ZH de domingo ficou mais asséptica, mais generalista e menos influente dentro do RS

Onde foi parar Rosane Oliveira ?


Ao final de dez dias de mudanças gráficas e de conteúdos, o principal jornal diário do RS, Zero Hora, RBS, continua prestando contas do que resolveu fazer, porque seus leitores não entenderam bem que tipo de produto passaram a adquirir.

. Na edição de domingo, o desaparecimento puro e simples de colunas de importância enorme, como as que são assinadas pelas jornalistas Rosane Oliveira e Carolina Bahia, por exemplo, produziu verdadeiro choque não apenas entre leitores, mas também nos meios políticos e empresariais. As três jornalistas e a importância das colunas que assinam, são marcas registradas do jornal.

. É surpreendente que nas duas páginas de prestações de contas (páginas 22 e 23) nenhuma explicação seja dada sobre os cortes.

. Rosane, Carolina e Maria Isabel continuarão assinando suas colunas de segunda a sábado.

. A melhor explicação sobre o que pretende ZH com as mudanças é a que consta da página 22 da edição de domingo:

- A ideia é reorganizar as matérias para quem fossem priorizadas as informações e sua relevância no dia a dia.

. Isto significa menos opinião e menos lado, portanto mais neutralidade anódina.

. A decisão editorial de eliminar todas as antigas editorias, concentrando-as em apenas duas – Notícas e Sua Vida – vem confundindo os leitores, o que não deixa de ser normal no início da jornada, mas com certeza retirará a importância que o jornal jogava em cobertura e influência, em pelo menos três áreas de enorme importância política e social, no caso as áreas de política, economia e polícia.

. O jornal ficou mais asséptico, mais generalista, menos pontual – e também menos influente dentro da sociedade gaúcha.


. ZH abriu espaço para quem decidir ocupá-lo com mais identidade. 

30 comentários:

Anônimo disse...

Comparada com os Jornais de SP a Zero hora ja era um jornal fraco, sem conteudo.
Agora virou uma porcaria, simples assim.

Anônimo disse...

Gauchos continuem prestigiando essa porcaria de RBS TV e Zero Hora e prossigam impavidos e colossos rumando para a mediocridade. Ja sao motivo de piadas Brasil afora, e os comentarios sobre os efeitos de decadas de petismo e pseudo intelectualismo na economia sao conhecidos. Um povo arrogante mas preguicoso. Com historico de vitorias mas um futuro de derrotas.


Querem informacao um pouco melhorizinha? Estadao, Veja e Globo.

Mordaz disse...

Virou mais chapa branca ainda. Uma lástima. Um jornal picolé de chuchu.

Anônimo disse...

O que querem com isso ? Um jornal sem opinião simplesmente não existe, acaba ! Qual será a deles ?

João Coragem disse...

Aqui em SP sempre me lembro da ZH quando vejo aquelas revistas distribuídas nos condomínio. São revistas com muitas fotos, fofocas, matérias inúteis, sem sal nem criatividade e, principalmente, muita propaganda. Já foi o tempo que tivemos Jornais com J maiúsculo no Rio Grande.

Anônimo disse...

O substituto não é impresso.

Anônimo disse...

Fala sério, as pessoas só compram ou assinam Zero Hora de domingo por causa dos classificados, o resto você dá uma olhada em no máximo 10 minutos, eu particularmente uso no banheiro da minha cachorrinha, tem bastante jornal.

Anônimo disse...

A ZH piorou para ler, mas não é só isso, esteve voltada há muitos anos para a ideologia do PT, como perceberam que o Tarso Genro não vai ganhar a eleição, mas sim um PONTAPÉ NA BUNDA, a ZH começa a se inclinar para o outro lado possível de ganhar a eleição. Simples para bom entendedor.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:03. Isto que você, talvez, ainda não sabe o que vem acontecendo na TV Educativa do RS. Imagina os caras estão tão elitizados e altamente aculturados que estão tocando as "Putinhas aborteiras". Isto que é progresso.

Anônimo disse...

o jornal maria-vai-com-as-outras. Vergonha quando acesso um El Pais, Le Monde, etc e tal e até jornais do centro do país.
Um passo ATRÁS.

Anônimo disse...

CONTINUO NÃO COMPRANDO E NÃO LENDO ZERO HORA."NÓS NÃO LEMOS ZERO HORA"

Anônimo disse...

"Os grandes jornais americanos agonizam. Que dizer do Brasil?
Justamente pela sua pequenez e irrelevância é que os jornais brasileiros mais facilmente estão predispostos a serem manobrados e utilizados na defesa do status quo forista e na promoção de um projeto totalitário e vermelho."

Leiam este artigo em:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/15181-os-grandes-jornais-americanos-agonizam-que-dizer-do-brasil.html

Anônimo disse...

ZH E A FAMIGLIA QUE A CONTROLAM SENTIRAM QUE NO RIO GRANDE DO SUL É PERIGOSO E DESCONFORTÁVEL TER UM LADO CLARO PARA JORNAIS, POIS O GOVERNO DO ESTADO MUDA DE COMANDO A CADA 4 ANOS, E PEGA CADA VEZ MAIS MAL JUNTO A POPULAÇÃO MUDAR DE LADO FREQUENTEMENTE APENAS PELO DINHEIRO.

Norton Dornelles de Castro disse...

