade do Panamá. Três anos depois, a revolução cubana, liderada por Fidel Castro, derrubou a ditadura de Fulgencio Batista. Em 1962, os EUA romperam relações com o novo governo comunista de Cuba e expulsaram a ilha caribenha da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A 7ª Cúpula das Américas deverá marcar o fim do último resquício da guerra fria na região, e o governo panamenho declarou feriado para esvaziar as ruas e garantir a segurança dos participantes. O evento terá a presença do líder cubano, Raúl Castro, e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – que em dezembro deu um passo histórico ao reconhecer o fracasso de meio século de políticas norte-americanas para tentar isolar Cuba. No momento em que os EUA estão dialogando com os cubanos para acabar com décadas de confronto (uma iniciativa aplaudida pelos governos regionais), há um novo foco de discussão: a Venezuela.

Os chanceleres que se reuniram nessa quinta-feira (9) para negociar a declaração conjunta dos presidentes não conseguiram chegar a um consenso: a ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, queria incluir no documento uma condenação às sanções norte-americanas a sete altos funcionários venezuelanos.

Em março, Obama anunciou que ia bloquear as contas e os bens desse grupo de venezuelanos nos EUA, por considerar que estavam envolvidos em atos de corrupção ou de violações de direitos humanos. Para justificar essa punição, Obama declarou a Venezuela uma “ameaça à segurança” norte-americana.

A declaração de Obama foi duramente criticada na região e citada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para obter do Congresso poderes especiais: ele poderá governar por decreto, até o fim do ano, para fazer frente à “ameaça” norte-americana.

Nos últimos dias, altos funcionários norte-americanos moderaram o tom das criticas e asseguraram que a Venezuela de fato “não representa uma ameaça”. Maduro também disse que quer ter uma boa relação com os EUA, mas a chanceler venezuelana cobrou uma retificação, ou seja, a suspensão das sanções.

Ao mesmo tempo, um grupo de 25 ex-presidentes da América Latina e da Espanha (entre eles o costarriquenho Oscar Arias, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o mexicano Felipe Calderón e o espanhol José Maria Aznar) apresentaram nessa quinta-feira (9) a Declaração do Panamá, criticando a violação de direitos humanos na Venezuela. O documento pede a imediata libertação de presos políticos, como o líder oposicionista Leopoldo Lopez e o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Ambos foram acusados por Maduro de conspirar para derrubá-lo.

Na véspera da cúpula, houve polêmica entre governistas e oposicionistas, tanto venezuelanos quanto cubanos. A normalização das relações entre os EUA e Cuba depende de uma série de medidas – algumas das quais precisam passar pelo crivo da oposição republicana para aprovação no Congresso.

Uma das principais reivindicações de Castro é a exclusão de Cuba da lista norte-americana de países que patrocinam o terrorismo. Os cubanos também querem a suspensão do bloqueio econômico e financeiro e uma indenização pelos danos sofridos no passado.

Além da Cúpula das Américas, estão sendo realizados no Panamá fóruns paralelos de empresários, reitores de universidades e representantes da sociedade civil.

15 comentários:

Anônimo disse...

Papo de internautas no ANTAGONISTA. Faz sentido!!!!
1 - O papo que tá rolando é q Don Lulone "aceitou" "forjar" uma doença para a Búlgara( Dilma); em troca disso, o Drácula( Temer) se empenharia em melar a Lava Jato e pavimentar o caminho para Don Lulone p/ 2018. Daí a Búlgara se licencia com a doença e não volta mais...
2 - ... tanto Lulone quanto Búlgara - já usaram a doença como estratagema populista, não é mesmo?
Pensa só: o vice-presidente da República assume como "articulador político" e a primeira coisa - além de melar a CPI do BNDES - que faz é ir a SP para conversar a sós com Don Lulone no Instituto Lula?
A troco de q? Não foram falar sobre o filme O Poderoso Chefão e o Conde Drácula, né?
Foram tratar sobre "cargos do segundo escalão" e maquinar essa "licença" para a Búlgara, "liberando" essa senhora de ter q vir a público dizer "eu renuncio".
Ela se licencia para tratar de um problema de saúde, Drácula assume, e ela não retorna mais.
Em troca, Drácula se empenha para melar Lava Jato e pavimentar o caminho para o Lulone para 2018.
Eles são maquiavélicos, a gente sabe.

Anônimo disse...

