Saiba como Dilma manejou troca de favores para nomear mulher e irmão de ministro do TCU

O leitor entenderá melhor, depois de analisar esta reportagem, como funcionou a pressão para que o TCU livrasse a cara da presidente da Petrobrás. 

O Tribunal de Contas da União decidiu abrir investigações para apurar a reportagem de Veja desta semana, que promove um flagrante de fisiologismo, no caso como um ministro do TCU se pôs a serviço de Dilma para emplacar a mulher em um cargo. Na reportasgem de Robson bonin e Hugo Marques, fica evidente como mensagens da Casa Civil da Presidência da República revelam como funciona a troca de favores entre autoridades e seus padrinhos políticos. Ministro do TCU conseguiu indicar a esposa para o Superior Tribunal de Justiça e o irmão para o Tribunal Superior do Trabalho com a ajuda de Dilma Rousseff.

Na foto ao lado o ministro Walton Alencar: ele dava atenção especial a processos de interesse do governo em troca da nomeação da mulher para uma vaga no STJ .

. "Eu sei bem a quem devo!", diz o ministro a quem quer ouvir. 

No organograma dos poderes, o Tribunal de Contas da União (TCU) exerce o papel de guardião dos cofres públicos. Do superintendente de uma repartição federal na Amazônia ao presidente da República, ninguém está livre de prestar contas ao órgão. É do TCU a missão de identificar e punir quem rouba e desperdiça dinheiro público, seja um servidor de terceiro escalão, um ministro de Estado ou uma dezena de diretores da Petrobras. Enfrentar interesses poderosos é da natureza do trabalho do tribunal. Por isso, seus ministros gozam de prerrogativas constitucionais, como a vitaliciedade no cargo, destinadas a lhes garantir autonomia no exercício da função. No mundo ideal, o TCU é plenamente independente. Na prática, troca favores com o governo, sujeita-se às ordens do Palácio do Planalto e, assim, contribui para alimentar a roda do fisiologismo, mal que a corte, em teoria, deveria combater. VEJA teve acesso a um conjunto de mensagens que mostram que há ministros dispostos a servir aos poderosos de turno a fim de receber generosas contrapartidas, como a nomeação de parentes para cargos de ponta.

Trocadas durante o segundo mandato do presidente Lula, as mensagens revelam o ministro Walton Alencar, inclusive quando comandava o TCU, no pleno gozo de uma vida dupla. Nos julgamentos em plenário e nas manifestações públicas, Walton era o magistrado discreto, de perfil técnico, que atuava com rigor e independência. Em privado, era o informante, os olhos e os ouvidos no TCU de Dilma Rousseff, à época chefe da Casa Civil, e de Erenice Guerra, então braço-direito da ministra. Walton pôs o cargo e a presidência do tribunal a serviço da dupla. E o fez não por mera simpatia ou simples voluntarismo. Em troca, ele recebeu ajuda para emplacar a própria mulher, Isabel Gallotti, no cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A trama toda ficou registrada em dezenas de mensagens entre Walton e Erenice, apreendidas em uma investigação da Polícia Federal. Com a colaboração das mulheres mais poderosas do Palácio do Planalto no segundo mandato de Lula, Walton conseguiu mobilizar um espantoso generalato de autoridades para defender a indicação da esposa.

Em e-mail enviado em 12 de março de 2008, Erenice relata os movimentos dela e de Dilma em favor de Isabel:

CLIQUE AQUI para saber mais. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente lamentável.

Anônimo disse...

Pelo voto, temos que tirar essa quadrilha do poder e depois, enfiá-los atrás das grades. Essa quadrilha saqueou os cofres públicos em níveis jamais vistos no Brasil. Só não vê, quem é burro ou cúmplice.

Anônimo disse...

Todos Ministros de Tribunais Superiores e TCU, depois de indicados pela Presidência da República passam pelo CRIVO da SABATINA no Senado, ou seja, alguém comprou o Senado também?

Anônimo disse...

isto chama-se projeto de poder , gestado desde 1980 e implantado na totalidade no primeiro mandato de lulla

Luiz Vargas disse...

Fisiologismo, prevaricação, improbidade administrativa, concussão,peculato..................é longa a lista de crimes que os PeTralha$ PraTicam.
Num país sério a república teria caído.

Anônimo disse...

Esse bando de vagabundos não fazem nada além de planejar e executar os seus trambiques! E como é que as instituições irão funcionar dessa maneira?! A única solução é os milicos fecharem tudo, prenderem essa gente e montar tribunais militares para julgar e punir essa corja petralha de parasitas que infestam as instituições brasileiras!

Anônimo disse...

A quadrilha PTRALHA não perde uma, SE fraquejar te levam a carteira.

A IDEOLOGIA dos PTISTAS é o MERCANTILISMO, ou não foi isto que está postado na página do editor?

Anônimo disse...

Os julgadores tem uma facilidade muito grande de se esconderem por trás do famoso "livre convencimento".

Anônimo disse...

Nunca dantes na história deste país, como disse o cretino maior, se viu uma quadrilha tão bem estruturada para saquear a nação e assumir o controle das instituições, impedindo o povo de compreender a extensão do dano a médio e longo prazo. Toda vez que estourou um escândalo deles, assumiram o papel de cachorro viralata, gritando que era perseguição aos coitadinhos. Pobre NÃO é sinônimo de safado, pobre batalha duro e honestamente, não vive às custas de mimi sindical, refestelados em poltronas planejando o próximo assalto à burra coletiva. Se o cretino-mor fosse realmente sério, no primeiro escândalo teria engrossado com seus "cumpanheiros" e teria mostrado que tinham de ser honestos. Pelo contrário, deu o mau exemplo de acobertar e assim indicar o caminho para seus asseclas.

Anônimo disse...

Cada enxadada uma minhoca.Onde vamos parar?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/