Tarso passa a idéia de que a excelente safra de grãos brota do chão por obra e graça do Piratini

O governador Tarso Genro mais uma vez resolveu atribuir-se a condição de grande responsável por êxitos absolutamente conjunturais da economia do RS, apresentando-os como resultado perene da sua qualidade de grande timoneiro dos negócios do Estado.

. Foi por isto que ele convocou uma coletiva de imprensa, ontem, manchete de todos os jornais de hoje, rasgando elogios para si mesmo e atribuindo o sucesso da safra de grãos 2013/2014, 30 milhões de toneladas, 9,7% maior, segundo a Emater, ao Planos Safra e aos programas Mais Água, Mais Renda e Irrigando a Agricultura Familiar, além da participação de Banrisul, Badesul e BRDE nas políticas de reorganização do sistema cooperativo no Estado.

. Nunca, antes, um governador deu tanta solenidade e avocou de forma tão peremptória para si mesmo o sucesso do agronegócio - não dos assentados ou pequenos agricultores -  ignorando a melhor produtividade do campo, os preços internacionais e o bom tempo. Tudo isto foi ignorado na fala de Tarso Genro, como se os grãos brotassem do chão por obra e graça do Piratini.

. Em outros tempos, cabia a Farsul dar o tom do tamanho da safra, sem tanto tiro de festim.

. Fiergs e Federasul que se cuidem, porque ao menor sinal de recuperação da indústria e do comércio gaúchos, o governador Tarso Genro chamará a si os êxitos pelo que for alcançado.

. Em casos de fracassos na economia gaúcha, o Piratini some de circulação, do mesmo modo que Lula escapa quando o assunto chega perto da sua cama.

. No dizer da editora chapa branca de Política da RBS, Rosane Oliveira, Tarso e sua equipe atribuem o desempenho da agricultura “às políticas públicas para o setor”, mas não ignoram a influência dos preços no mercado internacional", o que numa linguagem direta e franca significa que a primazia de verdade é sua. Uma safra de 30 milhões de toneladas é um indicativo seguro de que o PIB gaúcho cresceria novamente acima do nacional, o que não quer dizer nada, porque as projeções de ontem são de avanço de 1,5%, se tanto, para este ano. Isso explica a empolgação de Tarso, diz Rosane Oliveira, mais realista do que a própria FEE, Fiergs, Federasul e Fecomércio, que sabem muito bem que em cima de uma base muito positiva como a de 2013, o que se pode esperar é um PIB de 2% para este ano. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Ele se acha mais esperto que os outros.

Liane Sanchez disse...

Tarso " Chupim" Genro é petista! Não precisa dizer mais nada....

Anônimo disse...

Infelismente para o editor a super safra ocorreu no governo Tarso Genro do PT, de Dilma e de Lula, ou seja, quem é governo é para os ônus e bonus que ocorrem dentro do mandato. Toma....

Anônimo disse...

Políbio,

Bateu bem no "meinho dozóio do Tarsinho!! rsrsrsrsrs

Afinal, hoje é sexta-feira e parece que a Veja vem "quente"!!!

JulioK

Anônimo disse...

SÓ UMA PALAVRA DEFINE O POLITICO
"REIZINHO" VE SE NAO É A CARA E AS IDEIAS DO PERSONAGEM DO JO SOARES... A PALAVRA É RIDÍCULO.

Anônimo disse...

E tem gente (idiotas) que acreditam nesses patifes. E ainda apoiam dando curso às mentiras.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

Tarso e seus amigos do MST não sabem nem plantar grão de feijão em um algodão úmido, pois ou afogam a semente ou a matam por falta de água! Isto me lembra a reintrodução da febre aftosa por uns assentados no governo Olívio, outro que destrói sementes!

Anônimo disse...

Por azzaro do editor & elementos afins mais uma safra record do RS no governo Tarso Genro do PT, da Dilma e do Lula. E por azzzaro maior o RS volta a ser a maior produtor do soja do BR. Toma....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/