Entrevista, Gustavo Grisa - A degradação de Porto Alegre lembra a velha Detroit

ENTREVISTA
Gustavo Grisa, diretor da Agência Futuro


O senhor é um dos principais profissionais, no Brasil, que mais tratam da regeneração urbana e da economia de grandes centros urbanos. Pode citar um projeto no qual trabalha ? 
Atualmente, entre outros projetos, trabalho no processo de revitalização econômica da região portuária do Rio de Janeiro, que muda "a cada dia", alterando positivamente o perfil do tipo de negócios e ocupação em regiões até então degradadas como Praça Mauá e Gamboa

/ Mas a sua base operacional é Porto Alegre ?
Eu resido em Porto Alegre.

/ E como enxerga a degradação da cidade neste momento ? 
Porto Alegre está com"ares de Detroit", em especial regiões como parte do Bairro Floresta, a avenida Farrapos, e parte do  centro da cidade "que, hoje, já não é uma centralidade para a cidade. O movimento nas ruas é até mesmo inferior a outros bairros

/ Como resolver isto ?
Faltam soluções sistêmicas que viabilizem investimentos e um movimento econômico que leve à substituição do padrão de ocupação do Centro e outras regiões degradadas da cidade. Essa á a única solução conhecida no mundo, a regeneração, através de diversos movimentos de âncoras e incentivos econômicos, e não apenas obras pontuais e boa vontade

/ Há 30 anos a prefeitura faz planos de revitalização da área central e isto deu que resultados ?
Esforços e investimentos feitos na região central até hoje têm sido "melhoramentos e obras públicas urbanas, obras civis", mas que não mudam o padrão de ocupação por não criar atratividade e mobilizar os agentes econômicos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não é defender Porto Alegre. Mas todos os centros das grandes cidades brasileiras vem capengando ano após ano: Curitiba não é diferente, e em São Paulo, então: viaduto do Chá, a região do minhocão, os pedintes...enfim, o cenário urbano brasileiro tem se degradado a olhos vistos...

Anônimo disse...

Era de se esperar algo diferente disso ???

O país sendo saqueado por um grupo de bandoleiros esquerdistas, não sobra dinheiro pra nada. A sociedade tendo que transferir para o Estado quase metade do que ganha, em troca de serviços públicos cada vez piores. O Brasil é um dos países mais caros do mundo, não sobra dinheiro pra sociedade investir em manutenção e embelezamento de seus imóveis. Cidades emporcalhadas, sujas, com mato crescendo à olhos vistos.

Bem como sempre sonhou as esquerdas putrefatas latrino-americanas: transformar todos os países da região em algo parecido com Cuba, Venezuela e Argentina.

Estamos no caminho ...

Anônimo disse...

As ruas de Porto Alegre viraram uma buraqueira que não tem tamanho desde a famigerada Copa do Mundo aqui na terrinha, várias avenidas importantes ainda estão fechadas e o trânsito ficou caótico. Não voto mais no Fortunati e em ninguém que de alguma forma lembre de longe as corruPTas, amorais e desprezíveis esquerdas!

Anônimo disse...

Enquanto a degradação for como a velha Detroit está razoável.
O sonho dos petralhas é que atinja
o grau de cuidados da exemplar Havana, onde a última pintura dos predios foi a quase sessenta anos.

Anônimo disse...

Em Sao Paulo estao invadindo ate terreno dentro da represa, baixou o nivel d'agua por falta de chuvas e ja invadiram o terreno, fora a invasao em area ámbiental, e uma verdadeira esculhambacao. E uma politica que vem de cima.Os pais da Patria dao o tom para que todos dancem.

Anônimo disse...

Este rapaz,filho da minha cidde,está coberto de razão.
As ruas centrais de POA perderam seu charme dos anos 60,70 graças às funestas políticas econômicas que reduziram o poder de compra da população,ocasionando o fechamento de lojas de gabarito e dando oportunidade ao comércio popular e de rua(camelôs).Com isso, decaiu também o nível dos frequentadores dessas ruas e aumentou o índice de criminalidade.
Cumpre acrescentar que o poder público cruzou os braços e deixou que as calçadas fossem se deteriorando com o tempo. O centro de POA está uma vergonha! Pior ainda quando chove!

