Entrevista, Margrid Sauer - Tarso oscila dentro do teto, Sartori cresce, mas segundo turno será entre Tarso e Ana Amélia

ENTREVISTA
Margrid Sauer, diretora do Instituto Amostra

A seguir, pela ordem, em percentagem os números de Ibope, Methodus e Datafolha: Ana Amélia: 37/40,5/31; Tarso: 30/27,1/31; Sartori: 15/17,9/17. O que explica essa discrepância tão grande entre Methodus e Ibope de um lado, parecidos, e Data, de outro, completamente diferente em relação a Ana Amélia ?
A pesquisa do Data Folha é a que tem a coleta mais recente e coleta feita em dois dias, isso faz diferença neste momento da campanha onde existe mudanças diariamente. Semana passada me perguntaram se os ataques feitos à candidata Ana Amélia não teriam surtido efeito. Respondi que era cedo para a pesquisa captar alguma alteração. Esta queda da candidata Ana Amélia pode ser reflexo das denúncias e acusações feitas pelo oponente. 

Datafolha disse que Tarso foi mais para o interior depois que se licenciou, mas Tarso diz que seus ataques foram maiores. Foi isto, foram as duas coisas ou o que foi que houve ?
Se observarmos os números Tarso não se mexe, segue oscilando dentro da margem de erro. Os números 30/27/31 aferidos por institutos diferentes confirmam que este é o número dele! Este é o tamanho do PT no estado. Olívio Dutra, candidato ao senado, segue a mesma tendência de votos. 

De onde é que Sartori está tirando os votos que o levaram a viajar para índices entre 15% e 18% ? Até onde ele irá ? Poderá ameaçar Tarso, como aconteceu com Olívio há oito anos, ou ameaçará Ana °?
Sartori tem crescido no eleitorado de Ana Amélia, pode crescer mais, sem dúvida, mas dificilmente terá tempo para tirá-la do segundo turno. Temos seis  dias até a eleição e a diferença entre Sartori e Ana Amélia e de 13 pontos percentuais. 

Pode sair um segundo turno puro sangue, sem PT ?
Não, o eleitor de Tarso não vai votar nem em Ana Amélia nem em Sartori. Vamos seguir a tradição do Rio Grande do Sul: será o PT contra os demais. 

Como andam as curvas dos candidatos e quais as tendências ?
A curva de Tarso é de estabilidade, Ana Amélia começa a apresentar uma queda que pode ou não se manter e Sartori é quem vem apresentando a tendência de crescimento. Porem, como expliquei anteriormente, temos pouco tempo para a eleição e a tendência aponta para um segundo turno entre Ana Amélia e Tarso Genro.

O eleitor e o leitor duvida das pesquisas, acha que elas são vendidas e atendem os interesses de quem paga. O que diz disto ?
Não acredito que um instituto faça manipulação de dados. O que acontece são as diferenças metodológicas e de locais de coleta, mas não se encontra diferenças que levem a uma mudança no quadro. Todos apontam para a mesma tendência, o segundo turno será Ana Amélia e Tarso Genro. 

 Vale a pena brigar com os números ?
 Gosto de lembrar que brigar com os números, apenas porque não expressam a nossa vontade não é a melhor solução para nenhum candidato. O melhor é entender o que eles estão revelando e trabalhar para mudar o quadro. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Ou as pesquisas estão erradas.
Quando o Brizola concorreu a governador do Rio de Janeiro,as pesquisas de boca de urna,ou seja aquela que deveria ser a mais exata,deu como certa a derrota de Brizola. Ele pediu que seus fiscais não esmorecessem e continuassem em seus postos durante a apuracão.Resultado:Vitória do Brizola.
Quando sabemos que aos petralhas não falta dinheiro e Lula declarou que nós não sabíamos do que eles eram capazes de fazer para vencer,não é de se estranhar essas pesquisas.Hoje não confio em nenhuma delas.

Anônimo disse...

Qual a dificuldade que tem os analistas para reconhecerem que há pesquisas manipuladas, como essa última do Datafolha?

Anônimo disse...

todas pesquisas fraudadas, é inadmissível tarso estar tão bem com a rejeição que tem.

Anônimo disse...

O desespero em assegurar a candidata da RBS no segundo turno parece evidente. É preciso afirmar 10 vezes que ela irá pro segundo turno, de tão garantida que está. Temos 14% de indecisos, se o Sartori tirar 3 pontos da Ana Amélia e pegar metade desses indecisos podemos ter um empate técnico triplo no Datafolha de quinta-feira.

Anônimo disse...

Sartori vai pro 2° turno, se duvidar em 1° lugar, ele virou a eleição, a dúvida está se ele vai com Ana Amélia ou com Tarso.

Anônimo disse...

o methodus é aquele que idsse que o pozzobom ia ser prefeito de santa maria ahahaha

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/