Refap, Canoas, começou a produzir 10 milhões de litros/dia de diesel S-10 que importava

A Refap, ao lado, foi uma conquista do governador Brizola. 


A Petrobras informou nesta qwuinta-feira ao editor que iniciou nesta quarta-feira a operação da nova unidade de hidrotratamento de diesel (UHDT II) da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, Rio Grande do Sul. A unidade produzirá o diesel S-10, com ultrabaixo teor de enxofre, atendendo ao mercado gaúcho e de influência da Refap. A entrada em operação da nova unidade também permitirá à Refap aumentar o volume de diesel produzido na refinaria em cerca de 12 mil barris por dia. A Refap já possuía uma unidade de hidrotratamento de diesel inaugurada em 2005.

. Atualmente, para suprir a demanda pelo produto, a Petrobras importa diesel S-10 de diferentes países. Com a entrada em operação da nova unidade, que tem capacidade de produção de até 6 milhões de litros/dia, toda a demanda de diesel S-10 da área de influência da Refap será atendida pela refinaria, o que significa uma economia de aproximadamente R$ 16 milhões mensais, graças à redução nos custos de importação e logística.

. Entre as vantagens na utilização do Diesel S-10 destacam-se a melhoria da qualidade do ar, em função da redução de emissão de enxofre e particulados, especialmente nos veículos mais modernos, e a melhoria do rendimento dos motores.


. A construção da UHDT II iniciou em 2011, com o expressivo índice de conteúdo local de 86%. Durante a obra foram gerados mais de 6.000 empregos diretos e indiretos.

Um comentário:

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Projeto iniciado pelo "velho" Brizola e concretizado pelos Generais da dita-mole. Do tempo em que os governos davam sequencia a obras de real interesse do país e a roubalheira ainda não havia se instalado como epidemia nas burras estatais (desculpem a redundância).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/