Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Uma renegociação melhor é possível

A charge é de Cícero.


O economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos diz no jornal Zero Hora de hoje que é possível uma melhor renegociação da monumental dívida gaúcha com a União (R$ 50 bilhões). Leia tudo:

Segundo o jornalista Ribamar Oliveira, em artigo publicado no jornal Valor Econômico de 28/08 passado, o ministro da Fazenda autorizou o BNDES a renegociar com o Tesouro dívidas no valor de R$ 194 bilhões, em condições muito mais favoráveis que às das dívidas originais.
Foram substituídos os diversos indexadores dos contratos originais (TR, IPCA e dólar), acrescidos de juros, pela TJLP, sem reajustes.
O novo prazo contratual será de 46 anos, sendo 26 anos de carência para pagamento do principal (início 2040) e de seis para os juros. Do sétimo ano ao 21º, será pago somente um terço da variação da TJLP. A partir do 22° ano os juros serão iguais à TJLP, limitada a 6%. Os juros não pagos nos primeiros 21 anos se incorporam ao saldo devedor.
Segundo o autor, isso poderia ser uma maneira de fazer um aporte de recursos ao banco, porque uma forma explícita poderia colocar em risco a nota de crédito do Brasil nas agências internacionais.
Tomo esse caso para comparar com a proposta de renegociação da dívida dos Estados, em que além dos juros de 4% mais IPCA, limitada à Selic, nenhuma outra vantagem foi oferecida. E nem assim está garantida.

Ela é melhor que nada, mas só reduzirá a prestação a partir de 2025.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

2 comentários:

Anônimo disse...

De novo o guru do PSDB até quando acho que acabada a eleição e o partido dele esfarelado vai ficar atras da moita ou buscar outro para escrever tonterias.

Anônimo disse...

Renegociação é "enrolação" tem que atacar o problema básico que é uma maquina pública desproporcional, privilégios feudais, e salários imorais nos três poderes em comparação a países desenvolvidos e democráticos. Em relação ao salário mínimo dos trabalhadores é imoral.
A economia é uma ciência moral como diz o Prêmio Nobel de Economia Amartya Sem...aqui no RS é IMORAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/