Térmica a gás AES Uruguaiana (639 MW) volta a gerar energia na próxima semana

O deputado estadual Frederico Antunes (PP) reuniu-se nesta quarta-feira com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, com o presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo e técnicos da secretaria. Durante o encontro, o deputado recebeu a informação de que na próxima semana a planta da Termo AES Uruguaiana deve voltar a gerar energia para o sistema elétrico nacional, após quase um ano de paralisação. “A se confirmar o retorno da nossa Termo AES no próximo dia 10, esta é uma ótima notícia para a região, especialmente neste período do ano em que o consumo de energia chega próximo do pico. Só vamos parar com essa luta quando a nossa usina voltar a funcionar os 365 dias do ano.”, afirmou o deputado progressista.
A térmica de Uruguaiana irá gerar, por pelo menos dois meses para o sistema elétrico nacional, 250 MW de energia que serão distribuídos distribuídos através das plantas da CEEE Uruguaiana 5 e Alegrete 1 e através da subestação de Maçambará que pertence à CTEE. A expectativa é de que em abril a geração da usina tenha sua geração aumentada e que devido a crise energética nacional siga em funcionamento mesmo após os dois meses iniciais previstos.

A AES Uruguaiana foi a primeira usina termelétrica a operar com gás natural no Brasil. A geradora iniciou suas atividades em 2000, em Uruguaiana, com capacidade instalada de 639 MW. A empresa integra o Grupo AES Brasil, composto ainda pelas distribuidoras AES Eletropaulo e AES Sul e pela geradora AES Tietê. Em agosto de 2008 a empresa argentina responsável pelo fornecimento de gás natural à AES Uruguaiana, suspendeu o envio do insumo à empresa. Em consequência disso a AES determinou, em abril de 2009, a hibernação da usina, o que implicou na paralisação de suas atividades de operação. A planta operou ainda em caráter precário nos anos de 2013 e 2014 gerando energia durante o período do verão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por 30 dias.

Anônimo disse...

Esta térmica ficará funcionando até La Loca ter algum soluço!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/