Fortunati bloqueia compra, venda e reforma de todos os imóveis do bairro Petrópolis

Será quarta-feira a assembleia popular dos 40 mil moradores do bairro Petrópolis, Pôrto Alegre, cujas casas e apartamentos não podem mais ser vendidos e nem reformados, conforme ordem assinada na semana passada pelo prefeito José Fortunati.

. É uma medida de força sem precedentes em Porto Alegre.

. Moradores que bateram ás portas do Judiciário já conseguiram quebrar a ordem ilegal. 

. O bairro todo foi congelado no dia 9 de maio, segundo decidiu o prefeito, conforme esta disposição de José Fortunati, baseada no artigo 4o da Lei Complementar número 601, de 23 de outubro de 2008
“Durante os levantamentos necessários a inclusão de imóveis no inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município não será expedida Liçença de Demolição ou aprovação de projeto para os imóveis situados nos limites da área em estudo, sem a prévia avaliação pela Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (EPACH), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), referente ao respectivo interesse na preservação.
Parágrafo Único – Durante os levantamentos a que refere o caput” deste artigo, será consignado nas respectivas certidões e declarações o registro de que o imóvel se encontra com restrição à Licença de Demolição ou aprovação de projeto.”

. O bloqueio não tem prazo para acabar. 

. Na Câmara, dia 14 de maio, o vereador Idenir Cecchin conseguiu aprovar projeto que exige a participação do Legislativo nas discussões sobre inventários do gênero.

. Antes disto, nesta segunda-feira, o prefeito discutirá o caso com a direção da Câmara e no dia seguinte com os representantes dos moradores do bairro.

. O prefeito tinha aprovado inicialmente um inventário de 500 casas, mas depois revogou seu ato e ampliou o contingenciamento para todo o bairro, alegando que queria tempo para definir uma lista de bloqueio definitiva.

. A Assembléia no Colégio Santa Inês, 19h30min, foi convocada por uma nova entidade, a Amai, criada para defender os interesses dos moradores durante o enfrentamento com a prefeitura. O presidente da Amai é Fernando Molinos Pires Filho (fmolinospires@hotmail), com quem o editor conversou longamente durante esta semana. O que ele disse ao editor:

- Esperamos que a questão da preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre seja retomada, porém, definida em sua concepção e processualística, de forma dialógica e democrática, estabelecendo uma política que veja a cidade como um todo e não casuisticamente como bairros isolados. Isto como tarefa de todos e não apenas da tecnocracia que se apodera da construção das verdades e desejos coletivos, ignorando a pratica participativa, essa assim, marca registrada de nossa cidade.

. Também moradores do bairro, preservacionistas xiitas alegam que os protestos são patrocinados por "meia dúzia de velhinhos caquéticos preocupados com seus próprios umbigos". Eles usam as redes de comunicação e panfletos apócrifos distribuído no bairro.

Ao meio dia deste sábado e à noite, somente à la carte.
Cantina em local inédito em Porto Alegre,
nos antigos tuneis (reformatados) da Brahma,
Shopping TOTAL. 

14 comentários:

Liane Sanchez disse...

Um país que só olha para trás!!!
Se o poder público e o povo consideram tão importante este tipo de preservação, então que indenizem os proprietários pelo preço de mercado e ...a vida segue!
Impedir que a vida siga o seu ciclo é uma tentativa vã! Tudo, a começar pela nossa prórpia vida, é impermanente.
Tudo muda constante e permanentemente.....

jose manoel vega garcia disse...

Esta e uma atitude destemperada como varias do Fortunatti almofadinha

Anônimo disse...

Políbio,

Petrópolis é um bairro de "classe média".

Talvez pelo perfil, foi o escolhido pelo PT+CEEE para os cortes seletivos de energia elétrica.

Agora é o escolhido pelo ExPT+PDT para ser o "museu" de Porto Alegre.

Se o Fortunatti ou o Tarso fizesse isto com o Moinhos de Vento ou Bela Vista, sofreriam "impeachment".

