Artigo, Cleber Benvegnu - A elite estatal e seus reféns

A pior das elites estatais encontra-se no domínio completo da economia, da política e da sociedade por parte do Estado, como é o caso de Cuba, mantido há 50 anos sob controle criminoso da família Castro. Há 50 anos o povo comemora sua digna pobreza e falta total de liberdade e perspectivas, agradecendo ao governo comunista pela dádiva de estar sob o cutelo dele. 


Neste artigo publicado na edição de hoje de Zero Hora, o jornalista Cleber Benvegnu diz que a  mais perversa das elites é a elite estatal. Ela quer que você compre um carro e diga: “Obrigado, governo. Como você é bondoso!”. Faça uma faculdade e diga: “Obrigado, governo. Eu te devo essa!”. Suba na vida e diga: “Obrigado, governo. Eu não seria nada sem você!”. 

. Leia mais:

Ela sequestra seu pensamento e inverte a lógica da vida social, fazendo parecer que você serve ao governo, e não o contrário.

O protagonismo das pessoas é substituído pelo protagonismo do aparato estatal. Embalada no glamour da luta de classes, essa elite se apresenta como monopolista da justiça. Como se o dinheiro dos impostos, que subsidiam absolutamente todos os beneplácitos estatais, não viesse da própria sociedade. Como se o Estado, ele mesmo, gerasse riqueza e desenvolvimento.

A história é repleta de exemplos de elite estatal, à direita e à esquerda _ na América Latina, recentemente, esse último exemplo é mais vasto. Mistura supremacia coronelista com populismo assistencialista. Discursa para um lado e, com os seus, age para o outro. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito! Há muita gente "dormindo" neste País. Ou tentando se enganar. Quando esse pessoal acordar estará sem liberdade de escolhas, sem direito de ir e vir e com pensamento uniformizado.

Pr.guima disse...

-Família Castro está para Cuba assim como PT está para o Brasil... O estado se vangloria em dar 1 prato de comida ao povo brasileiro, quando sua obrigação seria de criar condições de tirar milhões da miséria.

Anônimo disse...

Marxismo puro !
Pobre Brasil.

Anônimo disse...

Nada melhor do que um povo ignorante para apoiar os ladrões da república. Os petralhas querem concretizar o sonho de se perpetuar para sempre e Cuba é exemplo da ditadura que transformou zumbis!....

Cap Caverna disse...

Resumindo todo o texto: isso é o comunismo, que tanto alardeiam os imbecis quadrilheiros dos petistas, e os vagabundos improdutivos querem, pois pensam que irão viver o resto da vida ganhando sem trabalhar. Pensamento característico dos alienados que não prestam para nada! Fora PT, partido político que tomou o Brasil de assalto.

Anônimo disse...

Parabéns a Sérgio Benvegnu !

Artigo brilhante.

Bastiat

Anônimo disse...

Aprendam jovens, o governo não te dá nada sem antes ter te tirado o dobro.

Anônimo disse...

O PT quer é roubar o que é dos outros, o papo restante é só
para atar cachorro com linguiça.

Anônimo disse...

Infelizmente, sem tirar nem por, é o retrato do que acontece em nosso país. A também chamada "aristocracia estatal", de todos os níveis, deitam e rolam, não só em pessoas pouco esclarecidas, que acreditam e agradecem por existir um "governo tão bom".

Anônimo disse...

Capitalismo e Comunismo são faces da mesma moeda! Quer conhecer um capitalista, conheça um comunista...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/