Anônimo disse...

O país inteiro sofre com esse tipo de degradação, fruto da centralização de recursos na esfera federal, além da corrupção generalizada e de um estado caro e ineficiente.

Anônimo disse...

Nao tem como ser diferente, somos 3o mundo e nao adianta é na mentalidade, na educacao, na moral, na etica, nas leis nao cumpridas, bandidos soltos, sem justica etc, etc, etc,

Esperar O QUE ??????????????

Anônimo disse...

Eu não sei quanto as outras capitais, mas Porto Alegre ao invés de evoluir, retrocede a olhos vistos. Por mais que eu ame essa cidade, é impossível não ver a degradação tomando conta..

Anônimo disse...

É que os "DONOS" de POA estão se mudando para Florianópolis e adjacências.

Rigor Crítico disse...

Raciocínio para "POA numa piorada?": 1. Vou colocar curto direto e grosso: "Lago Guaíba se tornou uma fatalidade pra cidade mui leal, valerosa, jóia”; 2. Vou colocar na categoria de "desleixo deliberado" o fato da sociedade/POA desde sempre "amar perdidamente" o litoral norte do mar/marzão/beira-mar/imensidão azul e, por consequência descartar o Guaíba que ficou de fora dos bons proveitos porto-alegrense, apesar de seus incontáveis mistérios; 3. Provavelmente que a “meia hostilidade” da população ao lago resultou o “amuralhado”; na verdade não é o muro da Mauá que entristece a cidade mas sim o “deserto de água” que interdita todo o lado oeste; 4. Na única vez que foi feito uma tentativa p/ “conquista do oeste” – Britto com projeto Ford - a sociedade rio-grandense entregou o poder para Dutra/PT que “mandou a Ford embora”; 5. Mesmo com a variedade de esportes que o lago facilitaria a cidade desconsidera absolutamente pois só tem corações e mentes voltados à rivalidade de futebol; 6. Reparar que nas propostas de linhas-metrô só dá afunilamento do leste/sul/norte para o centro - falta o lado oeste para repartir regularmente a urbanização; 7. Dá de pensar que nunca sairá metrô pois a cidade tem configuração “insuficiente”.

Anônimo disse...

E irônico debater a 'degradação' do meio urbano em Porto Alegre só tendo foco na quantidade de moradores de rua, que de fato aumentou consideravelmente..Entretanto, muito antes disso, temos uma quantidade absurda de imóveis abandonados na cidade, cujos proprietários sequer respondem pelo pagto de tributos ou prestam satisfações sobre o mau uso destes imóveis por parte de marginais e drogaditos..Não será hora de o Poder Público entrar na Justiça e arrecadar destes imóveis, e destiná-los para uso em programas sociais, retirando parte dessa população das ruas?

Anônimo disse...

Colocar moradores de rua em prédios, infelizmente para a maior parte deles, é criar favelas dentro da cidade, pois eles não tem um mínimo de civilidade, não tem higiene e são comprometidos mentalmente pelas drogas. São em grande parte pessoas que não tem condições de ter um convívio pacífico e de bom senso junto a pessoas civilizadas e de bom senso,isto pode parecer insensível, mas é similar é a colocar leões e gorilas a conviver com cidadãos pacíficos e normais. Caso no judiciário, MP ou outras entidades públicas achem que estou errado , então que façam um estágio de 6 meses com pessoas trazidas da rua para suas próprias casas e pratiquem nelas suas teorias a respeito de assistência social e convívio recuperando drogados e pessoas com graves problemas mentais, ganharão o nobel da paz se o conseguirem, caso contrário estes mesmos membros do judiciário e de entidades públicas devem abandonar os mesmos por absoluta inépcia intelecto-cultural!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/