JulioK

Anônimo disse...

Se somente o passado é o que interessa, que devolvamos todas nossas terras aos índios, que os descendentes de europeus voltem a Europa e os afrodescendentes retornem à África, e está encerrado o assunto!

ARTUS JAMES LAMPERT DRESSLER disse...

Quem diz ou escreve um LIXO como "Esperamos que a questão da preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre seja retomada, porém, definida em sua concepção e processualística, de forma dialógica e democrática, estabelecendo uma política que veja a cidade como um todo e não casuisticamente como bairros isolados. Isto como tarefa de todos e não apenas da tecnocracia que se apodera da construção das verdades e desejos coletivos, ignorando a pratica participativa, essa assim, marca registrada de nossa cidade", faz parte do PROBLEMA e não da solução. Fortunati é apenas um comunista que não respeita a propriedade privada, PONTO FINAL. Prefeito, aqui não é AINDA Cuba ou a URSS. Quem é dono de casa ou apartamento, faz o que quiser com ela, desde que não coloque em risco a VIDA dos demais, ora bolas!

Anônimo disse...

EH JACAREH EH COMUNISTA!!!

FALAMOS,FALAMOS,FAALAMOS E NINGUEM SAIU DO SOFA...

AGORA EH QUASE TARDE,A CUBANIZAÇÃO, ESTA SE COMPLETANDO

Anônimo disse...

Que assessoramento 'o poste' tem em seu entorno! Bah! Burrice é o adjetivo que melhor se emprega à imbecil decisão ditatorial. Mas pensando melhor... 'o poste' não é nenhum jumento...ENTÃO: POR QUÊ ???

Anônimo disse...

Se o prefeito, ou prefeitura, ou vereadores, ou preservacionistas querem proibir os proprietários de fazer investimento em construção e reformas de prédios, eles que comprem os imóveis, ora bolas! No dos outros é fácil!

Anônimo disse...

Políbio,
O prefeito desapropriou terrenos no Cristal (por metade do preço que valem), para colocar os "minha casa minha vida" da av. Tronco. Desvalorizou completamento o bairro.
Sou morador de Petrópolis, e sugiro" "NÃO PAGAR IPTU" de todo o bairro.
Desobediencia civil contra esse crápula.

Anônimo disse...



FORTUNATI CAVOU A PRÓPRIA COVA.

DEU PRA TÍ, CUT

Anônimo disse...

DESOBEDIENCIA CIVIL PARA COMEÇAR

VAMOS ENSINAR ESSE COMUNA IMBECIL

DEVIA SE CHAMAR

DESAFORTUNATI

APOS ESTA DECISÃO INACREDITAVEL,INACREDITAVEL,ESTA ENFRENTANDO O POVO,AGORA E EM PETROPOLIS,DAQUI A POUCO E MENINO DEUIS,DAQUI A POUCO MAIS BELA VIOSTAQ VSERA CONTEMPLADEA COM MINHA CASA MINHA VIDA .

FIQUEM NOS SEUS SOFAS E O FORTUNATI,OS COMUNAS E OS PETRALHAS LEVARÃO PARA A RUA O SOFA COM VOCE SENTADO .

FORTUNATI PARA VOCE DO SOFA!

Anônimo disse...

votaram em peso nessa porcaria, agora aguentem...

Anônimo disse...

O bairro Petrópolis tem de ser preservado. Alguém tem que falar a verdade e enxergar que estão demolindo todas as casas e acabando com a estética do melhor bairro de Porto Alegre. Depois não reclamem quando acabar!

Anônimo disse...

O Fortunatti perdeu a mão. Deve ser o convívio dele, por muitos anos, com estes petistas de merda.

Vai perder, SEMPRE, na Justiça, pois os juízes não são idiotas.

Como é fácil querer dar esmola com o chapeu alheio.

Que indenizem, pelo valor que valem, os imóveis da região.

O prefeito está piorando a olhos vistos. Tem tomado atitudes cada vez mais descabidas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/