ZH está se preparando para uma mundanca de rumo para continuar o que sempre foi um jornal do governo .seja qual for o governo
Uma espécie de Lampeduza sem a classe do barão

Norton Dornelles de Castro disse...

Digo conde

Anônimo disse...

oba.Bom para o PT uma imprensa imparcial, diferente do que ocorre com a grobo, em nível nacional, Falha de SP, o Globo e revista inVEJA.

Anônimo disse...

A leitura do jornal na versão on line ficou muito ruim. O correio do povo e o Jo Jornal do Comércio permitem a leitura gratuita.

Anônimo disse...

Ficou mais emporcalhada ainda porque resolver mergulhar naquilo que denominam "esportes" que na real é esta apurrinhação diária com textos, opiniões e "entrevistas" sobre esta porcaria de futebol.

Anônimo disse...

E o site da ZH então ficou pior do que o do Terra. Só platitudes . Acho que o Maurício Sirostki iria se decepcionar com a trajetória do grupo perdendo conteúdo em detrimento de bobagens.

Anônimo disse...

Caro Políbio,

Na minha visão, a RBS deixou clara a estratégia na mudança de ZH. Priorizar espaços de publicidade e reduzir opinião. Versão escrita da Rádio Gaúcha, de programas publicitários com espaços jornalísticos. Para quem tem o costume de ler os principais jornais do mundo, perceberá que ZH é um jornal com uma reportagem principal e o restante é clipping da internet. E a qualidade da cópia vem caindo. abs. Carlos Alberto Beschorner - Porto Alegrre

Anônimo disse...

ESTES JUDEUS DA RBS PRÁ BOBO NÃO SERVEM, SABENDO QUE O TARSO NÃO EMPLACA NO PRÓXIMO ANO COMEÇARAM A RETIRAR OS ALIADOS, ASSIM NO PRÓXIMO GOVERNO COLOCAM UM JORNALISTA ALINHADO COM OS NOVOS PROJETOS E CONTINUAM A MAMAR NAS VERBAS PUBLICAS.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Quando a ZH falou que ia mudar, pensei que poderíamos ler mais opiniões,mais articulistas. O que vejo?A ZH tornou-se um informativo de qualquer empresa.Muita propaganda.Poucas matérias e exclusão de articulistas que davam uma certa importância ao jornal. Agora é só propaganda. Dizem eles,que o ideal é até ter 30% de propaganda, mas, a verdade é que tem 50%. Virou um jornalzinho de colégio.....Pobre povo.....

JOÃO JOAQUIM DE MELO E SILVA ROCHA disse...

Todos sabem o que significa os ratos abandonarem o navio.

Anônimo disse...

Era ruim, agora parece que piorou.

Anônimo disse...

Pelos menos uma certeza, veremos jornais claramente vermelhos, saídos das gráficas da CUT.

RBS virou uma gráfica impressora dos jornais diversos do RGS.

Anônimo disse...

A zerohora demonstra a mediocridade em que o Rio Grande, tá metido. Nem o principal jornal do estado, tem alguma importância.
- Como disse alguém neste post, agora que a ZH, tá vendo que o embusteiro prevaricador(como diz o João Vargas) não se reelege, tá caindo fora.

- Desculpem os jornalistas da ZH...: não existe jornalzinho mais medíocre do que essa ZH. Fraco, sem conteúdo, parcial nos artigos, a ponto de se preocupar com a situação da Criméia lá do outro lado do mundo, e nem tocar no problema do povo venezuelano, que tá morrendo nas ruas da Venezuela, lutando contra o ditador bolivariano.

LIXO...!!!!

Anônimo disse...

Hoje podemos ler todos os Jornais do Brasil e do Mundo via internet.É só acessar o Google e solicitar jornais do Brasil que terão todos os Estados e seus respectivos jornais.Leio jornais da Venezuela diariamente e também de vários Estados e municípios do Brasil.Será que não querem opiniões como o que está acontecendo com a Raquel Sheherazade do SBT?

Anônimo disse...

Há pouco mais de um mes cancelei minha assinatura de Zero Hora de quase 20 anos.

Já estava achando, há muito tempo, o jornal muito fraquinho (tenho tido preferência pelo O SUL, atualmente).

Depois desta mudança, então, a coisa piorou mais ainda. O Jornal se perdeu completamente após esta mudança.

Olhem a quem ponto ele chegou: a principal foto na capa de sábado trata do assunto de adoção de cães abandonados.

Será que não tem nada mais importante na nossa cidade, no nosso estado, no país ou no mundo?

Parece que se desconectou da realidade. Virou um jornaleco de bairro.

Anônimo disse...

Quem tem acesso à Internet, não precisa de jornais porcarias. Zero Hora, hummm, faz anos que não sei o que é comprar um exemplar.
Sabendo procurar, a Internet tem só pérolas, tanto em documentários como em filmes e reportagens. O que falta no brasileiro é cultura, para ler em outros idiomas e livrar-se das garras dessas fontes mirradas de pseudo-cultura.
João Carlos

Anônimo disse...

Esse Rio Grande do Sul é foda.
O Zero Hora reflete a importância de nosso estado.
O ZH virou um jornalzinho de bairro, cheio de propagandas e sem relevância alguma.
Cada vez mais o Rio Grande do Sul se torna medíocre.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/