Ja melaram as CPIs dos Fundos de Pensao.Brasil Pais de Tolos.

Anônimo disse...

Acredito nesse pessoal como acredito na Mula sem Cabeca, Saci Perere, Lobisomem entre outras.

Anônimo disse...

A raposa tanto vai ao ninho (das galinhas) que um dia vai e deixa o focinnho. E o Temer Raposão?

Anônimo disse...

A Dilma criticando este imbecil? com certeza ela deve estar com 50 de febre ou no desespero de manter o cargo dela...Não se sabe porque o maldito PT sempre deu crédito a esta gentalha do Mercosul,Cuba,etc...é uma lástima que um partido como o PT tenha caído no colo do Brasil,o país não merecia estes estrumes do PT depois de tudo que passou e da era FHC que botou o Brasil nos eixos.PT,PSOL,PC do B,todos estes demônios tinham que ser expulsos daqui pra sempre.Não é aqui o lugar desta escumalha,talvez o estado islâmico serviria para esta cambada de vagabundos hipócritas.

Anônimo disse...

Essa conversinha da terrorista do Maduro soltar os opositores é papo furado!
Quanto ao primeiro comentário feito, se essas urnas eletrônicas e o sistema de apuração forem banidos, nenhum petralha jamais conseguirá se eleger presidente, podem até vir com o chefe da quadrilha, tenho certeza que a sua rejeição é até maior que a da Dilma, isso se nota na manifestação nos gritos de ordem e também nas redes sociais!

Anônimo disse...

>>

Cultura Geral

A imprensa brasileira, que chama o ditador assassino Raul Castro de "presidente", jamais explica o porque do embargo americano à Ilha Presidio.

Este artigo, do jornalista Antonio Ribeiro, publicado em Veja Online na data de 17 de abril de 2009, explica com precisão que o fim do embargo só será possível quando Cuba devolver os bens roubados pelos comunistas de cidadães e empresas americanas:

O Maior Confisco de Propriedades Privadas das Américas

" A suspensão do embargo comercial americano a Cuba depende, por lei, do acerto do confisco. As gavetas do Departamento de Justiça em Washington guardam queixas de 5.013 cidadãos e 898 empresas americanas com bens confiscados pelo regime comunista cubano, o que representa menos de 5% da economia da ilha pré-Fidel. "


<<

Anônimo disse...

Será que Dilma perguntou pro lula se poderia fazer essa declaração? Afinal, lula afirmou que na Venezuela Chavista havia democracia até demais, lembram?

Anônimo disse...

ela agora esta querendo passar para o nosso lado?

agora que esta na lama quer virar critica do governo do amiguinho Maduro?

cai fora, nao te queremos do nosso lado, que sempre lutamos pela libertação desses inocentes...

sua oportunista asquerosa...

Anônimo disse...

Cínica, várias caras (uma para consumo interno, outra para consumo externo, outra para os bolivarianos e burros, outra para o 1o mundo e inteligentes), cara de pau, arrogante, tiranete e por aí vai...

Anônimo disse...

PUXA, MENTIU DE NOVO.

Anônimo disse...

Falta 1 anos e 8 meses para o povo Paulistano mandar o Haddad para casa.

Anônimo disse...


Mas até eu que não não sou letrado em política percebo o "oportunismo da presidentta". Além do caos instalado por suas ideias bolivarianas para o Brasil, é claro que essa conversa tem a ver com o reatar de relações dos EUA com cuba. O oportunismo é para criar facilidades entre os americanos e a venezuela, até porque nas próximas eleições nos EUA foi noticiado que Hilary Clinton vai se candidatar e, se ganhar -- mudam as relações diplomáticas americanas com os ditos "socialistas", a exemplo de cuba, venezuela, argentina, uruguai, bolívia, equador e outros menos cotados....Obama tem uma veia "socialista"em sua origem..

Anônimo disse...

Esse nosso povo dessa pobre e miserável América Latrina, merece esses governos de esquerda comunista. Bem feito quem mandou não estudar.De 75 anos de comunismo soviético, a riqueza produzida por esse regime assassino ainda é MENOR DO QUE A ECONOMIA BRASILEIRA. Pode...? o exemplo típico dessa esquerda desvairada é CUBA E VENEZUELA, onde falta até PAPEL HIGIÊNICO.

Anônimo disse...

Aaaaahhhh, fala sério!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/