Ao tungar dinheiro da Petrobrás, governo demonstra de que modo sangra as estatais

Neste editorial, o jornal O Estado de S. Paulo trata da sangria das estatais.

Incapaz de cuidar direito das próprias contas, o governo continua usando as estatais para abastecer o Tesouro e disfarçar suas más condições financeiras. Essa manobra foi usada nos últimos dois anos e continua em pauta em 2014. A melhor explicação para o novo lance, desta vez com a Petrobrás, é a evidente piora do balanço do setor público. Algo parecido ocorreu na década de 1980, quando a administração central, sem crédito na praça, usou as empresas federais como canal de financiamento. O resultado foi desastroso. Quase todas estavam em péssimo estado quando foram privatizadas. O quadro fiscal é hoje bem melhor do que naquela época, apesar da gastança e do mau uso do dinheiro público. Mas o governo, sem disposição para resolver seus problemas da maneira correta, prefere lançar mão de expedientes de baixa qualidade. Uma das saídas é recorrer às estatais para abastecer seu caixa, assim como tem recorrido à política de controle de preços e tarifas para disfarçar a inflação.

Desta vez, o sinal de alerta soou quando foi divulgado o novo arranjo com a Petrobrás - uma concessão de quatro áreas do pré-sal, sem licitação, em troca de pagamentos de R$ 2 bilhões neste ano e mais R$ 13 bilhões entre 2015 e 2018. A reação no mercado financeiro foi imediata e mais uma vez despencou o preço das ações da empresa.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Raparam o tacho agora chupam o dedo maior.

Anônimo disse...

Os petralhas são irresponsáveis gastadores e ladrões, e estão sangrando as estatais, desta maneira vão acabar quebrando as empresas!
A dívida da Petrobrás já é maior que o seu valor de mercado, se fosse privatizada hoje, certamente seria vendida por um preço ínfimo!
FORA PETRALHAS SANGUESSUGAS!

Unknown disse...

Bom mesmo seria entregar estas reservas pra CHEVRON, ne editor?

Anônimo disse...

Estatal é para isso mesmo, ou seja, equilibrar o mercado, sob pena do setor privado tomar conta, ou seja, se não tem o BB e CF os bancos privados jogam os juros para as alturas, ou seja, se não tem a Petrobras a gasolina e o oleo disel sobem para as nuvens nas mãos das mutinacionais, ou seja, se não tem a CEE a conta da energia elética vai para os céus, ou seja, assim o governo leva o "mercado" de "redeas curtas", se não ele quebra o Brasil de novo, como fez na época de FHC, do PSDB, do aécio, do alkmin, do serra e da ieda.

Anônimo disse...

Como esse editor gosta de usar o gosta do termo tungar. Ridículo!!

Poligio Braga disse...

Pergunta que nao quer calar, com tantas provas de desvio do dinheiro publico, uso indevido de horario em que Dilma deveria estar trabalhando para o Brasil e por quem paga impostoe. Fazer campnha eleitoral no horario de trabalho e ou nao ilegal?Onde esta a leique puna Dilma por improbidade administrativa.
e Onde esta a OAB que nao pede impeathaman de Dilma, por muito mesno Collo foi deposto.Quem lembra-se do Impeathaman dele???Por que nao o dela?

n disse...

Sgarbi e anônimo das 22:58: se o negócio é tão bom para a Petrobras, por que o Lula não incentiva novamente o trabalhador brasileiro com fundos no FGTS, a usá-lo na compra de ações desta empresa?

Anônimo disse...

Nossa produção de petróleo estagnou, a Petrobrás como empresa recuou, está endividada até a alma e está embretada pela própria condução econômico-ideológica que a transformou, de uma independente potência econômica em uma devoradora parasitária e deficitária do tesouro nacional e não tem mais como investir, tamanhas as besteiras monumentais do governo Lulla. Necessitamos de combustíveis, "talvez" tenhamos bastante petróleo que possa ser extraído economicamente, mas estamos deitados em berço esplêndido sem ter como aproveitar esta possível riqueza, tais quais índios que vivem sobre ouro e diamantes e que os vender por espelhinhos e miçangas a estrangeiros com a proteção governamental! Só poderemos aumentar nossa produção com algum ser etéreo que tenha capacidade técnica, econômica e gerencial para tirar mais petróleo e este ser etéreo é a própria Petrobrás que nem sabe mais conduzir-se com as próprias pernas???A "terrível e maligna" Chevron do "çábiu" Sgarbi pode nos dar mais combustíveis se houver a possibilidade dela explorar nosso óleo e ainda pagar os imensos impostos de sua produção, mas sabem, pessoas conduzidas por ideologias não utilizam seus neurônios, preferem ser como os índios, morrem de doenças, da degradação e da pobreza vivendo sobre riquezas incomensuráveis, isto é que é inteligência pura! Desculpe-me "çábiu" Sgarbi, mas esta é a pura realidade e me desculpe também pelo chapéu que tem o teu número exato e que é certamente bem maior que o teu amoral QI! Sei que não te ofendes, pois engole sapos bem maiores para ser subalterno do sapo barbudo!

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Os petralhas esquecem que a Dilma já privatizou toda a área do pré-sal da Petrobrás, ou esqueceram os petralhas que fizeram leilões e os americanos e europeus viram que era uma tremenda roubada.

Quando esse petróleo vir a superfície poderá valer o barril somente U$ 70, aí esse negócio é inviável.

Porque comento isso. porque há uma plano energético americano de parar de importar petróleo, devido a sua autossuficiência energética com o xisto, isto irá acontecer no prazo de 4 anos, quando começarão a explorar o pré-sal. Quem viver verá....





Anônimo disse...

Reparem na falácia do comentarista de 27 de junho de 2014 22:44. Ele diz que as estatais são benéficas pois puxam para baixo o preço de serviços que seriam oferecidos pela iniciativa privada. Nada mais falso, nada mais tacanho que essa opinião. Quando um povo precisa pagar 40% do que ganha em impostos para sustentar ralos de dinheiro e cabides de emprego com salários superfaturados ele já está sendo roubado absurdamente. E no caso do Brasil, vejam o preço da gasolina, paga-se mais aqui do que em locais para onde exportamos o produto. Sobre a telefonia ou a Vale do Rio Doce, nem é preciso comentar. A livre concorrência puxa os preços para baixo, seu imbecil, afinal sem lucro as empresas quebram e o que elas querem é que seu produto seja o mais consumido para se manter no mercado e poderem crescer. Vai estudar, meu caro. Aqui você não engana ninguém.

Anônimo disse...

ÃO DA MAIS PARA AGUENTAR A ROBALHEIRA E A incoPTência !!!

TEMOS QUE CONVOCAR OS "ANÔNIMUS" PARA FAZER UM GIGANTESCO PROTESTO NACIONAL NO ÚLTIMO DIA DA COPA !!!

TALVEZ ACORDE O POVO 'DORMINDO EM BERÇO EXPLÊNDIDO" !!!!!!!
Roberto Pereira

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/